Onde comer em Bolonha: um pequeno guia com os restaurantes e comidas típicas que provei no Norte da Itália! Afinal, uma viagem para Itália nunca fica completa sem muuuuita comilança, né? rs Ainda mais em Bolonha, que tem como um dos apelidos “La Grassa”, ou seja, “A gorda”!
Pratos típicos de Bolonha
Como toda Itália, Bolonha também tem seus pratos típicos. Aliás, Bolonha está na região chamada Emilia-romagna, a mais importante produtora de delícias da Itália. Então não faltam gostosuras para provar! Óbvio que não consegui provar tudo, mas os principais eu não deixei passar:- – Mortadella: aquele enchido com cheiro delicioso é típico de Bolonha! O que me impressionou foi perceber que a mortadela que comemos no Brasil é igual à de Bolonha: deliciosa!
- – Tortellini in Brodo: O tortellini é uma pasta pequena, geralmente recheada com carne. Em Bolonha é tipicamente servido num caldo de frango, o “brodo”.
- – Tagliatelle al Ragù: este é o tão famoso no Brasil “espaguete à Bolonhesa”. Na verdade ele nunca é feito com espaguete, e sim com tagliatelle (uma pasta com 8mm de espessura).
- – Cotoletta alla Bolognesa: Este nós conhecemos como bife à parmegiana: carne empanada, frita, com presunto e queijo, às vezes também leva molho de tomate.
- – Zuppa Inglese: um doce todo colorido, lindo de ver e delicioso de comer. Não sei bem o que tem, é uma mistura de cremes e bolacha tipo champagne, mas é maravilhoso!
- – Piadina: No vídeo falei que a este pão recheado era de Bolonha, mas na verdade ele é da região Emilia-Romagna. De qualquer maneira, é delicioso, facilmente encontrado e perfeito para um lanche rápido entre os passeios.
Onde comer em Bolonha
Apesar de ter pesquisado bastante antes da viagem, não consegui ir em muitos dos restaurantes que tinha selecionado. Muitas vezes, perdi a hora de almoço (geralmente entre 12h e 15h) e acabava tendo que comer um lanche rápido em qualquer lugar que estivesse aberto. Em outras, fiquei com preguiça de andar até o restaurante por conta do frio! rs Aqui alguns restaurantes em Bolonha que provei e gostei:- – Piadineria La Piadeina: ótimo para um lanche rápido, tem piadinas doces e salgadas e fica bem no centro histórico.
- – La Montanarina: bistro bem pequenino, fica do lado do Canale di Reno e da Finestrella, é super charmoso e com ótimos pratos.
- – Il Portico Bologna (Via Augusto Righi, 11): também fica perto do canal, não mostrei no vídeo porque pedi um trotellini que não estava bom. No entanto, minha mãe pediu um Tagliatelle al ragù que estava ótimo. Também servem pizzas, que estavam com uma cara deliciosa!
- – Vito a San Luca: comi ali porque era a única opção do lado do Santuário de San Luca, mas o Calzone que pedi estava ótimo e era enorme, dava facilmente para dividir com mais alguém!
- – Ca’Peletti: foi o meu restaurante favorito, bem pertinho da Piazza Maggiore, pena que só descobri na última noite. Ambiente super bem decorado, comida excelente e preços muito bons! Foi aqui que provei o Tagliatelle al ragù e a Zuppa Inglese!
- – Mercato delle Erbe: antigo mercado que agora também funciona como uma praça de alimentação, com vários restaurantes. Fiz uma degustação no Polpette e Crescentine e adorei!
- – Oggi Gelato: infelizmente, o único gelato que tomei em Bolonha, mas estava delicioso! Fica numa das entradas no Mercato delle Erbe.
- – Majani: Chocolateria histórica, deliciosa!
Food Tour em Bolonha
Uma das coisas que mais gosto de fazer na Itália é um tour gastronômico. A Itália tem a sua cultura muito ligada à comida, então fazer um Food Tour em Bolonha foi uma ótima maneira de saber uma pouco mais da história da cidade e provar algumas delícias. Fiz o Taste Bologna, oferecido pela Bologna welcome (escritório de turismo da cidade) e durante algumas horas caminhamos pela cidade descobrindo (e provando) algumas delícias. A guia foi ótima e além de falar da comida, também nos mostrou várias curiosidades e um pouco da história local. No Food Tour, passamos pela Majani, uma chocolateria de 1796 que já foi a chocolateria oficial da família real italiana. Provamos os principais doces deles e ainda ouvimos muitas histórias interessantes! Passeamos pelas ruas de Bologna, vendo lojas com produtos típicos, aprendemos um pouco sobre o aceto balsâmico de Modena, os queijos e terminamos o tour no restaurante Polpette e Crescentine, no Mercato delle Erbe, para provar algumas delícias da região. A guia ainda nos deu várias boas dicas de onde comer em Bolonha, então saí do food tour com uma lista de lugares para visitar! rs Apesar de muito boa, em geral, achei os restaurantes em Bolonha muito caros. Era difícil achar algum lugar que tivesse pasta por menos de 10€. E tem que sempre prestar atenção ao horário de funcionamento, a maioria dos restaurantes fecha à tarde. Mesmo assim, adorei a comida (obviamente)! rsSe inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;) Salve esta imagem no Pinterest para não perder as dicas de onde comer em Bolonha:
[…] – Onde comer em Bolonha […]