A Fontana di Trevi é parada obrigatória para quem vai à Roma. A fonte enorme é um dos grandes cartões postais da cidade eterna, o problema é que todos os turistas sabem disso e ela está sempre com uma multidão em volta.
A primeira vez que passei por lá foi no fim do Walking Tour Roma, era por volta das 19h e estava ABARROTADA de gente. Tirei umas fotos, mas nem me dei ao trabalho de jogar as moedinhas, pois me decidi à voltar num horário mais calmo.
Fontana di Trevi
A Fontana di Trevi tem sua origem no século 19aC, quando era comum criarem fontes de água nos fins dos aquedutos que abasteciam as cidades. O nome vem da localização: Tre (três) vi (vias), pois antigamente a fonte tinha 3 ruas em volta (hoje já são mais, mas o nome ficou). Atualmente, a Fonte de Trevi é a maior fonte de Roma com 20 metros de largura e 16 de altura! Uma verdadeira obra prima barroca finalizada em 1762.
Fontana di Trevi vazia
Aproveitei que acordei cedo para fazer o Foto Tour em Roma com a Sole Foto Italia (ainda farei post sobre isso!) para ver a Fontana di Trevi vazia. Deu certo: às 7h da manhã tinham pouquíssimas pessoas por ali, deu para jogar minhas moedinhas em paz, fotografar, gravar vídeo e claro, apreciar aquela beleza toda!
Jogar moeda na Fontana di Trevi
A tradição manda que quem passe pela Fontana di Trevi, jogue uma moedinha para garantir sua volta à Roma. Nesta minha última visita à cidade eterna, descobri que podem ser 3 moedas:
- 1 para voltar para Roma
- 2 para se apaixonar em Roma
- 3 para casar em Roma
Mas calma, não saia jogando de qualquer jeito! A maneira certa de jogar as moedas é: de costas para a Fontana di Trevi, com a moeda na mão direita e arremessar por cima do ombro esquerdo. Fiz errado nas primeiras tentativas, mas logo em seguida corrigi o problema! Afinal, quem não quer voltar para Roma? Se apaixonar e casar por lá seriam uma ótima opção também! rs
Como ver monumentos vazios: Amsterdam Sign
A regra de procurar horários onde as pessoas estão dormindo vale para todos os monumentos muito requisitados ao redor do mundo. Por exemplo, em Amsterdam é impossível tirar uma foto do letreiro “iAmsterdam” sem uma multidão durante o dia.
Já de madrugada, ainda mais no inverno, a coisa muda totalmente! Depois de aproveitar a noite em Amsterdam, passeio por lá e: letreiro inteirinho só para mim! rs E nem era tão tarde assim, era por volta das 2 da manhã.
Então se quiser ver a Fontana di Trevi vazia (ou qualquer outro monumento) você tem duas opções: acordar muito cedo ou dormir muito tarde. Vale muito a pena!
Se inscrevam no canal do Trend Tips no Youtube para assistirem antes aos vídeos!
[…] em Costa Nova, em Aveiro) ou acordar muito cedo para pegar o local sem uma multidão, como fiz na Fontana di Trevi em Roma há uns […]