Visitando o Palácio do Parlamento em Bucareste!

O Palácio do Parlamento em Bucareste é o cartão postal da capital da Romênia. Não é para menos: o prédio é, literalmente, enorme! Eu sabia que era grande e mesmo assim fiquei impressionada quando vi de perto. Claro que fiquei curiosa para ver como era por dentro, então fiz questão de visitá-lo!

Palácio do Parlamento em Bucareste

Para entender o motivo do Palácio do Parlamento de Bucareste ser tão grande, é necessário entender um pouca da história da Romênia. Entre os anos de 1965 e 1989 o país viveu um forte regime comunista, comandado por Nicolae Ceauşescu e sua mulher, Elena Ceaușescu. Em 1977, depois de um grande terremoto e inspirado pela sua amizade com o ditador da Coréia do Norte, Ceauşescu decidiu que iria construir um prédio que funcionaria como um centro político-administrativo. O local escolhido foi o topo do morro Uranus, por ser considerado mais seguro para construções do tipo. Palácio do Parlamento em Bucareste, Romênia Só tinha um problema: essa área já estava toda construída e habitada! Bom, nada que um ditador não resolva, né? O infeliz decidiu demolir o equivalente a 1/5 de toda a cidade de Bucareste, mesma superfície de Veneza. 20 igrejas foram destruídas, 8 foram levadas para outros lugares, 10 mil casas foram demolidas e mais de 57 mil famílias foram despejadas. Tudo para que o sonho megalomaníaco do ditador fosse tirado do papel!
Palácio do Parlamento em Bucareste, Romênia
Neste salão costuma ficar o maior tapete do mundo. Me lembrou um pouco “A Bela e a Fera”! rs
Mais de 100 mil trabalhadores fizeram parte da construção, que acontecia 24h por dia, sem parar. O resultado é um edifício com uma superfície de 365 mil m2, sendo o segundo maior edifício administrativo do mundo, perdendo só para o Pentágono. Também é considerado o edifício mais pesado e mais caro do mundo. São mais de 1.000 salas, duas garagens subterrâneas e 12 pisos de altura! Na construção, foram usados somente materiais produzidos na Romênia: as pedras são romenas, os cristais são locais, os tapetes são feitos com materiais e técnicas típicas… tudo, claro, para exaltar o poder do ditador país.
Palácio do Parlamento em Bucareste, Romênia
As enormes escadarias e cortinas!
Ah sim, como o casal Ceauşescu não era capaz de entender as plantas do projeto, construíram uma maquete gigante detalhada de toda a cidade de Bucareste. Os ditadores podiam passear por cima da maquete e dar instruções para a construção. A cada visita, que geralmente ocorria uma vez por semana, eles mudavam os planos. Devia ser bem fácil trabalhar para eles, não? Quando a Revolução do ano de 1989 (que deu um fim ao comunismo no país) aconteceu, o prédio estava 60% finalizado. Decidiram continuar com as obras pois iria sair muito mais caro demolir o toda a construção! As obras foram realizadas mais tarde, entre os anos de 1992 e 1996.
Palácio do Parlamento em Bucareste, Romênia
Um dos mais bonitos salões do Palácio do Parlamento!
Atualmente, o palácio abriga várias instituições do governo e algumas de suas salas podem ser alugadas para eventos e conferências. Durante a visita guiada, passamos por algumas das maiores salas e podemos ver a “maior porta de correr do mundo”, a “maior cortina do mundo”, o “maior tapete do mundo”. Tudo lá é um verdadeiro exagero e é impressionante ver tudo de perto!
Palácio do Parlamento em Bucareste, Romênia
Detalhe do teto em um dos salões
Se por fora o prédio chama atenção pelo seu tamanho e sua arquitetura bem “pesada”, dentro o destaque fica para os detalhes (que também são enormes, na verdade)! Tudo é ricamente decorado: tetos, chão, janelas… Pena que a visita é muito rápida, mal dá para tirar fotos…

Como visitar o Palácio do Parlamento em Bucareste

O site do Palácio do Parlamento é bem difícil de entender, além de ter informações incorretas, mas basicamente, para visitar o local, você tem duas opções. A primeira é ligar (+ 40 733 558 102 ou +40 733 558 103) no dia anterior, entre 9h e 16h, para fazer uma reserva para o dia seguinte. É um pouco difícil, já que o inglês deles é ruim e eles não fazem questão de serem simpáticos. Tive que ligar pelo menos 7 vezes até alguém entender o que eu falava e finalmente fazer minha reserva. A outra opção é comprar o bilhete no mesmo dia, direto na bilheteria.
Palácio do Parlamento em Bucareste, Romênia
A maior porta de correr do mundo é essa aí no fim do corredor!
A bilheteria e entrada para as visitas não ficam na frente do Palácio do Parlamento em Bucareste, ficam do lado direito para quem olha de frente para ele. É na avenida “Bulevardul Națiunile Unite”, bem em frente ao parque Izvor. O local exato é este aqui, para ficar mais fácil. No dia da visita, chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência e não se esqueça de levar o passaporte, pois não é permitida a entrada sem um documento de identificação.
Palácio do Parlamento em Bucareste, Romênia
A entrada fica nesta lateral. Sim, isso é só uma das laterais do gigantesco palácio!
O site do local fala que existem vários tipos de visita, mas quando perguntei lá me falaram que só existia um tipo, que é o mais curto que passa por menos salas. Esse tour dura por volta de 1h30 e passa por algumas das maiores salas do Palácio. Queria ter feito a visita completa, que passa no terraço, mas acho que não dá mais! :( De qualquer maneira, o Palácio do Parlamento em Bucareste é um ponto obrigatório para quem visita a capital romena. A visita é bem interessante e é impressionante os números e tamanhos do lugar. Vale muito a pena!

Acompanhe minhas próximas viagens pelo instagram: @LuliMonteleone!

Encontre seu hotel em Bucareste aqui: http://bit.ly/2KFu0hW! Você não paga mais por isso e ainda me ajuda a viajar mais e trazer mais dicas para cá! ;)

Fui à Romênia à convite do Experience Bucharest, uma viagem que contou com o apoio de AMPT, Bucharest Town Hall, Centenário da Romênia. Nos primeiros dias, fiquei hospedada no Good Living BucharestMinha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve

Luli Monteleone
Travel and UGC Creator based in Portugal