Hoje vamos nos hospedar numa houseboat em Kerala, na Índia!
Houseboat em Kerala, Índia
Confesso que quando vi isso no programa da viagem fiquei bem apreensiva: eu enjoo em barcos e achei que não seria nada confortável… Ainda bem que eu estava muito enganada!
Para começar, eu mal senti o barco se mexer! Navegamos pelos backwaters de Kerala, uma série de canais super calmos. Fiquei super bem toda a viagem, não senti um pingo de enjoo!
Sobre o conforto: me senti num hotel! Ficamos num barco com dois quartos, uma cozinha e uma área comum. O quarto era super espaçoso, com duas camas, ar condicionado, uma janela enorme…
O banheiro me surpreendeu também: tinha até água quente (não que fosse necessário, considerando o calor da Índia! rs). Eu fiquei hospedada no Xandari River Escapes, você pode reservar aqui. Existem várias opções de houseboats em Kerala, veja todas aqui.
Apesar de todo o conforto do quarto, passei a maior parte do tempo na “área comum”: a parte da frente do barco, aberta, onde fica o marinheiro. É ali que fica a mesa de jantar, além de bancos e poltronas. Uma delícia sentar ali e se admirar com a paisagem enquanto aproveita o vento leve para se refrescar!
No meio do caminho, aproveitamos para fazer uma sessão de fotos no barco! No fim do dia, ancoramos para ver o por do sol e passar a noite por ali.
Aí rolou toda uma nova sessão de fotos! Mas sério, é tão bonito, impossível não querer tirar milhões de fotos, né? rs
Sadya: para comer com as mãos!
Nossa estadia na casa barco começou bem: fomos recebidas com uma toalhinha refrescante e uma água de coco. Pouco depois, o chef do barco nos serviu um almoço especial: Sadya. O prato tradicional de Kerala é servido numa folha de bananeira e deve ser comido com a mão. Só com a direita, já que a esquerda é “impura”, pois é a mão que eles usam para se limpar no banheiro! rs
O Sadya nada mais é que várias porções de comida diferentes, que podem ser comidos misturados ou não. No que me foi servido no barco, tinha arroz branco, vários tipos de legumes, banana chips, um purê rosa de alguma coisa que eu não lembro (rs!), chapati (um tipo de pão) e uma banana. É um prato lindo de se ver, mesmo.
Comer é um pouco difícil: é super estranho comer com as mãos coisas como arroz, purê que é quase líquido, legumes… Além de estranho, é realmente difícil! A técnica é juntar o arroz com o resto e tentar fazer um bolinho. Aí você tenta equilibrar tudo e colocar na boca. Difícil, mas não impossível! rs
Em geral, eu gostei do que nos foi servido, mas o sabor é muito diferente de tudo que estou acostumada. Muita pimenta, curry, muitos temperos, uma mistura doce no meio… Eles usam coco em tudo, de todas as maneiras: coco ralado, óleo de coco, leite de coco… São muitos sabores juntos! rs
No meio da tarde ainda nos serviram um tipo de bolo de banana com chá e à noite tivemos jantar. Para o café da manhã, pedimos coisas ocidentais, já que comer curry e pimenta logo cedo é um pouco de exagero para mim! rs
Ficar numa houseboat em Kerala foi uma das experiências mais incríveis que tive na vida, sério!
Se inscrevam no meu canal no Youtube, ainda vai ter muito vídeo sobre a Índia!
Encontre seu hotel em Kerala aqui: http://bit.ly/2GjjLha! Você não paga mais por isso e ainda me ajuda a viajar mais e trazer mais dicas para cá! ;)
[…] grande labirinto com mais de 900km! Existem várias maneiras de explorá-los e depois de passar uma noite numa casa barco na Índia, explorei a região à bordo de um […]