O que visitar em Penela!

Vamos descobrir o que visitar em Penela, no centro de Portugal?

Clique aqui para assistir ao vídeo

Penela é uma vila pertencente ao distrito de Coimbra, no centro de Portugal. Fica a aproximadamente 190 km de Lisboa e a 150km de Porto então é uma ótima opção de bate-volta a partir destas duas cidades!

Passeio por lá na volta da minha viagem à Lousã, já a caminho de Lisboa. Confesso que não tinha grandes expectativas, mas fui surpreendida! O lugar é uma graça e com muita coisa para visitar, uma verdadeira jóia ainda não descoberta em Portugal!

Castelo de Penela

A grande atração é realmente o Castelo de Penela. Apesar de pequeno, está super bem conservado! O castelo medieval começou a ser construído no século XI e a muralhas que visitamos atualmente é do século XIV e XV. Erguido sobre uma grande rocha, o castelo fica no topo da vila, oferecendo uma bela visa da região. Claro que o local foi escolhido estrategicamente, já que o espaço funcionava como uma fortaleza.

Dentro da muralha, ainda existe a Igreja de São Miguel, do século XV, mas que estava fechada quando visitei. A entrada no Castelo de Penela é gratuita e lá dentro você poderá andar pelas muralhas e até se divertir num pequeno playground. Quem não ama balançar dentro de um castelo, né? rs

Saindo do castelo, fui almoçar no restaurante Varandas do Castelo. Comida ótima, preço muito bom e ainda uma vista incrível para a fortaleza!

Penela: o que visitar

Foi no restaurante que descobri que em Penela há muito para ver e fazer, graças à um folheto turístico que achei por lá. Você pode consultar todas as atrações aqui neste site, mas tem praias fluviais, cascatas, miradouros, igrejas e muito mais! Como só tinha a parte da tarde, resolvi visitar o Museu Villa Romana do Rabaçal. Eu não tinha ideia de que existiam ruínas romanas por lá e fiquei impressionada!

A visita começa no pequeno museu, onde você irá assistir à um vídeo contando um pouco da história do local e ver algumas peças encontradas durante as escavações. De lá, você seguirá com o guia do museu até as ruínas, que ficam a aproximadamente 1km do museu.

As ruínas romanas do Rabaçal datam do século IV D.C. Não se sabem muitos detalhes, mas acredita-se que a vila funcionava como uma casa de campo da família abastada, já que ficava próxima à Conímbriga, a cidade principal daquela época. Você pode ver um pouco de Conímbriga neste post de roteiro de Coimbra, o conteúdo é antigo mas ainda é válido!

Chegando nas ruínas, você verá basicamente os alicerces da construção e a guia te explicará o que era cada um dos cômodos. Os mosaicos romanos estão cobertos com areia para ficarem protegidos, já que não existe cobertura no local. Durante o tour, a guia irá escavar para que você possa ver um pouco destes mosaicos.

É uma visita rápida, mas bem interessante, principalmente para quem, como eu, é apaixonado por história! A visita custa 1,50€ e já inclui o tour guiado nas ruínas.

Saindo das ruínas romanas de Rabaçal, fui até o Castelo do Germanelo. Construído por D. Afonso Henriques entre 1142 e 1144, é uma muralha sem acesso de carro. Estacionei embaixo e tive que subir por volta de 1km a pé, e ainda assim, não cheguei no castelo em si. No caminho, descobri através do Google Maps o Baloiço do Germanelo. Com uma vista impressionante da região, tirei muitas fotos por ali!

Antes de voltar para Lisboa, ainda cheguei a passar em Miranda do Corvo, mas sinceramente não vi nada de interessante por lá então nem tirei fotos! rs Se quiser passear mais por ali, sugiro estes conteúdos: Serra da Lousã, Aldeias de Xisto, e o que fazer em Lousã (em breve).

Aqui o mapa com tudo o que visitar na Lousã:

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar?

Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

o que visitar em penela portugal
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anterior
Próximo artigo

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve

Luli Monteleone
Travel and UGC Creator based in Portugal