Hoje é dia de admirar os jacarandás de Lisboa!
Jacarandás em Lisboa
Jacarandá é uma palavra em é tupi-guarani e só por isso já dá para imaginar de onde essas árvores vieram, né? Elas chegaram em Lisboa através de um diretor do Jardim Botânico da Ajuda, que as trouxe do Brasil. Se adaptaram super bem ao clima e agora pintam as ruas de roxo, geralmente no fim de maio, anunciando a chegada do verão!
Existe uma segunda floração em setembro, mas nunca é tão forte quanto a de maio. As flores duram mais ou menos um mês, isso porque as árvores não florescem todas de uma vez só. Dizem que quanto mais velha, mais tarde é a sua floração.
Apesar de deixar a cidade linda, muita gente não é muito fã dos jacarandás: as flores caem e sujam as calçadas e carros. O chão chega até a ficar grudento por conta das flores… O cheiro também pode ser bem forte, além de causar muitas alergias. Eu sofro muito com as alergias na primavera, nem posso culpar os jacarandás por isso… E a floração não dura tanto tempo assim, podemos superar porque fica lindo demais! rs
Onde ver os jacarandás de Lisboa
Existem jacarandás espalhados por toda Lisboa, mas alguns lugares tem uma maior concentração deles:
- Belém: Talvez o melhor bairro para ver jacarandás em flor, já que eles estão por todos os lados! As ruas que chamam mais atenção são: Av. das Descobertas, Av. do Restelo e Av. da Torre de Belém. É nesta última que fica o local certo para tirar a foto perfeita para o Instagram: com as flores dos jacarandás emoldurando a Torre de Belém! Se quiser uma visão mais do alto, pode subir até o Jardim Ducla Soares, no fim da avenida.
- Parque Eduardo VII: mais especificamente na Alameda Edgar Cardoso, do lado esquerdo do parque, tem muitos jacarandás! A rotunda do Marques de Pombal também tem algumas árvores roxas.
- Av. 24 de Julho: por toda sua extensão, as flores roxas chamam a atenção.
- Museu Nacional de Arte Antiga: na parte de baixo do museu, na avenida, tem duas árvores enormes e na parte de cima (no jardim em frente ao museu) dá para ter uma bela vista do Rio Tejo, Ponte 25 de Abril e Cristo Rei. Todos emoldurados por jacarandás!
- Av. D. Carlos I: mais uma bela avenida cheia de jacarandás em flor!
- Largo do Rato: são várias árvores e vale a pena ir até a Rua D. João V para conferir uma fileira delas bem juntinhas.
- Largo do Carmo: as ruínas do convento do Carmo ganham um charme extra com as flores dos jacarandás!
- Rossio: Uma das principais praças de Lisboa fica linda durante a época dos jacarandás em flor! Para tirar uma foto da praça por cima, a dica é ir no miradouro do Elevador Santa Justa. Não precisa pagar para subir na parte mai alta, na entrada para o elevador você já consegue ter uma boa vista!
- Rua Barata Salgueiro X Rua Rodrigo da Fonseca: estas duas ruas tem jacarandás que foram túneis de flores, é lindo!!!
Estes são alguns outros pontos que me disseram que também existem muitos jacarandás, mas ainda não tive a oportunidade de conferir ao vivo, então não sei como é exatamente:
- Campo Pequeno e Av. 5 de Outubro
- Av. Miguel Bombarda
- Parque das Nações: Alameda dos Oceanos e Jardim dos Jacarandás
- Largo do Correio Mor
Jacarandás de Lisboa
Aqui um mapa com os jacarandás de Lisboa:
Você conhece algum outro local com um jacarandá lindíssimo? Deixa um comentário para eu ir lá ver! ;)
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar?
- Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto!
- Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR
- Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ
- eSim / chip Virtual para viajar a partir de 1€ (com desconto!) usando o código LUL7P2NC.
- Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil.
- Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui.
Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)