2 dias em Lyon, na França!

Hoje vamos descobrir o que ver em Lyon, na França!

Clique aqui para assistir ao vídeo

O que ver e fazer em Lyon

Em dezembro, aproveitei uma passagem aérea barata para passar o fim de semana em Lyon. A terceira maior cidade da França é conhecida por sua rica herança histórica, arquitetura deslumbrante e, é claro, sua deliciosa culinária.

Considerada a capital da gastronomia francesa, claro que uma das grandes atrações da cidade são os restaurantes. Mas já adianto que é super importante reservar com muita antecedência. Como foi uma viagem de última hora, não reservei e não consegui comer em nenhum lugar que me indicaram… Mas comi muito bem do mesmo jeito!

Roteiro de viagem: Lyon em 2 dias

Comecei o sábado fazendo um Free Walking Tour por Lyon, para descobrir a história e alguns segredos da cidade. Passamos pela Catedral e por muitos Traboules, claro! Traboule é uma passagem entre dois edifícios, super típico em Lyon. Bem escondidas e fechadas com porta, não é fácil de achar a entrada para elas, por isso o tour foi super importante! A mais famosa é a La Longue Traboule, que tem uma torre dentro.

O tour terminou no Grand Hôtel-Dieu, que era um antigo hospital e hoje abriga várias coisas: hotel, restaurante, lojas… Lyon é famosa pela produção de seda e tem vários locais onde é possível visitar pequenos museus, ver como é feita a produção e saber mais sobre este pedaço tão importante para a moda mundial. Visitei o Brochier Soieries (que fica no Grand Hôtel-Dieu). É um museu é bem pequeno, mas super completo. Amei que eles tinham Yves Saint Laurent, Dior, Chanel e até Miró!

Depois do almoço, segui para a Praça Bellecour, onde tem uma estátua do autor do Pequeno Príncipe, mas estava em reforma. No inverno, tem uma roda gigante. Dali peguei o metro e funicular para subir até a Notre Dame.

A Notre Dame de Lyon é realmente espetacular por dentro, os detalhes são impressionantes! De lá de cima, dá para ver toda a cidade. Bem perto, fica o Antiquaille. Dizem que foi ali que nasceu o cristianismo na região e onde supostamente Saint Pothin ficou preso.

Segui para o Théâtres Romains de Fourvière (antigo teatro romano). Enorme e também com uma vista incrível para a cidade. Visitei o Lugdunum, um museu todo dedicado à civilização romana na região.

Todos os anos, no começo de dezembro, Lyon recebe a Fête des Lumière (Festival das Luzes), um festival que ilumina toda a cidade. Quando eu fui o festival já tinha acabado, mas ainda consegui ver esta projeção na Notre Dame. Amei que teve até o Brasil aparecendo!

Minha ideia à noite era conhecer os mercados de Natal, mas o Natal em Lyon foi uma grande decepção: só tinha um mercado de natal, que apesar de ser até grande, não tinha nada de especial…

Comecei o domingo na parte moderna de Lyon. O Musée des Confluences conta a história da evolução em diversas áreas: humana, origem do mundo, animal… Amei que pude encostar num fóssil de dinossauro de verdade!

À tarde, aproveitei meu Lyon City Pass para visitar não um, mas dois museus de marionetes, que ficam praticamente um do lado do outro. O Gadagne – Musée des Arts de la Marionette é super interativo!

O Le Petit Musée de Guignol eu chamaria de excêntrico: duas salas lotadas de marionetes que se mexem sozinhas. Estava fazendo a visita sozinha e confesso que foi um pouco assustador! hahaha

Segui para o Musée des Beaux-Arts de Lyon, que fica em uma antiga abadia do século XVII. Este museu possui uma das maiores coleções de obras de arte europeias (Véronèse, Rubens, Rembrandt, Poussin, Géricault, Delacroix, Gauguin, etc.) que datam do antigo Egito até aos dias de hoje.

Terminei o dia visitando os famosos e enormes murais de Lyon, pintados usando a técnica de Trompe-l’oeil, que forma uma ilusão de ótica. O Fresque des Lyonnais representa personagens históricos da cidade. Peguei o metro para ver o Mur des Canuts. Este surgiu como uma forma de publicidade em 1987 e mostra a vida no bairro. Os detalhes são impressionantes!

Lyon ainda tem mais para ver, mas não tive tempo de fazer tudo. O cinema nasceu na cidade, então existem alguns museus sobre o assunto. O Musée Cinéma et Miniature tem peças originais de vários filmes famosos. Eu só passei em frente e vi a motocicleta do Indiana Jones, o C-3PO de Star Wars e um Gizmo (o gremlim na forma fofa). O Institut Lumière é dedicado ao cinematógrafo e à história da família Lumière e explora o processo de invenção do cinema.

Se quiser passear ao ar livre, vá até o Parc de la Tête d’Or. Lá perto, fica a Cité Internationale e o Musée d’art contemporain de Lyon (que só vai reabrir em março).

Onde comer em Lyon

Lyon é a capital da gastronomia na França, o que significa que se come muito bem, mas os restaurantes estão sempre lotados. Como não reservei nenhum, acabei comendo em lugares aleatórios, mas deliciosos.

  • Food Traboule – uma espécie de praça de alimentação com vários restaurantes juntos. Pedi o Raviole du Dauphine, típico da região, mais vinho e tudo custou 20€.
  • Atelier d’Yvonne – restaurante super charmoso, comi um bife delicioso com uma taça de vinho por 20€.

Quenelle é um dos pratos típicos de Lyon que não tive a oportunidade de provar. É um bolinho feito com carne ou peixe muito condimentados, cozidos em água e servidos gratinados com molhos ou sopas. Me indicaram o Restaurant Le Vieux Lyon e o Bouchon Les Lyonnais, mas os dois estavam lotados… E também não consegui ir em nenhum Bouchon, restaurantes tradicionais que servem comida típica de Lyon. Já sei que terei que voltar!

Se quiser levar (ou provar) alguma comida tradicional, vá até o Halles Paul Bocuse, um mercado gastronômico.

Outra coisa que você não pode deixar de provar em Lyon é Praline: amêndoas caramelizadas em tons de pink. Além de lindas, são deliciosas! Por toda a cidade você vai achar essa iguaria: seja pura, em brioches ou tortas.

Fim de semana em Lyon

Em Lyon, fiquei hospedada no Pilo Hotel. O local era ótimo: fiquei em um quarto compartilhado, mas cada cama tinha uma cortina, o que dava privacidade. O restaurante / bar do hotel era super animado, tanto que jantei por lá no sábado. A única parte que não gostei muito foi a localização: em Croix Rousse, uma das colinas da cidade. O bairro é ótimo, seguro e tudo mais, mas fica um pouco afastado das principais atrações de Lyon. Na minha próxima visita, irei procurar algo mais perto do centro histórico, como estas opções aqui.

Uma dica boa é comprar o Lyon City Pass, que te dá acesso à muitos museus e atrações, além do transporte público por toda Lyon. Usei muito ônibus e metro para andar por lá!

Nesta viagem não comprei nada, mas fiquei muito tentada com as bolsas da Jeuxvideo.fr, uma loja de segunda mão com várias bolsas de grifes. Lyon também tem uma loja da Uniqlo, aquela marca japonesa que eu amo e de onde são todas as minhas roupas térmicas.

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar?

Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

o que ver em lyon frança
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve

Luli Monteleone
Travel and UGC Creator based in Portugal