Junho é o mais mais animado em Portugal por conta dos Santos Populares de Lisboa!
O que são os santos populares de Lisboa?
Durante todo o mês de junho, Lisboa se transforma: bandeirinhas, manjericos, o cheiro de sardinha assada no ar e música pimba ecoando nos bairros mais tradicionais. É tempo de celebrar os santos populares — principalmente Santo Antônio, o padroeiro da cidade.
História das festas de santos populares
A tradição dos Santos Populares é antiga e está ligada à celebração de três santos católicos: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). Em Lisboa, Santo Antônio é o mais querido, e as festas acontecem principalmente nos bairros mais tradicionais da cidade, com foco nas celebrações populares, comida típica e muita música.
Como se celebra o dia de Santo Antônio em Lisboa
A noite de 12 para 13 de junho é o ponto alto da festa. As ruas de bairros como Alfama, Graça e Mouraria se enchem de gente, barracas, música e alegria. É tradição pular de arraial em arraial até o amanhecer.
Tradições e Superstições nos Santos de Lisboa
- Manjerico com quadra – Um vasinho de manjericão com um poema divertido: presente clássico e símbolo da festa.
- Casamentos de Santo Antônio – Casais se casam em cerimônia coletiva patrocinada pela cidade.

Marchas populares
Se puder, vá ver as marchas populares na Avenida da Liberdade! É um desfile com fantasias, coreografias e muita competição entre os bairros. Acontece sempre na noite de 12 de junho e é uma explosão de cultura lisboeta.
Melhores Arraiais de Lisboa
Cada bairro tem seu próprio arraial, com barracas, palcos e comidas típicas. Alguns dos mais famosos incluem:
- Alfama – O mais tradicional, com ruas estreitas cheias de história e charme.
- Graça – Vista linda da cidade e arraial animado.
- Bairro Alto – Ideal para quem quer festa até de madrugada.
- Alcântara – Onde fui surpreendida com shows incríveis como Toy e Quim Barreiros.
Dica de ouro: quer saber onde estão os principais arraiais? Dá uma olhada no site das Festas de Lisboa para ver a programação completa.
Santos Populares de Lisboa
Durante todo o mês de junho, Lisboa é tomada por bandeirinhas coloridas e manjericos. O cheiro de sardinha assada toma conta das ruas, onde moradores e turistas se divertem nas noites (supostamente) quentes. E é assim o mês inteiro: em vários pontos da cidade, pequenas e grandes festas de Santos agitam a todos!



São muitas opções de Arraiais populares, em diversos bairros, cada um com um toque especial. Em comum, todos eles tem a bebida, a excelente comida e a música “pimba”, que nada mais é do que música brega. Cafona sim, mas muito divertida!
A maioria das festas dos santos em Lisboa começam no fim do dia, são na rua e por isso a entrada é grátis. Mesmo sendo uma festa popular e muito cheia, é super seguro. No entanto, é sempre bom tomar cuidado com bolsas, celulares e carteiras, né?

Eu fiz o vídeo na Romaria de Santo Amaro, um arraial em Alcântara, aqui perto de casa. Achei que seria uma festa tranquila e pequena, mas fui surpreendida com uma super festa com shows ótimos! No primeiro dia, Toy e depois, Quim Barreiros, a própria encarnação dos Santos Populares. Quim é responsável pelas músicas mais cafonas famosas da época: garagem da vizinha, cabritinha etc. TODAS tem duplo sentido na letra, é muito engraçado!
Comidas típicas nas festas dos santos populares
Eu amo o clima de festa que fica em Lisboa nessa época e gosto mais ainda das comidinhas! O petisco principal é a sardinha assada, servida inteira dentro de um pão. Tem também outros tipos de sanduíches: bifana (carne de porco grelhada), prego (carne de vaca grelhada), courato (que eu prefiro nem dizer o que é… rs).



Para acompanhar, uma imperial (como é chamado o chopp aqui) ou sangria. De sobremesa, dá para se esbanjar nas “Farturas” como são chamados os doces por aqui. São barracas gigantes que vendem churros, crepes, waffles… É uma verdadeira perdição!
Música nas festas: pimba com orgulho!
As festas de junho têm trilha sonora própria: música pimba! Sim, aquelas músicas com letras exageradas, pegajosas e com duplo sentido. E a gente AMA!
Não tem arraial sem Toy, Quim Barreiros, Rosinha, Emanuel e outros nomes clássicos da pimbalhada nacional. Prepare-se para cantar (e rir!) muito.
Festa de Santo Antônio em Lisboa
A grande festa acontece na noite do dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio. A cidade para, as ruas do centro histórico são tomadas por uma multidão que come, bebe e dança a noite toda. É uma verdadeira loucura, super divertido!

Nessa noite você pode escolher um único arraial para ir, mas o divertido mesmo é se perder pelas ruas e visitar várias festas. Pelo caminho, tome uma imperial (ou várias!) e coma uma bifana (ou várias!) para ter energia! rs




Eu adoro os Santos Populares, independente do dia. Mas a noite do dia 12 de junho é sempre especial, já que faço aniversário no dia de Santo Antônio e aproveito a festa para comemorar junto com a cidade toda! rs
Dicas extras para curtir os santos populares de Lisboa
- Use sapatos confortáveis: você vai andar (e dançar!) bastante
- Prefira transporte público: muitas ruas são fechadas e o trânsito vira caos
- Chegue cedo nos arraiais mais famosos para conseguir mesa (se quiser sentar, claro!)
- Leve um casaco leve: à noite costuma fazer frio mesmo no verão
- Cuidado com seus pertences: apesar de seguro, o ambiente é muito cheio
- Leve dinheiro em espécie: muitas barraquinhas não aceitam cartão.
Vai estar em Lisboa em junho?
Então não perca os arraiais! É a melhor época para viver a cidade como um verdadeiro lisboeta. Vai ter sardinha, dança, gritaria e muita risada. Junho em Lisboa é sinônimo de alegria!
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar?
- Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto!
- Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR
- Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ
- eSim / chip Virtual para viajar a partir de 1€ (com desconto!) usando o código LUL7P2NC.
- Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil.
- Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui.
Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
