Hoje vou te mostrar tudo o que você precisa saber sobre as termas de Budapeste!
Guia das termas em Budapeste
Ir para Budapeste e não visitar pelo menos uma das termas é como ir à Roma e não ver o Coliseu… A capital da Hungria é famosa pelos banhos termais, com águas quentinhas e que são o verdadeiro paraíso para quem quer relaxar!
Quando estava criando meu roteiro de viagem para Budapeste, tive muitas dúvidas sobre o assunto e é por isso que decidi criar este guai definitivo das termas de Budapeste! Passei 4 dias por lá e visitei 3 termas diferentes, então acredito que consiga dar algumas boas dicas para você aproveitar ao máximo!
Primeiro ponto: são muitas termas, mesmo! Você vai ter que escolher só algumas para visitar durante a sua viagem… Eu fiz questão de ir no maior número de termas possíveis, então escolhi a mais famosa, a com a melhor vista e a que parecia mais bonita. Falo de cada uma delas mais abaixo!
Todas as termas são pagas e os preços variam bastante, conforme dia da semana, horário, áreas a serem visitadas… O melhor é sempre confirmar no site do local antes. Aliás, é melhor comprar o ingresso antes, para evitar as filas que podem ser bem grandes dependendo da época do ano! Algumas termas possuem dias e horários em que algumas áreas são específicas para homens ou para mulheres. Fique atento à isso também para decidir qual o melhor dia para sua visita.
As termas são um local popular entre turistas e locais e por isso estão sempre cheias. Ficam mais lotadas e caóticas no fim do dia, então se quiser pegar o local com menos gente, chegue lá logo no horário de abertura. Mas mesmo que você não faça isso, com paciência e pedindo com educação para as outras pessoas, você vai conseguir bons ângulos para fazer suas fotos!
Leve seu biquini, chinelo e toalha. As termas tem lojas e vendem ou alugam muitos itens, mas pode sair bem caro. Se você quiser tomar banho antes de ir embora, leve também seu sabonete e shampoo. Nos vestiários tem secador, mas como era bem fraco, eu preferi sempre tomar banho no hostel mesmo, só secava o corpo e colocava a roupa para ir embora. Dica extra: leve uma ecobag para carregar tudo, principalmente na hora de ir embora, quando biquini e toalhas estarão molhados. Assim você consegue carregar tudo sem molhar o que está na sua bolsa / mochila.
Dentro dos vestiários, existem duas opções: armários e cabines, que são mais caras mas te dão mais privacidade para se trocar. Assim que você entra, te dão uma pulseira que serve para trancar seu locker ou cabine. Você passa a sua pulseira em uns aparelhos que te indicam o número do seu locker / cabine. Mas tem sempre algum funcionário para te ajudar também!
Aí você coloca o biquini, guarda suas coisas no locker ou cabine e entra na área das termas apenas com chinelos, que são obrigatórios. Eu sempre levava a toalha (vale a pena caso tenha alguma área aberta) e o celular (para tirar fotos). Quando entrava nas piscinas, deixava tudo do lado de fora nas áreas designadas para isso. Todo mundo deixa chinelos e toalhas por ali, não acredito que ninguém roube nada…
Cada terma é única e elas tem várias áreas diferentes. Em todas, havia uma piscina de natação onde só era possível entrar com touca. Nas outras áreas, você entra apenas de biquini mesmo.
São muitas piscinas, com águas em temperaturas diferentes e até com propriedades diferentes. Tem várias saunas também. É legal ir explorando o local e ir experimentando todas as piscinas!
Se bater a fome e você ainda não quiser embora, não se preocupe: todas as termas que fui tinham pelo menos um café com bebidas e snacks. Muitas termas também tem massagens e outros serviços, que esses são pagos à parte.
Agora que você já tem todas as dicas para aproveitar ao máximo as termas de Budapeste, vamos conhecer algumas delas em detalhes!
Termas de Széchenyi
As termas mais famosas de Budapeste tem um nome quase impronunciável e são as maiores da Europa! Tem 3 piscinas externas: uma de natação e duas para relaxar. Em uma delas, tem até circuito com correnteza. A parte interna conta com mais 15 piscinas e várias saunas. Por conta da fama, essas termas estão sempre lotadas. Ainda assim, dá para aproveitar numa boa! Eu passei a manhã toda ali, só curtindo o sol e a água quentinha, uma delícia!
Rudas Baths
Se quiser relaxar enquanto admira Budapeste, escolha a Rudas Baths. Estas são as termas mais antigas da Hungria, fundada pelos otomanos no século XVI. Até hoje é possível ver a arquitetura tão típica dos banhos turcos, com o domo e as colunas. Essas termas são divididas em várias áreas, e o preço varia conforme as áreas que você quer visitar. Se quiser ir na jacuzzi do rooftop, é o ingresso mais caro. Além das muitas piscinas e saunas, tem algumas áreas de descanso e até um restaurante onde é possível ir de biquini mesmo!
Géllert Thermal Bath
As termas Géllert foram as mais bonitas que visitei! Fica dentro de um hotel, mas é aberta ao público em geral e o salão de entrada em estilo Art Noveau é lindo. Não possui tantas piscinas, mas 4 delas são todas decoradas com mosaicos super detalhados. Tem várias saunas e no verão é possível aproveitar a piscina exterior que tem até ondas!
Bilhetes para as termas de Budapeste
Como disse antes, as termas de Budapeste são super populares, então as chances de você pegar fila nelas é enorme. Além disso, elas podem estar lotadas e nem receberam mais visitantes naquele dia… Para evitar ficar de fora ou perder tempo na fila, o ideal é comprar seu ingresso com antecedência, com dia e horário marcados. Você pode comprar seu bilhete para aas termas em Budapeste nestes links: termas de Széchenyi, Rudas Baths e Géllert Thermal Baths.
As termas mais baratas de Budapeste são a St. Lukács Thermal Bath, que inclusive tem entrada gratuita com o Budapest Card. Não tive tempo de visitá-las, ms pelo que pesquisei, elas não são muito grandes. Ainda assim, é devem ser uma boa opção para quem não tem muito tempo e/ou dinheiro e não quer deixar de ter a experiência dos banhos termais.
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar?
- Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto!
- Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR
- Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ
- eSim / chip Virtual para viajar a partir de 1€ (com desconto!) clicando aqui.
- Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil.
- Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui.
Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)