Vamos passar 5 dias na Beira Baixa? Aproveitei o começo do verão em Portugal para explorar essa região que tem tanto para ver!
Turismo na Beira Baixa
Depois de mais de 2 meses em quarentena, nada melhor do que pegar uns dias de folga para viajar, né? Eu não poderia ter escolhido uma região melhor para desconfinar! A Beira Baixa é o destino ideal para viajar pós-pandemia: sem multidões, com lugares incríveis para ver e rodeada de natureza. Dá para passear tranquilamente e em segurança!
A minha ideia nessa viagem era explorar as praias fluviais da Beira Baixa, mas São Pedro não colaborou e mandou chuva e frio… rs Sem problemas, porque a região tem muito mais para oferecer! Assim, em 5 dias rodando pela Beira Baixa, vi paisagens deslumbrantes, andei por aldeias históricas
Roteiro: 5 dias na Beira Baixa
Aqui o roteiro completo da minha road trip na Beira Baixa:
Dia 1
- Álvaro – Aldeia de xisto branca, já que as casas são todas rebocadas. Tem uma piscina flutuante que estava fechada quando fui, mas com uma vista linda!
- Praia Fluvial Açude do Pinto – uma das maiores praias fluviais que visitei na região, tem uma boa infra estrutura para passar o dia com a família.
- Praia Fluvial de Cambas – não vi infra estrutura nenhuma nesta praia, não sei se montam algo durante o verão. De qualquer maneira, é um lugar lindooooo!
- Miradouro do Cabeço Mosqueiro – uma vista 360º da região. Tem algumas mesas então também é um ótimo ponto para parar e fazer um piquenique!
- Cascata da Fraga da Água d’Alta – Uma bela cachoeira, acessível por escadas. Em volta, existe todo um caminho para fazer a pé em meio à natureza. Preguiçosa que sou, não fiz! rs
- Praia Fluvial de Almaceda – praia pequena.
- Martim Branco – outra aldeia de xisto, bem pequenina.
Dia 2
- Sarzedas – nem cheguei a descer de carro nesta aldeia de xisto…
- Passeio à Cavalo (Santo André das Tojeiras) – Passei uma hora cavalgando em meio à natureza junto com a Portugal Adventures, recomendo demais!
- Praia Fluvial da Cerejeira – praia de rio com areia e rodeada de natureza.
- Praia Fluvial da Froia – a praia fluvial mais linda que visitei! É um charme, pena que estava frio e chovendo…
- Figueira – mais uma aldeia de xisto fofa!
- Centro Ciência Viva da Floresta – um museu interativo ideal para crianças. É necessário marcar a visita com antecedência.
- Praia Fluvial Foz do Cobrão – praia pequena mas bem charmosa!
- Castelo do Rei Vamba – uma torre de vigia com uma lenda interessante e uma vista linda da região.
- Portas de Ródão – formação geológica que pode ser admirada da estrada ou passeando de barco pelo Rio Tejo.
Dia 3
- Monsanto – a aldeia mais portuguesa de Portugal é um encanto e terá um post especial só sobre ela!
- Castelo de Penha Garcia – torre bem pequena mas com uma bela vista da Rota dos Fósseis.
- Praia Fluvial do Pego – mais uma piscina simpática, mas que não aproveitei porque estava chovendo.
- Rota dos fósseis – percurso pedestre fácil e rápido, onde passamos por fósseis, umas casinhas antigas e a barragem do rio.
- Idanha-a-Velha – Aldeia histórica e super fofa, não passei neste viagem mas já estive por lá em outra ocasião.
- Penamacor – outra aldeia super fofa, que tem o maior Madeiro de Portugal (fogueira enorme de Natal).
Dia 4
- Adega 23 – dei um passeio pelas vinhas e fiz um tour pela adega, terminando com a degustação dos vinhos produzidos ali.
- Castelo Branco – a cidade que usei como base nessa viagem é super charmosa e tem muito o que ver: Jardim do Paço, rota dos museus, piscina e castelo!
Dia 5
- Praia Fluvial do Malhadal – bem grande, com piscina flutuante e rodeada de natureza! Lindo demais!
- Praia Fluvial da Aldeia Ruiva – esta foi a única praia que passei que estava com acesso fechado, parece que está em reforma. Não sei vai abrir neste verão…
Fiz todo esse roteiro de carro, que é a maneira mais cômoda e prática. No entanto, se você não tiver carro, pode pegar algumas excursões pela região. Pode ver as opções em www.beirabaixatour.pt Inclusive, nesse site você pode planejar toda a sua viagem para a Beira Baixa: reservar hospedagem, restaurantes e ver os pontos de interesse.
O que visitar na Beira Baixa
Para montar esse roteiro, usei o Google Maps. Coloquei todos os pontos que gostaria de visitar e montei os dias juntando os pontos próximos uns aos outros. Para mim essa é a melhor maneira de montar itinerários de viagens, já que fica muito mais fácil de ver o que está próximo do que e assim montar um roteiro mais otimizado!
Se o mapa não abrir, clique aqui.
Aqui todo o conteúdo que já publiquei sobre a Beira Baixa:
- Roteiro de 5 dias na Beira Baixa
- O que fazer na Beira Baixa
- Praias Fluviais da Beira Baixa
- Aldeias de Portugal: Beira Baixa
- Termas de Monfortinho
- Idanha-a-Velha
- Penamacor
- Natal em Castelo Branco
- Ecoturismo em Portugal: Beira Baixa
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil. Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
Conteúdo patrocinado pela Beira Baixa. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.
[…] Roteiro de 5 dias na Beira Baixa […]