Continuando nossa visita ao Vaticano, hoje é dia de conferir a Capela Sistina, mais uma obra grandiosa de Michelangelo e outros artistas renascentistas. Consegui comprar bilhetes para a visita noturna aos Museus do Vaticano e passei minha sexta à noite por lá!
Museus do Vaticano
Os Museus do Vaticano reúnem uma coleção de mais de 70 mil obras, mas apenas 20 mil estão em exibição. São 54 galerias com coleções de arte e antiguidades que foram acumuladas pelos Papas ao longos dos séculos. Considerando a importância e a riqueza da igreja católica o longo do tempo, já dá para imaginar que o local é imperdível, né?
Dica: depois de passar pela segurança, não entre correndo nos museus. Vá até o pátio e admire a bela vista da Cúpula da Basílica de São Pedro (aquela que subi no dia anterior!) e também um pedaço dos Jardins do Vaticano, onde a visita só é possível com visita guiada e em datas específicas. Depois de admirar essa paisagem, é hora de começar a maratona dos museus! Rs
A visita começa no Museu Egípcio, com centenas de objetos do Egito Antigo, incluindo várias múmias e sarcófagos. Depois passamos por diversas salas de esculturas, mosaicos, pinturas, tapeçarias e vários outros itens, de diversas épocas. Em todo o percurso, não deixe de olhar pro chão e para o teto, são sempre lindos!
Além das obras em si, as salas são um show à parte: cheias de detalhes, lindíssimas! A Galeria dos Mapas, um dos pontos altos da visita, tem um dos tetos mais lindos que já vi na vida! As Salas de Rafael são outro grande destaque: grupo de quatro aposentos totalmente decorados pelo pintor renascentista Rafael, à pedido do Papa Júlio II. As pinturas são impressionantes de tão lindas, vale a pena ficar ali um tempinho admirando cada detalhe!
Depois disso, você vai passar pelo Apartamento Borgia (aposentos daquele Papa polêmico, mas que não estavam totalmente abertos na visita noturna) para finalmente chegar ao ponto alto da visita: a Capela Sistina!
Como Visitar a Capela Sistina
Para visitar a Capela Sistina, você obrigatoriamente terá que comprar o bilhete para os Museus do Vaticano, já que a Capela Sistina fica dentro deste espaço, no fim do percurso. E mesmo que você só queira ver a Capela Sistina, vale cada centavo. Para vocês terem uma ideia da importância do local: é ali que os cardeais se reúnem quando tem que escolher um novo Papa. E mesmo que o local não fosse historicamente importante, a beleza dele já o torna suficiente importante.
É ali que fica a famosa obra “A Criação de Adão”, feita por Michelangelo. Mas essa é só uma das várias obras do local. Paredes e tetos estão completamente tomados de afrescos, pintados não só por Michelangelo, mas por diversos artistas renascentistas importantes: Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio, entre outros.
É impossível descrever a beleza do lugar com palavras, é difícil até com fotos (que, inclusive, são proibidas). A Capela Sistina é impressionante, de uma beleza estonteante mesmo!
Eu passei mais de uma hora por ali admirando cada um dos afrescos, cada detalhe, cada pormenor. É maravilhoso demais!
A visita aos Museus do Vaticano ainda continua por algumas outras salas, mas é difícil prestar atenção em qualquer coisa depois de ter visto a Capela Sistina. Mas, quando você acha que acabou a visita, ainda é surpreendido por essa bela escada em espiral, construída em 1932!
Visita Noturna aos Museus do Vaticano
A dica de ouro é aproveitar a abertura noturna do Vaticano para visitar o local com um pouquinho mais de paz. No entanto, conseguir bilhetes para esse horário pode ser bem concorrido, então tente comprar com o máximo de antecedência possível e, de preferência, para os primeiros horários (assim você conseguirá ver tudo sem pressa). Dá para comprar diretamente no site do Vaticano. No dia da visita, chegue lá com antecedência para passar pela segurança e quem sabe até entrar um pouco antes do horário do seu bilhete!
A visita noturna aos Museus do Vaticano não é completa, já que algumas salas estão fechadas, mas eu não “senti falta” de nada. Quer dizer, gostaria de ter visto também a Pinacoteca, salas que tem pinturas de grandes nomes como Leonardo da Vinci e Caravaggio. No entanto, acho até que se tivesse mais coisa para ver eu não teria paciência, pois já estava muito cansada. Adoro museus, mas eles cansam demais! Rs
Se inscrevam no canal do Trend Tips no Youtube para assistirem antes aos vídeos!