Guia de viagem: Tunísia em 6 dias!

Hoje trago um guia de viagem bem completo para visitar a Tunísia em 6 dias!

Clique aqui para assistir ao vídeo

Viajar para a Tunísia

Quem procura um destino diferente, com uma mistura única de cultura, história e paisagens deslumbrantes, vai adorar a Tunísia! Este país do Norte da África é repleto de maravilhas para explorar, desde cidades antigas até praias com mar cristalino. Neste guia completo de viagem para a Tunísia, vamos mergulhar nas informações práticas e dicas essenciais para tornar sua experiência inesquecível!

Dicas para viajar para a Tunísia:

  • Melhor época para visitar: A primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro) oferecem temperaturas agradáveis para explorar a Tunísia sem o calor intenso do verão. Eu fui em abril para aproveitar as praias mas ainda estava bem frio…
  • Como chegar na Tunísia: Ainda não existem voos diretos nem de Portugal nem do Brasil para a Tunísia, mas existem muitos voos a partir da Europa. Eu fui para Tunis de Paris com a Nouvelair e o vôo durou 2h30. 
  • Idioma: O idioma oficial da Tunísia é o árabe, mas muitas pessoas também falam francês. Nos locais turísticos, algumas falam inglês também e nos souks eles falam o que for necessário para vender! rs
  • Moeda e pagamento: A moeda é o Dinar da Tunísia (TND) e você não vai conseguir trocar dinheiro fora do país. Leve dólares ou euros para trocar quando chegar lá, no aeroporto mesmo. Em alguns lugares consegui pagar com euros, mas a cotação nunca é das melhores. Cartões só são aceitos em lojas grandes e alguns hotéis, então é sempre bom ter dinheiro com você, principalmente para fazer compras nos souks e comerciantes locais.
  • Transporte: a maneira mais fácil de se locomover pelo país é alugando um carro. As estradas são boas e os pedágios baratos. Mas se você estiver sozinha e não quiser dirigir, pode sempre contratar transfers, tours e motorista particular, que foi o que eu fiz.
  • Celular e comunicação: Eu tenho viajado sempre com eSim da Jetpac, que tem pacotes a partir de 1€ e com o meu código LUL7P2NC você ainda tem desconto. Basta clicar aqui, escolher o pacote ideal para a sua viagem e ficar conectado logo que pousar. Outra opção é, se você pousar no aeroporto de Tunis, pegar um sim card de maneira gratuita na área de recolha de bagagens. Depois, basta comprar um plano de dados no saguão do aeroporto mesmo para ficar conectada durante a sua viagem. Comprei o meu na Orange e paguei 10€ para 25 gb válidos por 30 dias. (mas já digo que a JetPac é mais barata! rs)
  • Vestuário adequado: A Tunísia é um país majoritariamente muçulmano, por isso é importante se vestir de maneira mais discreta. Ao visitar locais religiosos, como mesquitas e santuários, é importante vestir roupas modestas que cubram os ombros e os joelhos, tanto para homens quanto para mulheres. Veja aqui dicas de que roupa usar em um país muçulmano com os looks da minha viagem.
  • Segurança: Muita gente me perguntou se é seguro viajar para a Tunísia e posso dizer que me senti super segura por lá! Como em todos os lugares do mundo, é importante ficar sempre atenta: não deixar a bolsa aberta, não confiar em estranhos, etc. Como mulher viajando sozinha pela Tunísia, também não tive problemas. É claro que eles vão tentar te vender tudo e mais alguma coisa e alguns podem até te dar uma “cantada”, mas nada agressivo ou ofensivo. Basta “acenar, sorrir” e sair andando que está tudo certo!
  • Culinária: Não deixe de experimentar os pratos tradicionais tunisianos, como o couscous, os tajines, os deliciosos pastéis conhecidos como “brik”, a Harissa (pasta de pimenta) e as muitas águas florais.

Em geral, a Tunísia ainda é um tesouro escondido, sem muitos visitantes. Isso é bom porque os lugares não estão cheios e os preços são bem baixos, mas por outro lado é complicado para organizar a viagem por conta própria. Eu fui para a Tunísia a convite da USAID Visit Tunisia e  Sawa Taste of Tunisia, empresa que organiza tours gastronômicos no país. Contratar uma agência local é uma das maneiras mais fáceis e confortáveis de conhecer a Tunísia, já que eles organizam tudo e você não tem que se preocupar com nada.

Nos dias em que fiquei por conta própria, reservei os tours e motorista particular diretamente com o hotel onde estava hospedada.

Roteiro de 6 dias na Tunísia:

  • Dia 1 – Tunis: Tire o seu primeiro dia de viagem para explorar Tunis, a capital da Tunísia. Passe pelo mercado central e se perca pelos souks dentro da medina. Fiz um tour de comida de rua por ali que foi incrível, super recomendo. Termine o dia jantando no Dar El Jed, restaurante na Medina de Tunis que é um dos mais lindos que eu já estive!
  • Dia 2 – Sidi Bou Said: Esta vila a beira-mar é encantadora com suas casas em branco com detalhes azuis e sua vista para o mar. Ali você pode visitar o Palácio Barão d’Erlanger’s e, se estiver calor, pode relaxar em alguma das praias da região. Não deixe de provar o Bambalouini e tomar um chá no Cafe des Nattes, local histórico que fica bem no centrinho da vila. À noite, jante em La Goulette, uma região cheia de restaurantes especializados em peixes e frutos do mar.
  • Dia 3 – Carthage: Este dia é todo dedicado aos romanos! Pela manhã, visite o Museu Bardo, que tem uma das maiores coleções de mosaicos romanos do mundo, é impressionante! À tarde, vá visitar as muitas ruínas romanas de Carthage. As mais bem conservadas são os banhos romanos, imperdível!
  • Dia 4 – Resort em Hammamet: Depois de explorar a região de Tunis, fui para Hammamet, que tem muitos resorts. Eu fiquei no Le Sultan e passei o dia inteiro ali: fiz a experiência de hammam com massagem no spa, relaxei na jacuzzi, li na praia, admirei o mediterrâneo da minha varanda… uma delícia!
  • Dia 5 – Hammamet e Nabeul: Tire o dia para explorar os arredores do resort. Eu peguei um motorista particular que me levou à medina de Hammamet, Yasmine (onde tem marina, lojas e restaurantes), Dar Sebastian (um centro cultural) e Nabeul, onde fiz ótimas compras no souk. Em Nabeul, você pode também fazer um workshop de cerâmica no atelier que cria as peças para o Príncipe de Mônaco (@Arceram)!
  • Dia 6: Kairouan e El-Jem: No seu último dia de viagem, pegue um tour para conhecer a cidade sagrada de Kairouan e o Coliseu de El-Jem, um dos maiores do mundo.
Onde se hospedar na Tunísia

Nos 3 primeiros dias, aconselho ficar hospedada em Tunis ou Sidi Bou Said, já que todas as atrações são perto uma das outras. Em Sidi Bou Said, fiquei no Dar Said, um hotel de charme bem no centro da vila. Você pode ver muitas outras opções de alojamento na região de Tunis clicando neste link.

Em Hammamet o que não falta são resorts, para todos os gostos e bolsos. Eu fiquei no Le Sultan e adorei! Aqui você acha muitas outras opções de hospedagem em Hammamet.

O que visitar na Tunísia

Tentar conhecer a Tunísia em 6 dias é uma missão impossível: o país tem muito para ver e fazer! Eu adoraria ter ido para o Deserto do Saara, onde ficam algumas cidades de Star Wars. Sim, os cenários existem de verdade! Também adoraria explorar outras regiões e cidades como Douz, Tozeur, Djerba, entre outras. Já sei que terei que voltar!

A Tunísia é um tesouro escondido no norte da África, esperando para ser descoberto. Com sua rica história, praias deslumbrantes e paisagens épicas, este país cativante oferece uma experiência de viagem verdadeiramente única e inesquecível!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar?

Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

tunísia em 6 dias
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve

Luli Monteleone
Travel and UGC Creator based in Portugal