O que fazer na Lapônia: 4 dias na terra do Papai Noel!

O meu roteiro de viagem com todas as dicas de o que fazer na Lapônia, Finlândia!

Clique aqui para assistir ao vídeo

O que ver e fazer na Lapônia

A Lapônia é uma região bem ao norte da Finlândia e Rovaniemi é conhecida como a terra do Papai Noel. Importante dizer que apesar de eu acreditar que o Papai Noel morava no Pólo Norte, só quando fui lá na “casa dele” é que descobri que ele mora no Círculo Polar Ártico. Um pouco mais “abaixo” do que o Pólo Norte… rs

O aeroporto de Rovaniemi é pequeno, mas na alta temporada recebe vôos de diversos destinos da Europa. Eu voei pela Air France, a partir de Lisboa, com conexão em Paris. Uma opção que deve ser super interessante para chegar em Rovaniemi é pegar o Santa Claus Express, um trem noturno que sai de Helsinki. Também existem outras opções de tem e ônibus de várias cidades da Finlândia.

Famosa não só pelo Papai Noel, a Lapônia é também um lugar conhecido pelas Auroras Boreais e também o Sol da meia-noite (no verão nunca fica de noite lá). Com uma natureza exuberante, é o destino ideal para aventureiros, mas também para famílias ou para quem quer relaxar.

Por lá, você nunca vai ficar entediado: tem muuuuuito o que ver e fazer. Tanto que, enquanto estava montando o roteiro da minha viagem à Lapônia, fiquei muito indecisa em quais atividades deveria fazer. Queria passar um mês por lá para conseguir fazer tudo! rs

Claro que as atividades variam bastante conforme a época do ano, e isso justifica voltar para lá em outras épocas para conhecer a Lapônia de diversas maneiras! Eu viajei em dezembro, super alta temporada, então peguei todas as atividades de inverno e o Natal na cidade.

Foi incrível eu já quero voltar no verão para ver o sol da meia noite!

Roteiro na Lapônia, Finlândia

Dia 1: noite no iglu e Aurora Boreal

Chegamos em Rovaniemi por volta das 14h e a Milda, do Pandomes Igluu, nos pegou no aeroporto e nos levou direto para o supermercado, onde compramos comida e bebida para os próximos dias.

aurora boreal na finlandia

Demos uma passada rápida na Santa Claus Village para tirar algumas fotos e tomar uns drinks, fizemos compras na loja de segunda mão da cruz vermelha e seguimos para o Pandomes, o iglu na Lapônia onde passamos uma noite incrível! Fizemos churrasco tipicamente finlandês e ainda vimos a Aurora Boreal!

Dia 2: Caminhada e Snowshoeing

No dia seguinte, ainda com a Milda, fomos fazer uma caminhada no Círculo Polar Ártico. Almoçamos em Rovaniemi, no restaurante Gustav e ainda passamos em um outro brechó para fazer mais compras! A ideia da viagem não era fazer compras, mas como surgiu a oportunidade, quem sou eu para negar, não é mesmo? rs

Fizemos check in no Santa’s Hotel Rudolf e aproveitamos para descansar um pouco. Como a previsão era de que não daria para ver as luzes do norte naquela noite, acabamos fazendo snowshoeing: subimos uma montanha nevada com “raquetes” nos pés.

Dia 3: snowmobile, huskies e Santa Claus Village

Este foi o dia mais longe de todos: não parei um minuto! Começamos o dia fazendo um tour de snowmobile, aquelas motos de neve. Seguimos para a aventura de dirigir um trenó de huskies e foi uma das coisas mais insanas que já fiz na vida!

Passamos a tarde na Aldeia do Papai Noel na Lapônia, onde fiz uma visita ao Papai Noel e explorei algumas das muitas atrações da Santa Claus Village. À noite, saímos de van para tentar ver a Aurora Boreal.

Dia 4: Rovaniemi e Arktikum

Na manhã do último dia, passeamos por Rovaniemi onde, mais uma vez, fizemos compras! kkkk Depois fomos visitar o Arktikum, um museu sobre a vida no Ártico. O espaço é super interessante e vale muito a pena ser visitado! De lá, tivemos que seguir para o aeroporto para voltar para casa…

Foram poucos dias de viagem na Lapônia, mas quis aproveitar ao máximo o tempo que tinha disponível. Tanto que cheguei em casa suuuuper cansada. Mas valeu a pena, faria tudo de novo! rs

Onde se hospedar na Lapônia

Como já disse acima, a primeira noite eu passei num iglu na Lapônia e não poderia recomendar mais a experiência! Optei por ficar as outras duas noites num hotel no centro de Rovaniemi, para ficar mais fácil de se locomover.

O escolhido foi o Santa’s Hotel Rudolf que me surpreendeu bastante! Apesar de ser uma das opções mais baratas que achei na cidade, era super bem localizado, com um quarto espaçoso e super confortável. Tinha chaleira com café e chás disponíveis, frigobar e um banheiro enorme que tinha até sauna! Foi uma excelente opção de hospedagem em Rovaniemi!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar?

Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

o que fazer na laponia finlandia
Salve esta imagem no Pinterest!

Fiz as atividades à convite das empresas e do Visit Rovaniemi. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve

Luli Monteleone
Travel and UGC Creator based in Portugal