Sabia que dá para fazer vindima em Lisboa?
Vindimas em Portugal
Todos os anos, entre o fim de agosto e começo de setembro, acontecem as vindimas em Portugal: a colheita de uvas para produção dos tão famosos (e deliciosos) vinhos portugueses.
Em muitas vinícolas, a colheita é feita de forma manual, seguindo as tradições. E por todo o país, você pode participar dessa tradição, seja colhendo as uvas, pisando as uvas no lagar e, claro, degustando vinhos. Como boa fã de enoturismo, eu já tinha participado da pisa das uvas na Quinta da Pacheca, mas me faltava ter a sensação de colher as uvas.
Vindimas em Lisboa
Lisboa é a única capital europeia com uma vinha no seu perímetro urbano, o que significa que só aqui é possível vindimar sem sair da cidade. O Parque Vitícola de Lisboa (PVL) tem aproximadamente 2 hectares de vinhas e fica bem no centro da cidade, do lado oposto do aeroporto.
Ali são cultivadas 3 tipos de uvas: Arinto, tinta Roriz e Touriga nacional, castas portuguesas. A colheita dará origem à dois vinhos: um branco da casta Arinto e um tinto das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz. Os vinhos “Corvos de Lisboa” não são só deliciosos como já ganharam diversos prêmios da área.
Como é participar da vindima em Lisboa
Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Lisboa abriu as vindimas para a população. A iniciativa acontece apenas 1 dia por ano, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Câmara.
Cheguei às 9h no Parque Vinícola de Lisboa e já estava lotado de voluntários para vindimar. Dei meu nome, me colocaram em um grupo e seguimos para a área designada para nós. Aí não tem segredo: é ver onde estão os cachos, cortar e colocar nas caixas espalhadas pelo chão.
É um trabalho cansativo ao mesmo tempo relaxante. Mas não precisa se preocupar: você pode parar quando quiser, não tem nenhuma meta, nem ninguém te cobrando nada… Ficamos ali pelo tempo que quisermos colhendo as uvas, enquanto aviões decolavam e pousavam à nossa volta. Realmente uma experiência única!
Para animar o trabalho, teve até música e danças típicas! Depois do trabalho, continuamos seguindo a tradição com um “mata-bicho”. Deveria ser uma pequena refeição, mas nesse dia foi um almoço completo com entradas, vários pratos principais e sobremesas. Tudo delicioso e acompanhado de vinho, claro!
Esta manhã animada e diferente ainda termina com um presente. Na saída, trocamos um papel que nos foi entrega logo que chegamos por um brinde. Ganhei um avental, uma ótima recordação do meu dia fazendo vindima em Lisboa!
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar?
- Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto!
- Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR
- Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ
- eSim / chip Virtual para viajar a partir de 1€ (com desconto!) clicando aqui.
- Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil.
- Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui.
Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)