Quem acompanha um pouco mais de perto o mundo dos blogs de moda, tem visto que de uns tempos pra cá, muito tem se discutido sobre a publicidade veiculada no blogs. Sinceramente, não estou a fim de me enfiar nessa polêmica, mas como tenho o Trend Tips há três anos e né, ele é um blog de moda, achei melhor deixar algumas coisas claras para vocês, leitoras.
Vivian Whiteman, em sua coluna na revista Serafina da Folha de S. Paulo, entre outras coisas, escreveu o seguinte: “Algumas postagens trazem, no rodapé, a discreta palavra “publipost”. Um jeito de o leitor, ao menos superatento, saber que aquela opinião é, na verdade, propaganda”. Bom, a partir dessa frase que eu resolvi escrever este post.
Aqui no Trend Tips nenhuma opinião é comprada. Eu vendo espaço publicitário, jamais minha opinião. Todos os publieditoriais (ou seja, posts que eu fui paga para escrever e publicar) têm a minha opinião sincera e eu nunca vou indicar nenhum produto/serviço que eu não goste/acredite/use. Antes de fechar qualquer publieditorial, analiso certinho o produto/serviço para ver se tem a ver com o o blog e se vai agregar algo a vocês, leitoras. E, claro, todo publieditorial é sinalizado ao final do post.
Além dos publieditorias, recebo produtos de marcas e assessorias para testar. Quando eu gosto muito, posto aqui para vocês, sempre sendo sincera e falando que ganhei, a marca me mandou ou algo do gênero. Não aceito nada que me mandem com a condição de “você tem que postar”, simplesmente por que acredito que um produto que não é bom para mim, pode ser ótimo para outras pessoas. Fora que né, vai mandar presente esperando algo em troca? Que coisa mais deselegante! rs (brincadeira gente, só pra descontrair!)
Sei que o post foi longo, mas achei necessário para que vocês entendessem direitinho como funciona a publicidade aqui no Trend Tips. Assim, vocês podem continuar confiando na minha sincera e humilde opinião! Rs E claro, se tiverem algum dúvida ou sugestão, é só se manifestar nos comentários ou me mandar e-mail/tweet/facebook! ;)
Luli, está corretíssima ao agir assim e explicar seus critérios ao postar.
Não vejo nada de errado em publieditoriais, afinal todas nós gostamos de saber as novidades do mercado.
obrigada, Cris! bjssss
Dos blog de moda, o seu é um dos meus favoritos.
Sempre achei que vc passa confiança nas suas opiniões. :)
E é até fácil [e meio constrangedor] detectar blogs comprados por ai. Cabe à leitora certo discernimento e à blogueira um pouco de ética e bom senso – pena que nem todo mundo tem.
ownn, obrigada, Ale!!! <3
pois é, algumas coisas faltam no mundo: ética, bom senso... assim fica difícil né!
bjs
Acho que transparência e honestidade nesse mundo é fundamental. Gosto de ficar por dentro dos lançamentos, também não tenho nada contra publieditorial, acho que se você acha que é válido deve publicar sim.
Tb acho fundamental, ci! Uma pena que nem todo mundo pense assim né… rs
bjs
Transparência é tudo para que um blog tenha sucesso! Acho importante terem post’s pagos.. vendo o lado financeiro da blogueira.. desde que sejam bem sinalizados para os leitores. Assim, não nos sentimos enganadas! Parabéns pelo ótimo trabalho Luli! =D
Obrigada, Cíntia!!! =)
bjsss
Não tenho nada contra publipost, é a oportunidade de blogueira e leitora conhecerem o produto e a marca ser divulgada, mas tem que haver honestidade sempre. Gostei muito do post Luli.. parabéns pelo seu trabalho :D
A maioria dos blogs hoje são dicas de amigas compradas e vc vê isso pois todos os blogs tem os mesmos produtos, ao mesmo tempo, com as mesmas dicas!! Que sintonia!! rsrsr
Hoje, autenticidade e transparencia é raro, parabéns pelo seu trabalho!!!
bjsss
é, essas “dicas de amiga” compradas são péssimas msm… rs
Obrigada, Tan!