Aurora Boreal na Finlândia!

Hoje vamos à caça da Aurora Boreal na Finlândia!

Clique aqui para assistir ao vídeo

Aurora Boreal na Finlândia

Passei 4 dias em Rovaniemi, na Lapônia finlandesa e uma das coisas que estava mais ansiosa para ver era a Aurora Boreal! Dizem que ela aparece na região por volta de 150 noites por ano, entre agosto e abril. Fiz a viagem em dezembro, então estava super empolgada para ver as luzes coloridas no céu!

Nas 3 noites que estive por lá, fiz 3 atividades diferentes para tentar ver as luzes do norte e já adianto que não tive muita sorte…

Aurora Boreal na Lapônia, Finlândia

Como já mostrei para vocês, passei uma noite num iglu na Lapônia e foi apenas nesta noite que vi uma Aurora Boreal bem tímida, quase imperceptível a olho nu. De qualquer maneira, foi uma noite especial passada num lago congelado, numa temperatura de -15ºC, com uma fogueira ligada e rodeada de pessoas queridas.

Na noite seguinte, iríamos fazer um tour fotográfico para ver a Aurora Boreal, mas a previsão era realmente muito ruim. Assim, a Nordic Odyssey nos sugeriu fazer outra atividade: Snowshoeing na Lapônia. E confesso que foi um desafio bem divertido subir a montanha nevada com raquete nos pés! Mesmo sem Aurora Boreal, foi incrível observar o céu e esta no meio do nada, apenas ouvindo o silêncio da floresta.

Na minha última noite, a previsão era melhor então fizemos o Tour Fotográfico da Nordic Odyssey. Depois de colocarmos o macacão e botas para neve no escritório da empresa no centro de Rovaniemi, entramos na van para começar a nossa caçada. Dirigimos até quase a fronteira com a Suécia procurando o melhor lugar para observar o céu.

Por fim, paramos em um lugar onde a previsão parecia boa e montamos acampamento. Tapetes de pele de rena para sentarmos, fogueira e um churrasco com salsichas finlandesas, pão, café, chá e até marshmallows de sobremesa! Ficamos ali por um bom tempo, comendo e torcendo para o céu abrir, mas não tivemos sorte… As nuvens não deram trégua! De qualquer maneira, foi uma noite bem diferente… Nunca imaginei que fosse fazer um churrasco no meio da neve, num frio de 15 graus negativos e gostar da experiência! kkkkk

São muitas empresas que oferecem tours de Aurora Boreal na Lapônia, mas eu gostei muito da Nordic Odyssey por dois motivos. Primeiro: eles foram super sinceros na noite do snowshoeing, dizendo que não daria para ver nada e sugerindo outra atividade. Segundo que os tours são feitos em vans pequenas, que oferecem mais liberdade para irmos até onde a previsão está melhor. Além disso, o guia estava sempre de olho nas previsões e também em contato com outros guias para descobrir o melhor lugar. O tour dura pro volta de 4/5horas, custa a partir de 90€ e você pode reservar aqui.

Como ver Aurora Boreal na Finlândia

Deu para perceber que é uma questão de sorte, né? Durante todos os dias que estava lá, fiquei acompanhando a previsão através do aplicativo My Aurora Forecast, mas nunca é 100% garantido. São muitos os fatores que tem que se alinhar para a Aurora Boreal ser visível. Entre eles, o céu tem que estar limpo, sem nuvens e de preferência, sem lua cheia, já que a luz da lua atrapalha a visibilidade. É também por isso que os tours vão para áreas afastadas das cidades, onde a poluição luminosa é menor.

aurora boreal na finlandia

E claro que só é possível ver a Aurora Boreal durante à noite, por isso todos os tours costumam terminar de madrugada. Inclusive, aqui vale uma dica: tenham sempre snacks no hotel. Porque você vai chegar tarde, com fome e tudo já vai estar fechado. Então melhor sempre manter um lanchinho à disposição no quarto! rs

Não foi nesta viagem que realizei totalmente o sonho de ver as luzes dançando no céu, mas valeu muito a experiência. Continuarei à procura da Aurora Boreal nas minhas próximas viagens!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

aurora boreal na finlândia
Salve esta imagem no Pinterest!

Fiz as atividades à convite das empresas. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...