Em mais um dia de passeio pela Transilvânia, vamos explorar Sibiu! Passei um dia nesta vila fofa e mostro tudo para vocês no vídeo!
Sibiu e as casas com olhos
Sibiu é conhecida pelas suas casas com “olhos”: as pequenas janelas nos telhados parecem que estão sempre nos vigiando! É bem divertido passear pelas ruas da cidade e descobrir os “olhinhos” em vários prédios. Aliás, o legal em Sibiu é efetivamente aproveitar a cidade sem pressa, se perder pelas ruas e admirar a arquitetura fofa.
O que fazer em Sibiu
O ponto turístico mais famoso de Sibiu é, sem dúvidas, a Ponte da Mentira ou Ponte dos Mentirosos. Existem muitas versões sobre o motivo para a ponte ter este nome, mas a versão que eu mais gostei é que ali era o ponto de encontro entre os soldados e as filhas dos camponeses. Os soldados faziam juras de amor para as meninas, mas tudo não passava de mentira. Daí o nome da ponte, que ficou até hoje! rs
É ao redor da ponte que se concentram os principais pontos turísticos da cidade: Praça Grande, Praça Pequena e muitas casinhas com olhos! Para ver a cidade de cima, existem duas opções: a torre da Catedral Luterana ou a Torre do Conselho. Eu aproveitei o pôr do sol para subir na Torre do Conselho e achei uma ótima opção. Além do céu lindo, ainda pude fotografar a torre da catedral! A subida é feita de escadas, mas nada que canse muito!
A Casa Altemberger é o museu de história da cidade, que fica num prédio histórico. Só entrei no pátio para fotografar, mas o museu deve ser bem interessante! Linda e imperdível é a Catedral da Santíssima Trindade, uma igreja ortodoxa que é uma cópia da Hagia Sophia de Istambul. Apesar de ser 4 vezes menor do que a original, essa igreja é impressionante por dentro: toda decorada, uma coisa incrível!
Também visitei o Mercado Cibin, que foi o único lugar que vi ciganos na Romênia. Ao redor do centro histórico, fica a muralha medieval onde ainda é possível ver algumas torres antigas.
Comer em Sibiu: Crama Sibiul Vechi
Sibiu é uma cidade rica em cultura: tem sempre algum evento acontecendo, seja de música, teatro, gastronomia… Aliás, a cidade tem ótimos restaurantes e cafés e aproveitei meu pouco tempo por lá para provar um super tradicional.
Almocei no Crama Sibiul Vechi, um restaurante escondido numa antiga cave que serve pratos típicos da Transilvânia. A comida estava deliciosa e o ambiente é super interessante. Como o local é pequeno, é importante reservar antes!
Moda da Romênia: bordados romenos
É impossível fazer turismo na Romênia e não se encantar pelos bordados romenos. Eles estão presentes em todos os lugares: desde lojas de souvenirs, até museus, passando por alguns romenos nas ruas. Alguns ainda usam as vestes típicas, sempre ricamente bordadas e lindas!
Em Sibiu, tive a oportunidade de saber mais sobre este trabalho incrível na loja Caier, bem no centro histórico. Ali é possível encontrar peças vintage, peças novas e peças que misturam o bordado tradicional com roques modernos. Tudo feito em materiais eco-friendly e mão de obra local. Os bordados são lindos e cada um deles tem um significado diferente. O desenho e cores também pode variar conforme a região da Romênia. O trabalho é tanto que uma blusa pode demorar até 4 semanas para ser feita! Amei e queria trazer várias para casa, pena que não tinha mais espaço na mala! rs
Passei só um dia em Sibiu, mas foi o suficiente para eu me encantar pela cidade. Sério, fiquei apaixonada pelas casas com olhos! Já quero voltar para aproveitar a cidade com mais calma.
Se inscrevam no meu canal no Youtube para assistirem antes aos vídeos!
Encontre seu hotel na Transilvânia aqui: http://bit.ly/2KPQFIL! Você não paga mais por isso e ainda me ajuda a viajar mais e trazer mais dicas para cá! ;)
[…] 1 dia em Sibiu: a cidade que tem as casas com olhos é rica em cultura e gastronomia, […]