Vamos descobrir o que visitar em Peniche? Depois de ter mostrado as praias de Peniche, hoje reuni outros passeios para fazer por lá.
O clima na Costa Oeste é super instável: muitos dias nublados para poucos dias de sol, mesmo durante o verão. A parte boa é que Peniche tem muito o que visitar além das praias!
O que visitar em Peniche
Muitas das trações de Pencihe ficam bem no centrinho da cidade, dá para ir a pé para todas elas. E é uma delícia caminhar pelas ruas super charmosas!
- Forte de Peniche – Ali funciona o Museu Nacional Resistência e Liberdade, já que durante a época da ditadura esta fortaleza funcionou como uma prisão. A entrada é gratuita e por enquanto o espaço só está aberto na parte da tarde.
- Bairro do Visconde – é o bairro dos pescadores, o mais tradicional de Peniche. Cheio de casinhas coloridas e cantinhos instagramáveis, vale a pena se perder pelas pequenas ruas e caminhar sem rumo!
- Museu da Renda de Bilros de Peniche – um espaço todo dedicado à essa tradição secular. Aqui tem post exclusivo só sobre o Museu da Renda de Bilros de Peniche! ;)
- Mercado Municipal de Peniche – eu adoro visitar os mercados locais, sempre achamos coisas deliciosas para comprar, direto dos produtores e com preços ótimos. Compramos frutas, queijos, ovos, pães, enchidos e por 14€, tivemos petiscos que duraram toda nossa estadia! O mercado de Peniche abre de terça à domingo, das 7h às 14h.
- Igrejas – Peniche tem muitas igrejas, mas nem sempre elas estão abertas à visitação. Sempre que passar por uma igreja, vale a pena tentar entrar porque elas costumam ser lindas por dentro!
- Moinho da Fialha – o moinho super bem conservado não é aberto à visitas, mas vale a pena passar por ali e dar um “oi” para o Galileu, o burro que fica no terreno do lado. Você ainda pode levar cenouras e maçãs para alimentar o bichinho! rs
- Aula de surf – conhecida como Capital da Onda, o que não faltam são escolas de surf! Eu iria fazer uma aula com a Waterlost, mas como fiquei doente, acabei só assistindo a aula da areia mesmo. Terei que voltar!
O que fazer em Peniche
As belezas naturais de Peniche são um dos grandes atrativos da região. Passeando pelas Marginais Sul e Norte, você vai se deparar com paisagens deslumbrantes! Você pode fazer esse passeio a pé, de bike ou de carro e ir parando para fazer muuuuitas fotos!
- Papoa – talvez um dos pontos mais famosos de Peniche, essa formação rochosa é realmente linda! É bem gostoso caminhar por ali e admirar o mar e Peniche de longe.
- Varandas e miradouros – por toda a extensão das marginais, você vai encontrar umas placas em formato de peixe. Elas indicam que ali tem uma gruta ou uma espécie de varanda que os pescadores usam. O acesso varia para cada uma delas, mas a maioria requer um pouco de coragem! rs Você tem que descer por pequenas escadinhas que não tem nenhuma proteção até chegar ao local. Os pontos mais famosos são a Gruta da Furninha, a Varanda de Pilatos e a Varanda de Dominique. Confesso que não sei quais eu visitei, porque as placas nos locais não são muito claras… Fui numa gruta (acho que foi a D. Leonor, que tem esta lenda aqui) e numa varanda e para mim foi mais do que suficiente. Mesmo porque, não me senti segura em descer as escadas para ver as outras… #Medrosa kkkkk
- Cabo Carvoeiro – O farol não é visitável, mas oferece uma bela vista da região: dá até para ver as Berlengas ao fundo. As formações rochosas que ficam em volta rendem ótimos cliques!
- Santuário da Nossa Senhora dos Remédios – descobri este lugar por acaso, fica bem pertinho do Cabo Carvoeiro. Por fora parece uma igreja simples, sem nada demais. Mas a capela é inteirinha coberta com azulejos portugueses, linda demais! A entrada é gratuita e vale a pena dar uma paradinha ali!
Visitar Peniche
Dirigindo em direção ao interior de Peniche é possível visitar alguns lugares bem tranquilos, super gostosos para caminhar e aproveitar a paz!
- Ferrel – freguesia super charmosa cheia de bares, restaurantes e lojinhas. Tudo, claro, com aquele clima de praia, cheio de surfistas!
- Atouguia da Baleia – aqui as grandes atrações são as igrejas, mas estavam todas fechadas. Tem também um minúsculo Centro Interpretativo com algumas peças da região.
- Serra d’El Rei – Tem uma Igreja (fechada!), um palácio (também fechado!) e um museu dedicado ao amor proibido de Pedro e Inês. Além de contar um pouco mais da história do casal, o museu D. Pedro I tem também algumas peças de moda que misturam a renda de bilros de Peniche à peças modernas, como uma homenagem ao romance mais famoso de Portugal. O museu é realmente bem pequeno e a entrada custa 1€.
- Moinho de Vento de João Firmino – vi este moinho na estrada e tive que parar para fotografá-lo. Além de estar super bem conservado, a plantação de abóboras no terreno do lado deu um clima todo mágico ao lugar!
Clique aqui para abrir o mapa com os pontos de interesse de Peniche
Se na sua viagem à Peniche você pegar o clima tão ruim quanto eu peguei, agora já sabe que dá para aproveitar bastante, mesmo sem poder ir à praia!
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil. Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)