Na minha opinião, uma das coisas mais legais dos blogs é justamente saber mais sobre a pessoa que escreve, ver qual o estilo da blogueira, aprender e trocar informações. Justamente por isso acabamos gostando mais de alguns blogs do que de outros, por uma questão de identificação mesmo. E não há problema nenhum com isso! A blogosfera é imensa: dá pra achar bloggers “gordinhas, magrinhas, pobrinhas, riquinhas”… Tem para todos os gostos e isso o que torna tudo tão legal!
Agora, uma coisa que tem me incomodado muito nos últimos tempos é a proliferação das “modinhas de blogueiras”. Sneakers, calça listrada, shorts-saia assimétrico, espadrille Chanel, shorts quadriculado… Pode reparar: basta uma blogueira usar uma peça que em seguida milhares de outras usam à exaustão a mesma peça. Sério, chego até a pegar bode de algumas roupas por conta disso! Você entra em vários blogs e está lá: sempre a mesma peça, original ou inspired, na maioria das vezes com uma combinação bem parecida, nada de inovador. Ah, e geralmente vem com algum texto do gênero: “Tem que ter” ou “Must Have”. A gente só tem que ter o que gosta (e pode, né! rs), não o que os outros nos dizem!
Não estou falando para para deixarmos de usar as tendências que gostamos (uso muitas delas, vocês sabem que sou fashion victim! rs), mas não podemos nos tornar clones de outras pessoas. “Ah, vou usar a bolsa X pq não sei quem tem e eu quero ser como ela.” Não, né? Os blogs e fotos de street style servem para inspirar, não para você fazer um “ctrl+C ctrl+v”! Vamos construir nosso próprio estilo a cada dia, errando muito, acertando às vezes e sempre, mas sempre mesmo, nos divertindo! Afinal, moda deve ser divertida acima de qualquer coisa!
Quem me inspirou a fazer esse desabafo todo foi o tumblr Shit Blogger Wears (todas as ilustrações usadas neste post são de lá!). Nele, Cecilia Doan desenha as peças mais usadas por blogueiras ao redor do mundo todo. Além de nos fazer pensar no que estamos vestindo, serve também para vermos quais são os itens mais abusados! Fora que as ilustrações são lindas, vale o clique! ;)
E vocês, o que acham dessa pasteurização do look do dia?
Oi Luli, concordo muito com vc. As vezes chego a deixar de usar uma peça digamos hit, que todo mundo está usando por isso mesmo, pego bode e dou para alguém.
Adoro os blogs de Street Style gringos porque sempre tem algo diferente para nos inspirar e não todo mundo com o mesmo uniforme!!! Beijos
Também já peguei bode de várias peças… uma pena, né? Strreet style internacional é bacana mesmo, adoro ver o estilo do pessoal ao redor do mundo!
bjbj
Cropped, Calça do Jack Skellington, agora essas saias assimétricas… É um embalismo sem tamanho… Cadê personalidade? Por essas e outras que eu não me ligo em blogs de moda.. respeito, mas não acesso pq o conteúdo não me interessa.
é, o problema que blog de moda virou sinônimo de look do dia… Look do dia é legal, mas moda é muito mais do que isso, né?
(adorei o ” Calça do Jack Skellington”, só tinha pensado no Beetlejuice msm! rs)
bjs
Parabéns pelo post! Achei excelente….É td tão repetitivo que seja a cansar….Inspiração é sempre válida e bacana, cópia é a coisa mais brega!!
Que bom que gostou, Fabi! Fico feliz que mais gente pense como eu! ;)
bjbj
[…] O artigo é do blog Trend Tips e chama-se: “A pasteurização do look do dia”. Para ler clica aqui. […]
Oi Luli… não curto comentar post antigos, mas esse seu post adorei!
Super me identifico com suas palavras… rs
Acho super chato esses “it blogs” todos com as mesmas inspirações (leia: mesmas fotos) e notícias… nada novo, tudo ‘de novo’… Um eterno déjà vu… sem contar a avalanche de marcas… super monótono…
A moda deve refletir o que você é… e nunca, jamais, você apenas refletir a moda…
bj, Luh
Oi, Luh!
Adorei seu comentário, fico feliz de saber que não sou só eu que estou de saco cheio dessas repetições! ;)
bjbj