Hoje vamos passear pelo Padrão dos Descobrimentos em Belém, Lisboa! O monumento abriu com diversas medidas de seguranças por conta da pandemia: uso obrigatório de máscara e limite no número de pessoas por vez. Como nunca tinha subido lá, aproveitei para fazer o passeio, com máscara mesmo!
Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos é uma homenagem às navegações portuguesas. Fica na região de Belém, bem pertinho do Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém. Foi inaugurado em definitivamente em 1960 para comemorar os 500 anos da morte do Infante D. Henrique, grande responsável pelas navegações de Portugal.
Em formato de vela e situado bem na beira do Rio Tejo, o Padrão dos Descobrimentos é um monumento lindo. Do lado de fora, dá para fazer fotos incríveis com o monumento, Rio Tejo, Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei. Adoro fotografar por ali!
Dentro do monumento, sempre tem alguma exposição para ver. Quando fui, era sobre a região de Belém, mostrando como uma exposição organizada pela ditadura alterou a região.
O legal mesmo é o miradouro, de onde se tem uma vista 360º! A subida é feita com elevadora e apenas alguns lances de escadas. Lá em cima, o espaço é estreito mas com muros altos, então não dá medo algum. Dá para ver os principais cartões postais de Lisboa: Ponte 25 de Abril, Cristo Rei, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos.
Só de lá de cima conseguimos ver a Rosa dos Ventos completa, apesar de termos que nos inclinar um pouco para enxergá-la.
Informações sobre bilhetes e horário de funcionamento podem ser consultadas no site do espaço.
Padrão dos Descobrimentos – Figuras
Ao todo, são 17 personagens retratados no monumento. Na ponta, fica D. Henrique, o grande entusiasta das navegações. De cada lado, figuras conhecidas como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e muitos outros personagens importantes para a navegação portuguesa. No site do monumento, dá para identificar quem é quem e ainda aprender um pouco mais sobre cada um dos personagens.
Padrão dos Descobrimentos – Rosa dos Ventos
Bem em frente ao monumento, no chão, fica uma rosa dos ventos com um grande mapa mundo. Ali, estão marcados todos os lugares por onde os portugueses navegaram, incluindo o ano que chegaram à cada local. Esse mapa é lindo e é bem legal andar por cima dele e ver que os portugueses realmente percorreram o mundo todo!
Mesmo que você não vá entrar e subir no Padrão dos Descobrimentos, vale a pena passear em volta dele para tirar muitas fotos!
Vai viajar?
- Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto!
- Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR
- Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ
- eSim / chip Virtual para viajar a partir de 1€ (com desconto!) usando o código LUL7P2NC.
- Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil.
- Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui.
Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)