Hoje vamos visitar os Museus de moda em Firenze! Florença é considerado o berço da moda da Itália e até hoje tem uma enorme importância para este mercado. Assim, nada mais natural que a cidade abrigue alguns excelentes museus dedicados ao assunto!
Perto da Ponte Vecchio, o Museo Salvatore Ferragamo é um espaço de exposições dedicado ao designer de sapatos. O prédio que abriga o museu e a sede da marca é nada menos do que um palácio medieval construído em 1289. Como não poderia deixar de ser, o museu tem uma vasta coleção de sapatos e peças icônicas de Salvatore Ferragamo, que são expostos conforme a exposição do momento.
Quando fui, a exposição era ” L’Italia a Hollywood” e mostrava todo o percurso do criador em terras americanas. Não amei a exposição, mas valeu o passeio! Para saber qual exposição está em cartaz e preços do bilhete, é só acessar o site do museu.
Recriação da loja de Salvatore Ferragamo em Hollywood
Museus de moda em Florença: Gucci Garden
Inaugurado este ano, o Gucci Garden é um espaço que tem como objetivo mostrar um pouco da história e evolução da marca.
Look da coleção Cruise 2018, desfilado em Firenze!
As salas expõem objetos do processo criativo, além de peças icônicas e de desfiles recentes. Mesmo sendo bem pequeno, eu adorei o museu. É maravilhoso ver peças de desfiles ali, tão pertinho!
Amei esse papel de parede!
Se não quiser visitar a exposição, pode entrar na loja Gucci Garden que tem várias peças exclusivas ou ainda fazer uma refeição no restaurante do local. Tudo muito muito bem decorado e lindo! Mais informações no site da marca.
Moda em Firenze: Palazzo Pitti
O Palazzo Pitti, também conhecido como Palazzo Nuovo, foi a residência dos Medici e tantas outras famílias importantes (como Bonaparte e Bourbon) e hoje abriga diversos museus! Eu, que fui atrás só do museu de moda, fiquei perdidinha com tanta coisa para ver! rs
A única sala que ainda conserva a decoração dos Medici!
Por ali dá para ver: Galleria Palatina (com várias pinturas que pertenceram aos Medici), Galeria da arte moderna, tesouro do grão ducado (arte decorativa) e os apartamentos reais. Consegui andar por tudo, mas confesso que foi bem cansativo. Gostei mesmo dos apartamentos reais, com aquela arquitetura de tirar o fôlego!
Além dos museus também é possível visitar o jardim “Giardino di Boboli” (com um bilhete diferente), que falam que é lindo. Terei que voltar para conferir! Informações sobre bilhetes no site do local.
Os jardins de Boboli visto de dentro do Palazzo Pitti!
Museo della moda e del costume – Palazzo Pitti
Além dos apartamentos reais, o museu de moda do Plazzo Pitti também me encantou! Fui lá só para ver esse museu e não me decepcionei! São salas e mais salas que traçam um paralelo entre a moda e arte, tudo exposto de maneira impecável, conversando com a arquitetura do local. Maravilhoso!
Agora, o mais incrível para mim foi ver os trajes de alguns membros da família Medici ainda conservados. A história é um pouco triste: são as roupas que eles foram enterrados por volta do ano de 1500, mas só por isso elas se preservaram. A restauração das peças durou 10 anos e hoje podemos ver as peças expostas. Eu amei ver peças com mais de 500 anos de idade!
Como viram, museus de moda em Firenze é o que não falta! Cada um com sua característica, todos maravilhosos! Não vejo a hora de voltar para visitá-los novamente!
[…] Via de’Tornabuoni com o Museu Ferragamo ao […]