Mês passado tive a oportunidade de conhecer a Serra da Estrela no Verão! à Convite da Quinta da Florência, passei um fim de semana delicioso nesse local que é um destino típico de inverno, já que é o único ponto de Portugal que neva.
Clique aqui para assistir ao vídeo
Serra da Estrela no Verão
A Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal continental e é ali que fica a única estação de esqui do país. Assim, muita gente se interessa em ir para a região nos meses mais frios, para aproveitar a paisagem branquinha, mas o local oferece muito para se fazer também no calor!
7 Coisas para fazer na Serra da Estrela no Verão:
-
-
-
1 – Parque Natural Serra da Estrela
A Serra da Estrela é lindíssima e pode ser explorada de diversas maneiras: carro, bike, a pé e até a cavalo… No caminho você irá encontrar paisagens deslumbrantes, com lagos, barragens e rios, além de toda a natureza te rodeando. Ao chegar ao topo, onde fica a Torre da Serra da Estrela, você se sentirá o próprio do mundo! É maravilhoso!!!
-
2 – Aldeias Históricas
Se tinha um lugar que eu morria de vontade de conhecer aqui em Portugal, esse lugar era Piódão, uma Aldeia de Xisto.
Não me decepcionei: o local é minúsculo e parece saído de um conto de fadas! Esta região tem várias Aldeias Históricas: uma mais fofa que a outra. É uma delícia ir descobrindo várias delas a cada curva!
-
3 – Praias Fluviais
Não basta parecer um conto de fadas, algumas Aldeias históricas ainda tem praias fluviais! Dá para admirar a beleza local enquanto se refresca no rio.
A região da Serra da Estrela ainda tem lagos (alguns são glaciares, então deve ser ~só um pouquinho~ gelado! rs) e outras praias fluviais, ótimas para esportes de água ou só aproveitar o dia relaxando!
-
4 – Culinária Local
O queijo Serra da Estrela é um dos mais famosos daqui de Portugal e vale muito a pena provar todas as suas variações.
Almocei no Restaurante Cristina, de uma chef premiada aqui e olha, a comida estava maravilhosa! Fora a simpatia da própria Cristina e de todos os funcionários. Voltarei com certeza!
-
5 – Festas Locais
É no verão que acontecem as festas regionais, que podem ser super variadas e costumam acontecer todos os fins de semana, basta se informar com alguém da sua hospedagem ou com os locais.
Quando fui peguei a Festa do Vinho do Dão, onde pude degustar dezenas de vinhos da região! A festa oferecia muito mais que isso: música, comidas e até uma super produção de teatro!
-
6 – Monumento Megalíticos
Já mostrei para vocês alguns monumentos parecidos nos posts de turismo em Évora, mas na região da Serra da Estrela dá para encontrar vários! Visitei a Anta da Cavada, que tem mais de 6 mil anos de história, mas a lista ali na região é enorme, como você pode ver na Wikipedia.
Os mais conhecidos o GPS acha, mas se quiser ir em algum específico, conte com a ajuda dos locais!
-
7 – Se hospedar numa Quinta
Quinta aqui em Portugal nada mais é que um sítio ou Chácara. Existem muuuitas Quintas espalhadas pelo país que recebem hóspedes e cada uma tem seu estilo. No geral, são casa enormes, que você pode alugar um quarto ou a casa toda e ser recebido pelos próprios donos que farão você se sentir em casa.
Claro que você pode fazer isso também no inverno, mas só no verão vai ser possível comer frutas direto do pé, tomar sol, andar descalça na grama, aproveitar a piscina… Recomendo de olhos fechados a Quinta da Florência, onde você será recebido como se fosse da família! Ainda farei post completo sobre o local, fiquei apaixonada!
-
-
Depois de me encantar com a Serra da Estrela no verão, agora tenho que ir pra lá no inverno, tentar a sorte no ski! rs
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ e hotéis neste link: http://bit.ly/2KpSL1K Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
[…] visitei Piódão, uma aldeia de xisto na Serra da Estrela, mas queria explorar melhor essas pequenas vilas tão charmosas! Elas são sempre pequenas, em […]
[…] cada uma delas tem um charme especial. Você pode escolher as aldeias de xisto da Serra da Lousã, Piódão, na Serra da Estrela, aldeias históricas como Idanha-a-velha ou até mesmo uma aldeia pescatória como Escaroupim, […]