O que fazer na Lapônia: 4 dias na terra do Papai Noel!

O meu roteiro de viagem com todas as dicas de o que fazer na Lapônia, Finlândia!

Clique aqui para assistir ao vídeo

O que ver e fazer na Lapônia

A Lapônia é uma região bem ao norte da Finlândia e Rovaniemi é conhecida como a terra do Papai Noel. Importante dizer que apesar de eu acreditar que o Papai Noel morava no Pólo Norte, só quando fui lá na “casa dele” é que descobri que ele mora no Círculo Polar Ártico. Um pouco mais “abaixo” do que o Pólo Norte… rs

O aeroporto de Rovaniemi é pequeno, mas na alta temporada recebe vôos de diversos destinos da Europa. Eu voei pela Air France, a partir de Lisboa, com conexão em Paris. Uma opção que deve ser super interessante para chegar em Rovaniemi é pegar o Santa Claus Express, um trem noturno que sai de Helsinki. Também existem outras opções de tem e ônibus de várias cidades da Finlândia.

Famosa não só pelo Papai Noel, a Lapônia é também um lugar conhecido pelas Auroras Boreais e também o Sol da meia-noite (no verão nunca fica de noite lá). Com uma natureza exuberante, é o destino ideal para aventureiros, mas também para famílias ou para quem quer relaxar.

Por lá, você nunca vai ficar entediado: tem muuuuuito o que ver e fazer. Tanto que, enquanto estava montando o roteiro da minha viagem à Lapônia, fiquei muito indecisa em quais atividades deveria fazer. Queria passar um mês por lá para conseguir fazer tudo! rs

Claro que as atividades variam bastante conforme a época do ano, e isso justifica voltar para lá em outras épocas para conhecer a Lapônia de diversas maneiras! Eu viajei em dezembro, super alta temporada, então peguei todas as atividades de inverno e o Natal na cidade.

Foi incrível eu já quero voltar no verão para ver o sol da meia noite!

Roteiro na Lapônia, Finlândia

Dia 1: noite no iglu e Aurora Boreal

Chegamos em Rovaniemi por volta das 14h e a Milda, do Pandomes Igluu, nos pegou no aeroporto e nos levou direto para o supermercado, onde compramos comida e bebida para os próximos dias.

aurora boreal na finlandia

Demos uma passada rápida na Santa Claus Village para tirar algumas fotos e tomar uns drinks, fizemos compras na loja de segunda mão da cruz vermelha e seguimos para o Pandomes, o iglu na Lapônia onde passamos uma noite incrível! Fizemos churrasco tipicamente finlandês e ainda vimos a Aurora Boreal!

Dia 2: Caminhada e Snowshoeing

No dia seguinte, ainda com a Milda, fomos fazer uma caminhada no Círculo Polar Ártico. Almoçamos em Rovaniemi, no restaurante Gustav e ainda passamos em um outro brechó para fazer mais compras! A ideia da viagem não era fazer compras, mas como surgiu a oportunidade, quem sou eu para negar, não é mesmo? rs

Fizemos check in no Santa’s Hotel Rudolf e aproveitamos para descansar um pouco. Como a previsão era de que não daria para ver as luzes do norte naquela noite, acabamos fazendo snowshoeing: subimos uma montanha nevada com “raquetes” nos pés.

Dia 3: snowmobile, huskies e Santa Claus Village

Este foi o dia mais longe de todos: não parei um minuto! Começamos o dia fazendo um tour de snowmobile, aquelas motos de neve. Seguimos para a aventura de dirigir um trenó de huskies e foi uma das coisas mais insanas que já fiz na vida!

Passamos a tarde na Aldeia do Papai Noel na Lapônia, onde fiz uma visita ao Papai Noel e explorei algumas das muitas atrações da Santa Claus Village. À noite, saímos de van para tentar ver a Aurora Boreal.

Dia 4: Rovaniemi e Arktikum

Na manhã do último dia, passeamos por Rovaniemi onde, mais uma vez, fizemos compras! kkkk Depois fomos visitar o Arktikum, um museu sobre a vida no Ártico. O espaço é super interessante e vale muito a pena ser visitado! De lá, tivemos que seguir para o aeroporto para voltar para casa…

Foram poucos dias de viagem na Lapônia, mas quis aproveitar ao máximo o tempo que tinha disponível. Tanto que cheguei em casa suuuuper cansada. Mas valeu a pena, faria tudo de novo! rs

Onde se hospedar na Lapônia

Como já disse acima, a primeira noite eu passei num iglu na Lapônia e não poderia recomendar mais a experiência! Optei por ficar as outras duas noites num hotel no centro de Rovaniemi, para ficar mais fácil de se locomover.

O escolhido foi o Santa’s Hotel Rudolf que me surpreendeu bastante! Apesar de ser uma das opções mais baratas que achei na cidade, era super bem localizado, com um quarto espaçoso e super confortável. Tinha chaleira com café e chás disponíveis, frigobar e um banheiro enorme que tinha até sauna! Foi uma excelente opção de hospedagem em Rovaniemi!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar?

Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

o que fazer na laponia finlandia
Salve esta imagem no Pinterest!

Fiz as atividades à convite das empresas e do Visit Rovaniemi. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve

Luli Monteleone
Travel and UGC Creator based in Portugal