Confesso que antes de viajar para Romênia, sabia pouco sobre o país. Aliás, o meu conhecimento se resumia à “é o país do Drácula”. Já adianto que é muuuuito mais do que isso! Ainda bem que tive oportunidade de viajar para lá e conhecer mais sobre a história e cultura local.
Me surpreendi muito com a Romênia: Bucareste é uma cidade incrível, vibrante e com muito para ver. O resto do país tem paisagens super diferentes, natureza exuberante, também com muito para explorar, muito além da Transilvânia. Tanto que já quero voltar para conhecer outras regiões!
Nesse post, reuni algumas informações úteis para quem for viajar para Romênia!
Viajar para Romênia
Com uma história turbulenta, a Romênia pode ser considerada “país bebê”: em 2018 está comemorando 100 anos da unificação! Foi só em 1918 que diversas regiões se uniram para formar o país como vemos atualmente.
A capital da Romênia é Bucareste e a língua oficial da Romênia é o Romeno, uma língua de origem latina, o que faz com que às vezes a gente consiga entender algo do que eles falam. De qualquer maneira, não tive problemas em me comunicar: muitas pessoas falam inglês e mesmo quando não falam, tentam te ajudar da maneira que dá! rs Aliás, achei o povo romeno bem simpático e acolhedor, sempre tentando ajudar e dar dicas do que fazer.
Transportes na Romênia
Apesar da língua diferente, se locomover na Romênia é relativamente simples. Durante toda viagem, usei o Google Maps e aplicativos de Taxi como Uber e Taxify.
Como toda cidade grande, o trânsito em Bucareste é caótico: peguei congestionamento todos os dias, em todos os horários… Mas a cidade tem uma boa malha de transportes públicos, com ônibus, bonde e metrô. Esses transportes te levam a todo lado, mas se prepare: pode ficar LOTADO! Eu comprei um bilhete com 10 viagens por 34 lei, achei bem barato. Usei bastante ônibus e bonde nos primeiros dias e foi bem fácil, não me perdi nenhuma vez! rs
Na Romênia o que mais compensa mesmo é pegar um táxi: é suber barato, muito mais confortável e rápido! No entanto, peça sempre através de algum aplicativo, já que os táxis de rua não são confiáveis. Uma vez tentei pegar um táxi num trecho em Bucareste que iria custar 7 lei, ele quis cobrar 25 e foi super grosso! Mas acho que esse problema é mais em Bucareste, pois em Sibiu (onde nenhum aplicativo funciona), peguei um táxi na estação de trem e o motorista foi super simpático e não tentou me enganar.
Para viajar entre cidades, usei o trem que tem boas conexões e é bem barato. O único problema: é suuuper lento! Para percorrer menos de 300km entre Sibiu e Bucareste, foram mais de 6h de viagem! Além da lerdeza, os trens não tem wifi, nem tomada USB e também não vi vagão-restaurante, então melhor levar um lanchinho! Pelo menos são confortáveis…
A melhor maneira de circular pelo interior do país é alugando um carro mesmo, assim você pode ir no seu tempo e ir parando onde quiser. Para Brasov , fui de van com o grupo do Experience Bucharest, e foi justamente isso que fizemos: fomos parando no caminho para conhecer melhor a região!
Eu não dirigi por lá, mas pelo que vi das estradas da Romênia elas são “ok”. A maioria tem apenas uma pista, o que causa trânsito em muitos pontos. Aí, que mesmo em distâncias menores, as viagens acabam demorando muito. Não vi nenhum pedágio, mas também só andei um pouco pela Transilvânia, não sei como é nas outras regiões.
A Romênia é segura?
Como uma mulher que viaja sozinha, essa é sempre a minha primeira preocupação quando chego à um destino! Me surpreendi e muito: apesar de ser um dos países mais pobres da Europa, achei a Romênia super segura. Andei sozinha muitas vezes, à noite, tanto em Bucareste quanto nas cidades da Transilvânia e não fiquei com medo em nenhum momento. Inclusive, quase não vi mendigos ou pessoas pedindo dinheiro nas ruas. De qualquer maneira, é importante sempre tomar cuidado com suas coisas, já que trombadinha / Pickpocket existe em qualquer lugar do mundo!
Muita gente quando pensa na Romênia pensa logo nos ciganos. Eles existem sim, mas confesso que vi pouquíssimos enquanto estava no país. Pelo que percebi, eles ainda vivem segregados, separados do resto da população ou se misturam às pessoas, sem roupas diferentes nem nada. E a má fama e preconceito que muita gente tem com os ciganos não se justifica, são pessoas como outras quaisquer (obviamente). Aliás, nenhum preconceito é justificável, né?
Internet no celular na Romênia
O Chip / Sim card para celular é barato e pode ser comprado em várias lojas pelas cidades. Se você mora na união europeia, não tem nem que se preocupar com isso, já que não existe mais roaming e dá pra usar o celular normalmente, como se estivesse no seu país de origem.
Moeda da Romênia
Apesar de fazer parte da união europeia, a Romenia ainda não aderiu ao Euro. Atualmente a moeda local é o leu romeno, abreviado como RON. Na prática, eles costumam falar “lei” que é o plural. O leu tem praticamente a mesma cotação que o real. Em comparação ao Euro, vale praticamente 4 vezes menos. Ou seja: me senti RYCAH na Romenia! Rs Achei realmente tudo bem barato, desde hospedagem até atrações e até mesmo os restaurantes mais tradicionais!
Roteiro de Viagem para Romênia
Se animou em viajar para Romênia? Então se inspire mais nos posts que fiz sobre o país:
- Onde se hospedar em Bucareste
- Tours em Bucareste
- Compras em Bucareste
- Onde comer, beber e dançar em Bucareste
- Visitando o Palácio do Parlamento em Bucareste
- Arco do Triunfo de Bucareste e Show de Luzes na Fonte
- Os lugares mais bonitos de Bucareste
- Casas da Romênia: Village Museum
- Igrejas Ortodoxas de Bucareste
- Termas de Bucareste
- Looks de Viagem: Romênia no Outono
- O que fazer em Bucareste: roteiro de 3 dias
- Visitando o Túmulo do Drácula em Snagov
- Castelo de Bran: o castelo do Drácula na Transilvânia
- 1 dia em Brasov, Transilvânia
- Explorando a Transilvânia
- 1 dia em Sibiu, Transilvânia
Me surpreendi muito e já não vejo a hora de viajar para Romênia de novo!
Acompanhe as minhas próximas viagens pelo instagram: @LuliMonteleone!
Encontre hotel na Romênia aqui: http://bit.ly/2Tkiix7 e tours pelo mundo aqui: http://bit.ly/2JZw4CZ Você não paga mais por isso e ainda me ajuda a viajar mais e trazer mais dicas para cá! ;)
[…] Informações úteis para viajar para Romênia […]