Todas as dicas que você precisa saber sobre que roupa usar em um país muçulmano!
O que vestir em um país muçulmano
A melhor parte de viajar é conhecer culturas novas e essa imersão deve começar antes mesmo de você entrar no avião, já na hora de montar a mala. Quando vamos para países com culturas e principalmente religiões diferentes da nossa, temos que tomar muito cuidado com as roupas que colocamos na mala, para não faltar com o respeito com a cultura local e também evitar situações constrangedoras ou difíceis.
Isso fica mais complicado quando a gente viaja no verão, porque queremos usar tops, saias curtas, shorts… Por mais que, na maioria das vezes, vai estar tudo bem, não convém porque é desrespeitoso com a cultura local. Na hora de escolher as roupas para uma viagem para um país árabe, pesquise quais são os costumes no local e também leve em consideração a sua programação no país.
Eu já estive em Marrocos, que é um país majoritariamente muçulmano (veja aqui os looks que usei em Marrocos) e para a Tunísia segui a mesma linha de raciocínio na hora de arrumar a mala. Inclusive, aqui tem um post com tudo o que levei na mala pra frio e calor, já que antes passei em Paris.
Acho importante evitar roupas muito justas, curtas e que exponham muito o corpo. Em vez de shorts e saias curtas, opte por saias midi ou longas. Regatas em geral não tem muito problema, mas tenha sempre um lenço com você, para cobrir os ombros ou cabelos se for necessário.
Para passear pelas cidades e visitar atrações turísticas, é melhor sempre ir com roupas mais discretas. Se for visitar uma mesquita, que é um lugar religioso, é melhor ir com as pernas inteiras cobertas (calças ou saias longas), já que às vezes não permitem a entrada nem com a canela de fora. Não use regatas, decotes nem barriga de fora e tenha um lenço com você, caso seja necessário cobrir a cabeça. Nos resorts, você não precisa se preocupar com isso: pode usar a roupa que quiser, até mesmo biquinis.
Looks de viagem: Tunísia
Eu confesso que achei que pegaria muito mais calor na Tunísia. Viajei em abril e a previsão era de dias quentes com noites frescas, tanto que levei muitas roupas de verão. Quando cheguei lá, peguei dias bem frescos e até frio, e acabei usando só as roupas de frio mesmo e tendo que repetir muitas vezes.
Para o vôo entre Paris e Tunis, capital da Tunísia, usei as peças mais volumosas da mala, como sempre: calça jeans, tenis, malha e jaqueta.
No primeiro dia na Tunísia, fui de calça de onça, malha preta listrada, tênis, bolsa e óculos pretos. Por baixo estava com o cropped preto, já que nesse dia fez até um calorzinho à tarde.
Mais um dia fresquinho, mais um dia de calça jeans. Ainda bem que comprei essa calça em Paris, ela foi muito usada! Para passear por Tunis, estava com o tênis de onça, t-shirt branca, jaqueta jeans, bolsa bege e óculos pink. À noite ainda coloquei a malha branca por baixo da jaqueta jeans, já que esfriou mais.
Já estava enjoada dos meus looks e insisti em usar a saia, mas coloquei meia calça para não passar frio. Combinei com o cropped bege, jaqueta jeans, tênis de onça, óculos branco e bolsa bege. Para jantar, tentei caprichar um pouco mais no look e fui com a saia longa e blusa branca. Tive que usar a jaqueta jeans e tênis branco porque eram as opções disponíveis…
Finalmente um dia em que consegui sair sem blusa! Estava com a calça branca, cropped bege, tênis de onça, óculos pink e bolsa bege. No fim do dia, vesti a malha preta porque esfriou.
No primeiro dia no resort em Hammamet, usei um look bem confortável: t-shirt e calça branca com maiô por baixo e chinelos. Para jantar, coloquei a calça de onça, malha preta, jaqueta jeans e tênis branco.
Para visitar a cidade sagrada de Kairouan, fui com um look bem comportado, claro. Calça jeans, blusa branca, óculos pink e tênis onça. Na Grande Mesquita de Kairouan, tive que cobrir a cabeça com o lenço que tinha na mochila. Mais uma vez, no fim do dia esfriou e eu coloquei a malha preta.
Nesse dia chovia muito, então usei o lenço na cabeça apenas para me proteger da chuva enquanto passeava por Hammamet. Usei também as roupas brancas porque já estavam sujas mesmo e sabia que iria sujar mais com a água… À noite, consegui variar o look com a jaqueta pink que comprei no Souk de Nabeul.
Para pegar os vôos de volta, o truque de sempre: usei as peças mais pesadas e volumosas da mala. Mas, como comprei muita coisa, ainda tive que re-arrumar a mala no aeroporto e vestir muitas roupas, bolsas e até a tábua de queijos para não apagar excesso de bagagem. Fiquei igualzinha ao Joey de Friends, mas o importante é que não paguei para despachar a mala!
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil. Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)