Turismo em Portugal: Convento de Mafra!

Há apenas 40 km de Lisboa, encontra-se o Convento de Mafra, também conhecido como Palácio Nacional de Mafra. Sua construção começou em 1717 por ordem de D. João V, como forma de pagamento à uma promessa (uma filha com a Rainha Dona Maria Ana de Áustria, a princesa Maria Bárbara). O dinheiro da empreitada veio de onde? Do Brasil, obviamente! rs

Em estilo barroco, a construção impressiona desde a primeira vista! São mais de 40 mil metros quadrados, fachada com 232 metros, 29 pátios 880 salas e quartos e 4500 portas e janelas!!! Enorme, mas o projeto inicial era bem mais modesto: a ideia era abrigar apenas 13 frades, mas as coisas mudaram (tinha muito ouro no Brasil! rs) e no final, o local abrigava não só 300 religiosos, mas também um palácio real!

Apesar das proporções enormes, internamente o Convento de Mafra é decorado de maneira bem simples, incluindo os aposentos reais. Curiosidade: o quarto do rei e da rainha ficavam em pontas opostas do palácio, há mais de 230 metros de distância um do outro! Isso que é amor, não? rs

Biblioteca do Convento de Mafra

O ponto alto do palácio é realmente a biblioteca, que conta com chão feito em mármore, estantes no estilo rococó e mais de 36 mil livros. Entre eles, a segunda edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões.

Como chegar ao Convento de Mafra

Fui de carro, e aí basta colocar no gps né… rs Quem quiser pode ir de ônibus/autocarro, tem um que sai direto de Lisboa.  Todas as infos aqui. Os bilhetes de acesso ao convento custam 6€. A visita dura por volta de uma hora, mas claro que cada um tem o seu próprio tempo né!

Gostei bastante do Convento de Mafra, mas confesso que esperava mais luxo! De qualquer maneira, é um passeio bem gostoso para fazer, bem próximo à Lisboa! ;)

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve

Luli Monteleone
Travel and UGC Creator based in Portugal