Vamos passear pelos principais museus em Amsterdam? Hoje o post é recheado de Van Gogh, história e moda, claro!
Van Gogh Museum – Amsterdam
Apaixonada por Van Gogh que sou, óbvio que essa seria minha primeira parada em Amsterdam! O Van Gogh Museum tem o maior acervo do mundo de obras do artista e é uma verdadeira imersão no universo de Van Gogh. Ali é possível ver toda a trajetória dele, saber mais sobre a sua personalidade, relacionamento com a família (incluindo muitas cartas escritas à mão!), ver quem eram seus amigos e como eles influenciaram na sua obra…
Ali também é possível ver alguns objetos reais que Van Gogh usou para pintar, como o cavalo de cerâmica e um jarro. Queria muito poder mostrar para vocês, mas não é permitido filmar ou fotografar dentro do museu, então todas as fotos são de divulgação.
O Van Gogh Museum é muito completo e tudo é muito bem explicado, de forma clara e fácil (em inglês e holandês). Quem quiser ter uma experiência ainda melhor, pode ainda alugar o áudio-guia. Com ele ou sem, recomendo muito a visita mesmo para quem não é super fã de Van Gogh. Mas não se esqueça de comprar o bilhete antes no site do museu: as filas na hora são enormes, já que este é um dos museus em Amsterdam mais visitados!
Rijksmuseum – Amsterdam
Este é o museu mais importante de Amsterdam e um dos cartões postais da cidade! Fica bem pertinho do Van Gogh Museum, numa praça conhecida como praça dos museus.
O acervo é uma história completa sobre arte, com peças super variadas.
O museu é enorme e reúne desde peças de arte moderna (incluindo um vestido YSL!), cerâmicas Delft, até itens que marcaram a história mundial (como um uniforme usando nos campos de concentração nazistas).
O destaque mesmo fica para as obras de arte de artistas holandeses: Van Gogh e Rembrandt. É no Rijksmuseum que fica a obra prima do maior pintor holandês: A Ronda Noturna. Lindo e impressionante!
Eu amei a biblioteca e a sala dedicada às casas de boneca!
Ao contrário do que pensamos, essas casas de boneca não eram brinquedos: eram um hobby mantido por mulheres da alta sociedade. Além de serem lindas, elas mostram como era a vida antigamente, já que reproduziam em detalhes as casas da época!
Museus em Amsterdam: Moda no Rijksmuseum
Quando vi que não conseguiria ver todo o museu com a calma que gostaria, decidi focar no assunto que mais me interessa: moda! Por todo o museu é possível achar peças de vestuário, como esses chapéus usados por homens trabalhadores no século XVII para se proteger do frio.
O Rijksmuseum tem várias salas toda dedicada à moda, com foco nas rendas e nas jóias.
É muito legal ver a evolução das jóias com o passar dos séculos e admirar os detalhes de cada uma das peças. Queria todas pra mim! rs
Gostaram de passear comigo pelos museus de Amsterdam? Então se inscreve no meu canal no Youtube que vai ter mais vlog por lá!
Acompanhe minhas viagens pelo instagram: @LuliMonteleone!
Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ e hotéis neste link: http://bit.ly/2KpSL1K Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
[…] de explicação. É uma experiência imersiva onde mergulhamos no mundo de van Gogh. Promovida pelo Van Gogh Museum (que eu já mostrei para vocês aqui), o objetivo é levar a obra do pintor a cada vez mais pessoas. E olha que eles se superaram! Depois […]