Guia de viagem com dicas de o que ver em Tunis, na Tunísia!
Em abril, tive a oportunidade de visitar a Tunísia a convite da Sawa Taste of Tunisia e USAID Visit Tunisia. Este país no Norte da África tem muito o que explorar: lugares históricos, medinas, souks, mesquitas, praias, deserto… A minha viagem foi focada na parte mais gostosa: a comida da Tunísia!
Durante 3 dias, eu e mais algumas criadores de conteúdos fizemos uma imersão à cultura da Tunísia através da sua rica culinária. Fizemos vários workshops, aprendemos a cozinhar algumas delícias locais, provais muitos pratos típicos e nos divertimos muito durante toda a viagem!
O que ver em Tunis
Tunis é a capital da Tunísia e provavelmente o seu vôo vai pousar ali. É um ótimo ponto de partida para visitar muitos locais nos arredores. A grande atração é a Medina, com seu souk com muitas lojas espalhadas nas ruelas que parecem um labirinto. Eu adoro caminhar pelos souks, sentir os aromas, ouvir os locais, fazer compras… Também recomendo fazer um tour de comida de rua pela medina, você vai provar o que os locais comem e descobrir cantinhos escondidos e super charmosos!
O Mercado Central de Tunis também é bem interessante: ali você pode descobrir mais sobre as comidas locais e ver como é a vida dos moradores. Também fiz um tour por ali e foi demais!
Comi em dois restaurantes dentro da Medina de Tunis: Dar Slah, com pratos tradicionais, e no Dar El Jed, que fica dentro de um hotel é um dos restaurantes mais lindos em que já estive! Se você gosta de peixes e frutos do mar, pode comer em La Goullete, que fica entre Tunis e Sidi Bou Said e tem uma rua cheia de restaurantes. Ali comi no La Sirene, onde você escolhe o peixe e eles fazem do jeito que você quiser.
Não poderia deixar Tunis sem visitar o Museu Bardo, que tem uma das maiores coleções de mosaicos romanos do mundo. É realmente impressionante! Dentro de um antigo palácio, este museu tem algumas salas com a arquitetura tradicional árabe e um café que é puro charme.
O que visitar em Sidi Bou Said
Sidi Bou Said é uma vila à beira mar super charmosa com suas casas todas em branco com detalhes azuis. Tem várias lojas de souvenirs e até um souk bem pequenininho. O lugar é encantador e cheio de cantinhos fofos para tirar fotos!
Além de se perder pelas ruas da vila, vale a pena visitar o Palácio Barão d’Erlanger’s, com sua rica arquitetura árabe e uma vista de tirar o fôlego para o mar mediterrâneo.
Você não pode sair de Sidi Bou Said sem provar o Bambalouni, um donut frito típico do país. Também tome um chá de menta no Cafe des Nattes, um local histórico e lindo! Se quiser um lanche rápido, prove o Makloub, um sanduíche tradicional. Para um almoço ou jantar com vista para o mediterrâneo, o restaurante do hotel Villa Didon Carthage é uma ótima opção.
Bem perto de Sidi Bou Said fica Cartago (Carthage), com muitas ruínas romanas. As mais conservadas são as termas, também com uma vista linda do mediterrâneo. Junto com um guia, também passei pelo teatro, anfiteatro e pelo aqueduto, mas existem muitas outras ruínas para visitar por lá!
Roteiro de 3 dias em Tunis, Tunísia
Aqui uma sugestão de roteiro bem simples para descobrir Tunis em 3 dias:
- dia 1: Medina de Tunis
- dia 2: Carthage + Museu Bardo
- dia 3: Sidi Bou Said
Se você tiver um dia extra, pode pegar algum tour para Sousse, El-Jem, Hammamet… Aqui tem várias opções!
Onde se hospedar na Tunísia
Nos primeiros dias, fiquei hospedada no Sawa Gite Rural, alojamento rural que é da Sawa Taste of Tunisia. Ali pude experimentar delícias locais como o mignardise (um doce que parece um brigadeiro com gergelim), fazer Mwali (o pão típico tradicional) e aproveitar a paz do campo.
Por duas noites, fiquei no Dar Said, em Sidi Bou Said. Este é um hotel de charme bem no centro da vila que tem uma vista incrível para o mar! O lugar é lindo e super confortável. Você pode reservar usa estadia aqui.
Quem quiser fazer uma viagem gastronômica à Tunísia, basta falar com Lamia e Jamie da Sawa Taste of Tunisia. Eles oferecem vários diversos pacotes de viagens com experiências super diferentes no país. Considerando que a Tunísia ainda é um país em desenvolvimento na área do turismo, pegar um tour organizado por locais é uma das maneiras mais práticas (e saborosas!) de explorar o país.
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar?
- Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto!
- Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR
- Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ
- eSim / chip Virtual para viajar a partir de 1€ (com desconto!) usando o código LUL7P2NC.
- Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil.
- Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui.
Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
Viajei para a Tunísia à convite da Sawa Taste of Tunisia e USAID Visit Tunisia. Minhas experiências e opiniões são totalmente pessoais.