Hoje vamos descobrir o que visitar em Lousã!
Lousã, o que visitar
Lousã é uma vila portuguesa que pertence a Coimbra, no centro de Portugal. Distante há 200km de Lisboa e 160km do Porto, é uma ótima opção não só de bate-volta como para uma escapadinha de fim de semana.
Já estive por lá outras vezes e não canso de visitar a região: tem sempre muito o que ver e fazer! Em Lousã mesmo, o grande destaque é o Castelo de Lousã (que na verdade é apenas uma torre) e a Praia Fluvial de Nossa Senhora da Piedade. Esta praia também te muma cachoeira onde, durante o verão, é colocado um baloiço que rende ótimas fotos. Como nunca fui no alto verão, nunca consegui ver o baloiço! rs Mas o lugar é uma fofura e vale a pena passar por lá!
No centro da vila, vale a pena passar no Mercado Municipal de Lousã, para comprar delícias locais: queijos, enchidos, frutas. Tudo uma delícia e perfeito para fazer um piquenique durante a sua viagem pela região!
Já adianto que comer na região pode ser um pouco difícil, principalmente em feriados. Muitos dos restaurantes que tentamos ir já não tinham mais lugar e nos que conseguimos comer, fomos super mal atendidas (mal tratadas mesmo!). Então se quiser comer fora, melhor pesquisar e fazer a reserva com antecedência.
Lousã: Aldeias de xisto
As aldeias de xisto, ou do xisto, são a grande atração da região. No percurso pelas estradas cheias de curvas para chegar até elas, você vai passar por paisagens incríveis! Nesta viagem, passeio pela Moldura “Isto é Lousã”, que eu confesso que achei pequena, mas pronto, valeu pela foto. Logo em seguida, cheguei no letreiro Lousã, este sim, com uma paisagem incrível. O Baloiço do Trevim é outro lugar incrível, que passei na outra viagem que fiz pela região.
Desta vez, passei por algumas aldeias de xisto diferentes: Chiqueiro e Casal Novo, bem pequeninas mas cheias de charme. A graça nas aldeias de xisto é realmente se perder pelas suas ruelas e tirar fotos, já que elas são super fofas, aprecem saídas de conto de fadas! Mas já adianto que não será fácil: todas elas estão em montanhas, então se prepare para subir e descer muito para ter as melhores visitas. Mas vale a pena! rs Também passei em Candal, outra aldeia do xisto super charmosa.
Segui para Talasnal, talvez a aldeia de xisto mais famosa de todas. É bem grande e cheia de turismo, tem vários bares e restaurantes e muitos alojamentos locais. A paisagem dali é de tirar o fôlego: dá até para ver o Castelo da Lousã. Não deixe de tomar um drink acompanhado de queijos e enchidos no bar O Curral, que além da decoração pitoresca, tem uma varanda com uma bela vista. Adorei Talasnal, não parava de tirar fotos de lá, cada cantinho era mais fofo que o outro!
Onde ficar em Lousã: Cerdeira
Desta vez, me hospedei numa aldeia de xisto: Cerdeira Home of Creativity. Passei 4 dias incríveis por ali, só curtindo a paz do local e explorando a região com muita calma! A Cerdeira Home of Creativity é um projeto incrível que renovou muitas das casas da aldeia de xisto e disponibilizou-as como alojamento local. Além da hospedagem, o local ainda oferece diversos projetos ligados à arte: workshops, residências artísticas, experiências criativas.
Fiquei hospedada na Casa do Vale, que abriga até quatro pessoas. Tem cozinha equipada, sala com sofá-cama e mesa de jantar, jogos de tabuleiro, quarto com cama de casal, banheiro e uma varanda com uma vista de perder o fôlego. Passei muito tempo ali admirando a paisagem. Durante o dia, usava a mesa para trabalhar ouvindo o som dos passarinhos e à noite, fiquei observando as estrelas. Consegui até fotografar uma estrela cadente!
Gostei tanto de me hospedar por lá que quis aproveitar ao máximo: comprei produtos locais no Mercado da Lousã e jantei em casa na maior parte dos dias. Aproveitei os dias para descansar e recarregar as energias, só aproveitando o silêncio da aldeia. Além do local incrível, tenho que mencionar a equipe da Cerdeira que foi de uma simpatia sem fim!
A maioria das operadoras de celular/telemóvel não tem sinal em Cerdeira, mas existe wi-fi de alta velocidade. Um ponto super importante, já que tive que trabalhar de lá durante um dos dias da minha viagem e não tive problema algum de conexão. As casas também não tem TV, justamente para que os hóspedes aproveitem ao máximo a natureza e a paz local.
Cerdeira é uma aldeia de xisto e está aberta ao público. Então, mesmo que você não se hospede, pode (e deve) passar por lá para tira muitas fotos! A aldeia tem um café aberto ao público e também onde é servido o café da manhã para os hóspedes, uma pequena loja com artesanato local e uma piscina natural. Grande parte das casas estão renovadas, então não faltam cantinhos super charmosos para fotografar. Mas realmente recomendo ficar algumas noites por lá, é uma experiência única. Você pode reservar sua estadia através deste link.
Passadiços Lousã
Há aproximadamente 20km de Cerdeira, fica o Passadiço da Ribeira das Quelhas. Localizado perto da aldeia de Coentral Grande, levam até a cascata da Ribeira das Quelhas. Tem apenas 1km de extensão, mas já aviso que é 1km inteiro de escadas, sempre subindo. Por ser um trajeto curto, achei que seria um passeio tranquilo, mas estava realmente enganada. Cheguei lá em cima na força do ódio, confesso! hahahaha
A cascata é bonita, mas acho que só vale para quem realmente curte fazer trilhas na natureza. Se você é preguiçoso como eu, vá até lá e suba apenas até o começo, onde você pode ver algumas quedas d’água. Pode confiar que a paisagem não muda tanto assim e não vale todo o esforço! rs
Lousã: Guia de Viagem
Se for viajar para lá, confira outros conteúdos que já criei sobre a região: Serra da Lousã, Aldeias de xisto e Penela.
Aqui o mapa com tudo o que visitar em Lousã:
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil. Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)