Hoje o passeio é dois em um: Cristo Rei Lisboa e Castelo de Palmela. Portugal é cheio de surpresas e mesmo aqui, bem próximo à Lisboa, tem muito o que ver! Assim, num sábado de tempo meio estranho, peguei Mr. Grey e atravessei o Rio Tejo rumo à Palmela, para ver o Castelo que sempre vi da estrada mas nunca tinha ido visitar!
Castelo de Palmela
Palmela é uma vila que fica a aproximadamente 40 km de Lisboa, no caminho para a região das praias da Arrábida, onde ficam as praias incríveis Ribeira do Cavalo e Galapinhos. O acesso de carro é fácil e bem sinalizado, demora por volta de 40 minutos.
A história do local é bem antiga: estudos mostram que por volta do ano 300 a.C. já havia habitantes por ali. O Castelo de Palmela veio bem mais tarde, por volta do século VIII, e durante muitos séculos o local foi disputado entre mulçumanos e cristãos.
O local é um excelente ponto de observação e consequentemente, de proteção de territórios. Lá de cima é possível ver o Rio Tejo e o Rio Sado (onde tem os golfinhos em Setúbal).
Atualmente é possível visitar a igreja e uma parte do castelo que continua de pé, assim como algumas escavações que mostram toda a importância histórica do local.
No pátio com vista 360º, tem algumas lojinhas e um café. Se o tempo estiver bom, vale ficar um tempo ali apreciando a vista! O melhor? A entrada é grátis!
No local ainda funciona uma pousada, que também deve contar com vistas incríveis! Dica extra: café Culto, bem em frente ao Castelo de Palmela. Tem umas bruschettas deliciosas e uma ótima vista também!
Cristo Rei Lisboa
Na volta, aproveitei que já estava na Margem Sul para ir até o Cristo Rei Lisboa, que oferece a melhor vista da cidade! Importante dizer que o Cristo Rei fica em Almada, fora de Lisboa e atualmente funciona como um santuário.
O Cristo Rei é uma cópia do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, e dizem que nasceu da promessa de um padre que visitou o Rio e queria construir uma estátua igual em Lisboa. O padre prometeu que se Portugal se mantivesse neutro na segunda Guerra Mundial, iria mandar construir uma estátua, e assim foi. O Cristo Rei é menor do que o Cristo Redentor: tem 28 metros de altura enquanto seu irmão carioca tem 38m. Em comum, os dois oferecem uma bela vista sobre cidades incríveis!
Do Cristo Rei de Lisboa, é possível ver toda Lisboa, incluindo pontos importantes como a Ponte 25 de abril (que lembra a Golden Gate em São Francisco, EUA) e a Praça do Comércio. Em dias de sol, a vista é realmente impressionante! Mas se prepare: o vento ali nunca dá trégua, então uma blusinha é sempre bem vinda. Dá para subir efetivamente no Cristo (custa 6€), mas eu acho q vista do estacionamento tão bonita que nunca fiz questão de subir…
Gostaram de mais esse bate volta de Lisboa pelo Cristo Rei Lisboa e Castelo de Palmela?
Se inscrevam no canal do Trend Tips no Youtube para assistirem antes aos vídeos! ;)
[…] passear no Castelo de Palmela, voltei para o casaco Zara, vestido Zuiki, bolsa Coach e tênis New […]
[…] este evento, já que Palmela tem um castelo com uma vista incrível (mostrei neste post sobre o castelo e o Cristo Rei!). Mas o que mais me empolgava mesmo era a oportunidade de ter um #LookdaLuli especial! Não é […]