“Que roupa usar na Índia?” Essa foi a primeira pergunta que fiz quando fui convidada para o Kerala Blog Express. Aproveitei a viagem para gravar todos os looks que usei na Índia!
Os looks que usei na Índia
Como estava numa viagem de grupo, tive uma liberdade um pouco maior em relação às roupas, já que estava sempre “protegida”, com muita gente ocidental em volta. Mesmo assim, não levei shorts nem saias curtas. Minha mala basicamente tinha saias midi, regatas, camisetas e lenços.
Na maioria dos dias, usei regata, sem lenço mesmo, justamente porque estava com o grupo. Mesmo assim, alguns dias em que tivemos maior contato com os locais, achei que me sentiria melhor com uma blusa com mangas. Mas o calor venceu e eu só usei regatas mesmo… rs
Levei também um moletom e uma jaqueta jeans para usar no ônibus, que tinha ar condicionado.
Para os pés, levei tênis porque fiz muitas atividades em meio à natureza. Também levei uma rasteirinha, que quase não usei. Acabei usando mesmo chinelo Havaianas e as alpargatas, que são tão fresquinhas quanto chinelo e protegem um pouco mais os pés.
A única vez que usei shorts (emprestado!) na Índia: para fazer caiaque nos backwaters de Kerala!
Que roupa usar na Índia
Todos os lugares que pesquisei antes de viajar falavam para levar leggings. Só que leggings são justas e marcam demais o corpo, então elas só devem ser usadas debaixo de túnicas indianas. Não é aconselhável usá-las como calça, com camisetas curtas, já que isso vai chamar muita atenção dos locais.
Eu só usei minha legging no dia que fomos na cachoeira, para entrar na água. Na Índia, não vi nenhuma mulher mergulhando nem na cachoeira nem na praia. Mesmo quando elas mergulham, fazem isso de roupa. Levei biquinis para usar nas piscinas dos hotéis, mas, em alguns hotéis, confesso que não me senti à vontade. Acabava me enrolando na toalha, já que muita gente (desde funcionários à outros viajantes) ficava olhando muito.
Como mostrei no post com as minhas compras na Índia, acabei adquirindo algumas roupas lá que foram bem úteis durante a viagem. O bom de comprar roupa lá é que a maior parte das peças são feitas de tecidos bem leves, ideias para enfrentar o calorão do país.
Acho que essa é uma boa dica quando for fazer a mala para Índia: escolha peças leves, de tecidos naturais, que respiram mais. O calor lá é absurdo, então melhor evitar tecidos sintéticos, como poliéster.
Como se vestir na Índia
Depois de passar mais de 20 dias viajando pela Índia, tenho uma única certeza: não importa sua roupa, os indianos vão te olhar e te fotografar. Muito, em todos os lugares, sem nenhum tipo de pudor. Eles ficam curiosos com a gente do mesmo jeito que ficamos curiosos com eles. Então o melhor é tentar seguir os costumes locais, dentro do possível, para não chamar ainda mais atenção e evitar problemas maiores.
É preciso ter um cuidado especial à visitar templos na Índia: o dress code pode ser bem rigoroso. Em Madurai, fui de saia midi visitar o templo, mas tive que comprar uma saia longa para conseguir entrar.
O que vestir na Índia
- Saias e vestidos longos
- Calças largas e frescas
- Chinelos e sandálias rasteiras
- Lenços (para cobrir os ombros em locais sagrados)
O que não vestir na Índia
- Shorts
- Saias e vestidos curtos
- Roupas justas
- Decotes
- Imagens que podem ser ofensivas (Por exemplo: camisetas de deuses hindus)
- Sapatos difíceis de tirar e calçar (já que é necessário tirar os sapatos para entrar em vários locais)
Acho importante deixar claro que cada um se veste como quiser, mas, considerando que a Índia tem costumes tão diferentes dos nossos, é melhor seguir as práticas locais para evitar problemas e não ser barrada em nenhum lugar que você queira visitar.
Me sigam no instagram @lulimonteleone para acompanhar minhas viagens e looks ao vivo!
Encontre seu hotel em Kerala aqui: http://bit.ly/2GjjLha! Você não paga mais por isso e ainda me ajuda a viajar mais e trazer mais dicas para cá! ;)