Está curioso em saber qual é a comida típica da Romênia? Ou onde comer em Bucareste? Ou ainda, onde curtir a noite na capital romena? Então esse post é para você! rs
um pouco chata para comer, fui um pouco receosa, mas me surpreendi muito: a comida é ótima!!! A melhor parte? Tudo é muito barato! Até mesmo os restaurantes mais famosos são super acessíveis, já que a Romênia ainda não adotou o Euro e o Lei é uma moeda bem fraca (mesma conversão que o Real).
Aqui os principais pratos típicos da Romênia que consegui provar durante a viagem:
Comida típica da Romênia
Antes da viagem, confesso que não sabia absolutamente nada sobre os pratos típicos da Romênia. Como sou- – Queijos romenos: amo queijo, então não foi nenhum sacrifício provar todos os que passaram pela minha frente! rs No café da manhã, no lanche da tarde, de entrada antes do jantar… Existe uma variedade enorme de queijos romenos e eu gostei de todos que provei! O Telemea é o mais comum, pode ser feito com leite de vaca, ovelha ou búfalo, mais ou menos curado. O meu favorito foi o Cașcaval, que me lembrou queijo provolone!
- – Fasole Batuta: pasta de feijão branco, servida como entrada e comida com pão, como um patê. Delícia!
- – Rulou de Covrig: na verdade eu não sei se esse é o nome de verdade, mas estando na Romênia, é fácil achar esse pão comprido e com recheio variado. Todo mundo nas ruas come isso, os lugares que vendem sempre tem fila, não tem erro! Eu sempre comia com mozzarella e azeitonas, é muito delicioso!!!
- – Sarmale: “charuto” de carne de porco envolto em folhas de repolho, geralmente servido com polenta e com sour cream (creme azedo). Em cada região, fazem de uma maneira diferente, mas a base é sempre essa. Meu prato favorito, comi muuuuitas vezes!
- – Tochitură: ensopado de carne em molho de tomate, um prato que os camponeses comiam muito. Geralmente não curto ensopados, mas esse era maravilhoso!
- – Mici ou Mititei: salsicha sem pele, parece um bolinho de carne.
- – Polenta: a polenta típica romena não é frita e geralmente um pouco sem sal. Acompanha a maioria dos pratos, como sarmale, tochitură, miti… A dica é sempre comer misturada com o prato principal, que costuma ter mais sal!
- – Salada de repolho: não consigo lembrar o nome em romeno, mas geralmente é igual à feita no Brasil, sem maionese, e pode vir com tomate e queijo. Comia sempre também!
- – Papanasi: a sobremesa típica da Romênia é um bolinho frito, servido com geléia.
- – Tuica: cachaça romena com 40% de teor alcoólico, pode ser feita de muitas frutas. É forte, mas é boa!
- – Noroc: não é uma comida, mas é importante saber! rs Significa “boa sorte” e é usada para brindar. Como foi a única palavra que consegui aprender em romeno, usava para tudo, o tempo todo!
Onde comer em Bucareste
Alguns restaurantes em Bucareste que experimentei durante a minha viagem:- – Hanu’ lui Manuc: parada obrigatória para todos os turistas não só pela ótima comida, mas por usa história. Em 1806, abria nesse mesmo espaço um hotel criado por Manuc Bey. O local mantém a estrutura da época: o grande pátio no centro, que antes recebia cavalos, agora tem mesas para jantar. A comida é excelente e durante o jantar ainda dá para ver shows de danças típicas da Romênia.
- – Hop Garden: uma cervejaria animada com ótimas comidinhas. Foi ali que nos serviram um hamburguer gigante! rs
- – La Copac: Restaurante de comida típica romena, a decoração é linda e a comida ótima! Almoçamos aqui durante o almoço-tour feito com a My Secret Romania.
- – Taqueria El Torito: Se quiser dar um tempo na comida romena, esse restaurante mexicano é ideal. Boa comida, ótimos drinks e uma decoração linda!!!
- – Trattoria Buongiorno: é uma rede de restaurantes italianos, tem um vários locais. Apesar da especialidade ser comida italiana, tem alguns menus de almoço e jantar com pratos romenos e ótimos preços.
- – Simigeria Luca: rede de padarias espalhada por todo o país, sempre tem fila. Passava por uma quase todos os dias para comer aquele delicioso Rulou de Covrig que custava 3 lei (menos que 1€)!
- – Cafe Klein: café simpático no centro histórico, serve refeições rápidas. Tomei café da manhã ali um dia, um omelete bem servido com suco natural.
Noite em Bucareste
Uma das coisas que mais me surpreendeu na Romênia foi a vida noturna! Não tinha ideia que os romenos eram tão festeiros!!! As ruas do centro histórico estavam cheias todos os dias, os bares cheios de gente animada… adorei! Aqui algumas opções para curtir a noite em Bucareste:- – Caru’ cu Bere: cervejaria mais antiga de Bucareste, também serve refeições. Ela é linda por fora e por dentro e é sempre parada obrigatória nos tours que passam pelo centro histórico.
- – Nomad Skybar: bem no centro histórico, um bar com uma decoração super Pinterest, com ótimos drinks e comidinhas. Tarde da noite, o espaço fica super animado com DJ e todo mundo cai na pista!
- – Pura Vida Skybar: vale a pena encarar os 5 andares sem elevador para chegar neste rooftop do centro histórico: ótimos drinks te esperam lá em cima!
- – Fratelli: uma balada com um carrossel dentro: não preciso falar mais nada, né? No dia que fomos, ainda estava rolando uma festa especial, com vários dançarinos fantasiados e algodão doce e pipoca. Imagina se eu não amei? Quem quiser curtir a noite por lá, uma dica: os romenos saem super arrumados, então capriche no look!
Se inscrevam no meu canal no Youtube para assistirem antes aos vídeos!
Encontre seu hotel em Bucareste aqui: http://bit.ly/2KFu0hW! Você não paga mais por isso e ainda me ajuda a viajar mais e trazer mais dicas para cá! ;)
[…] Onde comer, beber e dançar em Bucareste […]