Mais uma volta pelo sul da Itália: Pizzo, Calábria. Além de ter uma vista incrível, foi nessa pequena vila à beira-marque foi inventado o tartufo, um sorvete típico e delicioso!
A melhor estratégia para conhecer Pizzo é se perder pelas ruelas antigas e explorar a cidade sem grandes roteiros. É uma vila pequena, mas que guarda alguns cantinhos charmosos e diversas igrejas.
Um ponto bem interessante é a Fontana Garibaldi, que tem a água com muito ferro e dizem que é medicinal. Se faz bem para saúde eu não sei, só sei que a água tem um gosto horrível! rs
Outro ponto que é impossível não ver é o Castelo de Pizzo. O Castello Murat nunca foi residência real, apenas uma fortificação com uma (bela) vista para o mar.
No verão, as ruas da cidade ficam lotadas de turistas, que aproveitam para curtir o belo mar da região!
Tartufo de Pizzo, Calábria
Ouso dizer que a principal atração da cidade é o Tartufo de Pizzo: um sorvete de avelã, em formato redondo, recheado com chocolate e coberto com cacau em pó.
O Tartufo da Gelateria Ercole
Criado nos anos 50, é tradicionalmente feito à mão. Em Pizzo, existem dois lugares que falam que tem o Tartufo tradicional: Bar Dante e Gelateria Ercole. Os dois ficam na praça principal, um de frente para o outro.
O Tartufo do Bar Dante!
Confesso que provei os dois e não consegui decidir qual é melhor: os dois são muuuuito bons! Se estiver de passagem por lá, prove os dois também, garanto que você não vai se arrepender! rs