A Transilvânia deve ser a região mais conhecida da Romênia, uma das mais visitadas por quem vai fazer turismo no país. Sua fama deve-se principalmente à lenda do vampiro Drácula, mas ali tem muito mais para ver!
Tive a oportunidade de passar alguns dias na região, visitando Brasov, o Castelo de Bran / do Drácula, Sibiu e alguns outros pontos bem interessantes! Como fui com o grupo do Experience Bucharest, de van, pudemos passar por lugares ainda não muito descobertos pelos turistas e conhecer um pouco mais da cultura local!
Fortaleza de Rasnov
A pequena vila de Rasnov abriga uma fortaleza: uma pequena cidade muralhada. Esse é um dos locais mais visitados por quem vai fazer turismo na Transilvânia, mas no dia que passamos por ali estava fechado. Falam que dentro das muralhas dá para passear pelas ruas estreitas, admirar a arquitetura antiga e se esbaldar nas lojas de souvenirs.
Eu tive que me contentar em olhar a fortaleza através do portão e depois dar uma volta na pequena vila, que fica embaixo. A vila é minúscula mas bem fofa e dali dá para ver direitinho o letreiro estilo Hollywood.
Tradições Romenas
No fim do dia passamos pela Mama Cozonacilor, um Bed & Breakfast que recebe diversos tipos de eventos. Ali fomos recebidos da maneira típica Romena: com pão (que deve ser “molhado” no sal”) e tuica, a cachaça típica do país. Os proprietários estavam com trajes tradicionais e pudemos ver o processo de fabricação dos Gingerbread. Pude até tentar decorar um!
Turismo na Transilvânia: Fortaleza Feldioara
No dia seguinte visitamos um local ainda muito pouco conhecido pelos turistas: Fortaleza de Feldioara. Construída originalmente em 1211, o local foi destruído muitas vezes durante os séculos. Até mesmo Vlad, o empalador (também conhecido como Drácula!) destruiu o local num guerra contra os otomanos. Depois de uma longa reforma que respeitou a arquitetura original, a Fortaleza de Feldioara reabriu ao público em 2017.
Além da vista do interior da Transilvânia, a fortaleza ainda tem diversas salas com exposições, incluindo roupas típicas, objetos de uso diário e peças encontras durante as escavações, que incluem até o período neolítico!
Igrejas Fortificadas da Transilvânia: Crit
A região entre Brasov e Sibiu é famosa pelas várias Igrejas Fortificadas, que resistem até os dias de hoje. Essas igrejas tem essa muralha externa para proteger de ataques de inimigos, dentro das muralhas a população conseguia se proteger e proteger também alimentos e animais. Visitamos a Igreja Fortificada de Crit, bem pequenina e simples, mas super interessante. Do lado de fora, fica a Casa Kraus, um hotel instalado na antiga casa paroquial, todo renovado e decorado com peças feitas à mão num trabalho típico romeno.
Foi bem interessante explorar lugares diferentes da Transilvânia, claramente lugares que eu não conseguiria descobrir sozinha. A melhor maneira de passear pela região é realmente alugando um carro, já que os transportes públicos são escassos e não te levam diretamente aos lugares. E estando de carro, você tem a liberdade de parar onde quiser e descobrir vilas fofas e sem turistas!
Se inscrevam no meu canal no Youtube para assistirem antes aos vídeos!
Encontre seu hotel na Transilvânia aqui: http://bit.ly/2KPQFIL! Você não paga mais por isso e ainda me ajuda a viajar mais e trazer mais dicas para cá! ;)
[…] Explorando a Transilvânia […]
[…] assim como Rasvnov (que já mostrei aqui), tem um letreiro estilo Hollywood, que pode ser visto de toda a cidade. Existem duas maneiras de […]