Aparelho fixo depois de “velha”?

(Acho que este é o post mais longo que já fiz, mas não consegui resumir mais…)

Queria ter escrito este post há meses, mas só criei coragem agora… Quem me segue no instagram deve ter reparado que eu estava usando aparelho ortodôntico (em cima e embaixo!). Fiquei com ele durante longos seis meses (tirei esta semana!!! \o/) e esse foi o tempo que demorei para criar coragem para escrever este post…

Vamos começar pelo começo (rs): já havia usado aparelho durante a adolescência, mas por conta de má respiração (respirava pela boca por conta de um desvio de septo) meus dentes entortaram muito de um ano para o outro. O processo foi longo: comecei com uma cirurgia para corrigir o septo (sempre tive pânico de hospital, anestesia e afins; essa foi a parte mais difícil pra mim), depois comecei a fazer fono para aprender a respirar direito e só aí coloquei o aparelho em si.

aparelho-ortodontico À esquerda, o aparelho que usei agora e à direita, o tradicional, metálico. A diferença é gritante!

No meu caso específico, aquele aparelho transparente, que não aparece nada, não resolveria o problema (além de ser muito mais caro), então teria que ser o fixo tradicional mesmo. Morria de medo de ter que colocar aquela coisa horrorosa metálica que usei na adolescência, afinal, já estava com 28 anos e achava péssimo gente “velha” de aparelho… Pode parecer besteira e fútil, mas achava horrível! Ainda bem que as coisas evoluem e hoje em dia tem a opção dos braquetes (a pecinha que é colada no dente) serem transparente. Com os elásticos também transparentes e o fio metálico fininho, realmente ele era bem discreto, mas ainda assim aparecia um pouco…

Não vou mentir para vocês: o começo foi horrível. Nos primeiros dias fiquei bem triste, me achando o ser mais feio da história, não queria sair de casa, muita dor… Tanta dor que várias vezes fiquei sem conseguir mastigar, só comendo coisas molinhas ou líquidas (mas isso só por alguns dias).Costumava falar que se eu parasse de pentear o cabelo viraria Betty, a feia: com óculos de grau e aparelho nos dentes… rs Eu, que já sou uma pessoa naturalmente mal humorada, fiquei ainda mais (aqui um agradecimento a todos amigos e familiares que me aturaram nesse período, sei que não foi fácil! Rs).

Eu fui feliz com o aparelho também! rs

Tive que adaptar algumas coisas na minha rotina: comidas e bebidas com cores fortes (molho vermelho, café, vinho tinto…) eram proibidas, já que manchavam os elastiquinhos e deixavam tudo com cara de sujo. Comidas muito duras (pipoca, amendoim etc) também não eram permitidas, já que podiam quebrar o aparelho… Comer em público se tornou um martírio: sempre achava que estava com algo grudado nos dentes (eca!!!). Eu, que sempre amei um batom forte, tive que parar de usá-los, já que o aparelho ficava todo da cor do batom. Não saía de casa sem um kit gigante para escovar os dentes (não rolava nem usar clutch, porque a nécessaire não cabia nelas… rs). Algumas vezes evitava falar porque minha boca estava machucada e doía ainda mais (acho que isso foi bom também, já que falo demais… rs). Mas né, a gente se adapta a tudo na vida e aos poucos fui me acostumando. Matava minha vontade de café e macarrão ao sugo (sou italiana né! rs) na véspera de ir à dentista para trocar os elásticos, fui descobrindo que nem todas as comidas “grudavam” no aparelho, passei a usar mais batons clarinhos e caprichar mais na make dos olhos… E olha, não me tornei o ser mais bizarro nem horripilante do mundo; várias vezes cheguei a ouvir de caras “ah que fofa, você usa aparelho”! Claro que eles falavam isso porque queriam ser legais e também porque não acompanhavam meu mau humor, mas né, tá valendo… rs

À esquerda, o antes (os dentes debaixo eram bem tortos, mas não achei nenhuma foto) e à direita o depois, já com o aparelho móvel que não dá pra ver!À esquerda, o antes (os dentes debaixo eram bem tortos, mas não achei nenhuma foto) e à direita o depois, já com o aparelho móvel que não dá pra ver!

Como disse no começo do post, tirei o fixo esta semana e agora devo ficar pelo menos mais 6 meses usando o móvel durante todo o tempo (só em cima). Pelo menos, o móvel é como uma plaquinha de clareamento: transparente, não machuca e é praticamente invisível. O mais frustrante de tirar o aparelho é: todo mundo percebe e comenta quando você coloca, mas quando você tira ninguém percebe. Poxa gente, sou carente, quero elogios! #chatiada hahahahahahaha

Enfim, decidi escrever este post porque cada dia mais vejo pessoas “velhas” como eu que também precisam usar o aparelho mas não fazem por uma série de motivos… Gente, no fim das contas não é tão ruim assim (sou Drama Queen mesmo) e definitivamente, não é vergonha alguma usar aparelho. Foram seis longos meses, mas eu me adaptei e aprendi a conviver com isso. Foi fácil? Não, nem um pouco. Mas valeu MUITO a pena, mesmo. Então, se você precisa, tome coragem e corra até o seu dentista. Eu sobrevivi, você também vai conseguir! ;)

Também pode te interessar...

Comentários

  1. Que legal que você tirou o aparelho!!!
    Eu não achava que ficava ruim em você apesar de você já saber que eu gosto mais do metálico com as borrachinhas do dia combinando com o look rs
    Ano que vem vou ver se consigo colocar o meu
    XoXo
    Mah

  2. Estou com 33 e tô usando aparelho, e o de metal. Uso o auto-ligado e não preciso usar borrachinhas nesse, o fio encaixa no braquete. Sei exatamente do que você tá falando. No meu caso vou usar por 18 meses, nunca havia usado antes, tenho os dentes superiores certinhos e os inferiores meio tortinhos e nunca incomodaram, mas de uns tempos pra cá a coisa mudou, comecei a sentir dor no maxilar e dor de cabeça e tive que recorrer ao bendito pra resolver o problema. Evito sorrir em fotos, só vou sorrir escancaradamente quando retirá-lo. Acho que aguento esses 18 meses, já que é pra melhorar minha vida então eu consigo suportar.

  3. Conheço bastante gente que colocou na idade adulta. Eu coloquei tinha 11 anos. Sofri por 5 anos rsrs, meus dentes eram bem tortos. Usei movel e depois fixo (sofri menos com o fixo).
    Vale muito a pena independente da idade.

  4. Luli, o desvio do septo fizeram que seus dentes entortassem novamente, por isso vc teve que colocar o aparelho na idade adulta?
    Qual a ligação do desvio do septo com o uso do aparelho?

    • Oi, Tati!
      Por conta do desvio de septo eu respirava pela boca e a respiração incorreta fez com que os dentes entortassem novamente. Por isso que antes de colocar aparelho, tive que fazer a cirurgia e ainda faço fono até hoje, para aprender a respirar corretamente. E digo tudo isso como uma pessoa comum, que não tem ligação nenhuma com a área da saúde, falo por experiência própria e pelo que meus médicos me falaram. Se você tiver os dentes tortos, consulte seu dentista para ele te falar qual a melhor solução, pq as causas podem ser várias! ;)
      Bjbj

  5. Olá! Hj conheci seu blog, em uma pesquisa no google sobre aparelho e óculos de grau. Muito bom saber sua experiência. Tenho 24 anos, sempre precisei de aparelho, mas não usava por falta de condições financeiras da minha família. Hj estou pensando em colocar para melhorar meu sorriso, mastigação, mas confesso que tenho medo. Medo da dor e de ficar igual a Betty a Feia :/ rsrs Mas seu post foi inspirador, vou tomar coragem e ir ao dentista, quem sabe eu nem fique tanto tempo ne? E acho q vai valer a pena. Tentarei também usar lentes de contato, pelo menos pra sair rs
    Um abraço e obrigada mesmo

  6. Oi, Rosa! Fico feliz que a minha experiência tenha te inspirado! Como disse no post, não será fácil, mas te garanto que valerá muito a pena. E sobre os óculos: tem tanto modelo fofo e fashion por aí, que você ficará linda e estilosa! Hoje em dia tenho vários modelos e uso para compor o look! rs É só achar os óculos perfeitos! ;) Bjbj

  7. Uso o aparelho autoligado metálico e acho horrível, fiquei muito feia
    Fazem apenas 2 meses e não vejo a hora de tirar, e meus dentes nem são tão tortos assim
    Me animei em saber que você tirou em 6 meses. Quero usar no máximo 1 ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve