Turismo na Grécia: O que fazer em Thessaloniki!

Para finalizar os posts da Grécia, resolvi fazer um “resumão” com dicas do que fazer em Thessaloniki! A cidade foge completamente daquela “Grécia típica” que vemos em cartões postais (nada de tudo branquinho e mar azul) e justamente por isso é tão surpreendente! Tanta história e tanta mistura resultam de uma maneira incrível e inexplicavelmente encantadora!

História de Thessaloniki

Para começar, acho que vale falar um pouco mais sobre a história de Thessaloniki! A segunda maior cidade da Grécia, localizada na região de Macedônia, foi fundada em 345 a.c. por Kassandro, rei da Macedônia. O nome da cidade é uma homenagem à esposa dele: Thessaloniki era a irmã de  Alexandre o Grande (que nasceu em Thessaloniki). Composta por 26 pequenos povoados já existentes, a cidade cresceu rapidamente por conta da sua localização privilegiada: no centro de caminhos terrestres e aquáticos.

Thessaloniki (ou ainda Salônica ou Tessalônica) já foi dominada pelo Império Romano e no Império Bizantino foi, inclusive, a segunda cidade mais importante, perdendo apenas para Constantinopla!!! Império Latino, Império Búlgaro e também o Império Otomano também dominaram a região. São mais de 2 mil anos de história, então não é fácil resumir tudo o que essa cidade representou… A Luiza, do 360 Meridianos, fez um post completo sobre a história de Thessaloniki, vale a pena conferir!

O que fazer em Thessaloniki

Com tanta história, já dá para imaginar que prédios históricos não faltam por ali, né? Só não tem mais por conta das duas guerras mundiais e também por conta de um grande incêndio em 1917 que destruiu a cidade… Ainda assim, tem muito para ver em Thessaloniki: Monumentos antigos (Fórum Romano, banhos bizantinos, Arco de Galerius, White Tower), Igrejas Bizantinas (incluindo Agia Sophia e Vlatadon Monastery!), Construções Mulçumanas e até mesmo prédios em estilo Neoclássico!

Além de todos esses prédios históricos, não deixe de passear pelo calçadão de Thessaloniki: são mais de 8km de extensão, à beira do mar mediterrâneo, com uma paisagem de tirar o folêgo que vai render fotos incríveis. É lá que você vai achar a White Tower, a estátua de Alexandre, o Grande e também a escultura de guarda-chuvas! Ah, se o dia estiver limpo, também é possível ver o Monte Olimpo, a morada dos deuses gregos! ;)

Museus em Thessaloniki

Claro que uma cidade com uma história tão rica conta com museus incríveis! Só tive tempo de visitar O Museu da Cultura Bizantina e o Museu Arqueológico, mas Thessaloniki ainda conta com museus sobre a diversos assuntos: história da cidade, Macedônia, Judaísmo, arte contemporânea, cinema, fotografia, Olimpíadas, Ciência… Aqui a lista completa de museus!

Onde comer em Thessaloniki

A cidade é conhecida por ser a capital gastronômica da Grécia, então não faltam opções de bons restaurantes! No Mediterranean Cosmos dá para achar uma imensa variedade de restaurantes, desde comida típica grega até finger foods, hamburgueres e muito mais.

No calçadão em frente ao Mar Mediterrâneo, a variedade também é enorme: basta passear e procurar algum que você se identifique!

Vida Noturna em Thessaloniki

Animada, muito animada! Em Thessaloniki você acha diversos restaurantes, bares e pubs para curtir a noite! Vale a pena se perder pelas ruazinhas próximas ao calçadão e escolher um bar qualquer para entrar!

Onde ficar em Thessaloniki

A melhor região é próxima ao mar e ao calçadão, pois dali é possível ir a pé para a maioria dos pontos turísticos de Thesslaoniki. Fiquei no Mediterranean Palace Hotel e super recomendo, leia mais sobre ele aqui.

Nos arredores de Thessaloniki: praias, esqui e beleza natural

Se você foi à Grécia à procura de praias,pode achar lugares paradisíacos e lindos bem próximo à Thessaloniki. A beleza natural também está proa lá: dá para conhecer o Monte Olimpo e também esquiar próximo à cidade. Aqui você acha todas as informações!

O que fazer em um dia em Thessaloniki

Deu para perceber que tem muito o que fazer em Thessaloniki, né? Quem só tiver um dia para passear por Thessaloniki (como eu!), recomendo o seguinte roteiro: Cidade alta, descer pelas ruas de Kastra, Fórum Romano, Igreja Agia Sophia, Museu da Cultura Bizantina, Museu Arqueológico, White Tower e passeio de barco! É corrido, mas vale muito a pena passear por mais de 2 mil anos de história em apenas algumas horas!

Eu voltei encantada pela cidade, já quero voltar no verão e conhecer as praias!

Acompanhe minhas viagens pelo instagram: @LuliMonteleone!

Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ e hotéis neste link: http://bit.ly/2KpSL1K Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Fui à Thessaloniki à convite do Mediterranean Cosmos, mas a minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Uma opção luxuosa para explorar a costa da Grécia é o aluguel de barco através do Catamaran Charter Greece. É possível escolher entre várias embarcações, que acomodam até 12 pessoas e já vem com tripulação. Deve ser incrível navegar pelas praias e ilhas da Grécia, com toda privacidade do mundo e num roteiro pensado especialmente para você e seus amigos! 

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve

Luli Monteleone
Travel and UGC Creator based in Portugal