Vamos conhecer os miradouros no Douro?
Os mais bonitos Miradouros no Douro
Aproveitei a minha última viagem para o norte de Portugal para visitar alguns dos mais bonitos miradouros do Douro! Uma tarefa bem difícil, já que toda a região tem paisagens de tirar o fôlego!
Aqui estão os miradouros do Douro que eu visitei:
- Miradouro São Leonardo de Galafura (Peso da Régua) – Um dos miradouros mais bonitos do Douro e o que tem uma boa infraestrutura também: banheiros, mesas para piquenique, estacionamento, uma capela… Uma boa ideia é fazer um piquenique por ali, admirando a vista deslumbrante! Dizem que o escritor português Miguel Torga ia ali para escrever seus poemas e tem até o trecho de um deles numa das pedras.
- Miradouro de Santo António (Peso da Régua) – mais urbano, dá pra ver Peso da Régua e outras aldeias e vilas da região. O acesso é super fácil.
- Miradouro do Museu do Côa – Você não precisa visitar o museu para admirar a paisagem deste miradouro, mas eu ralmente aconselho almoçar ou apenas tomar um vinho no restaurante que tem ali. A vista é deslumbrante, tem toda a infraestrutura necessária (banheiros, estacionamento) e o acesso é super fácil!
- Miradouro do Emílio dos Santos (Foz Côa) – Bem no centro de Vila Nova de Foz Côa fica este pequeno miradouro com uma paisagem bem diferente: sem rio, mas com muitas plantações. Se você estiver em Foz Côa, vale dar uma passadinha.
- Miradouro de Santa Bárbara (Mós) – Já começo alertando para o fato de que existem vários miradouros de Santa Bárbara por ali, fui nesse em Mós mas na verdade queria ter ido em outro… kkkk O acesso não foi muito fácil, no fim a estrada era de terra, bem estreita e uma subida íngreme. Mas a vista era bonita (como sempre)!
- Baloiço do Sobreiro (Torre de Moncorvo) – Um dos lugares mais incríveis em que eu já estive! Moncorvo ainda está na região do Douro, mas ali a paisagem já é bem diferente: não vemos vinhas, nem rio, apenas um lago. O grande diferencial ali é realmente o baloiço (como são chamados os balanços aqui em Portugal). As fotos no baloiço ficam incríveis, mas já aviso que cansa bastante balançar! kkkk Até existe uma estrada para chegar bem perto do baloiço, mas tinha tanta pedra que achei melhor estacionar o carro e ir a pé. Andei por volta de 1km para chegar lá e valeu muito a pena!
- Ponte Rodoviária sobre o rio Pinhão – não é um miradouro, apenas parei na estrada à caminho de Pinhão para admirar a ponte! rs
- Miradouro Torguiano de São Cristóvão do Douro (Pinhão) – apenas uma pequena entradinha para parar o carro e tirar foto de Pinhão com as vinhas em volta.
- Miradouro Pégo (Tabuaço) – um dos muitos pontos com paisagens incríveis da estrada N222, que corre ao lado do Rio Douro e é uma das estradas mais bonitas em que eu já dirigi!
Miradouro do Ujo
O Miradouro do Ujo fica em Alijós e a verdade é que ele não fica no caminho nem perto de nada! rs Pode ser longe e fora de mão, mas a estrada é boa e vale a viagem até lá! O Miradouro do Ujo é um dos miradouros mais famosos do Douro e é fácil perceber porquê: a vista dali é realmente de tirar o fôlego. O Miradouro do Ujo tem uma varanda em metal que se abre em cima do rio Douro e é impressionante! Eu fiquei ali um bom tempo apenas admirando a paisagem!
Miradouro Casal de Loivos
Este é outro miradouro que fica em Alijós, mas bem mais perto de Pinhão. De fácil acesso, tem uma paisagem bem bonita porque dá para ver uma curva do Douro. Vale ficar um tempinho ali vendo os navios e barcos passarem pela ponte de Pinhão.
Aqui um mapa com todos os miradouros do Douro que passei e outros pontos de interesse:
Miradouros do Douro
As duas viagens que fiz para o Douro, fui de carro. Essa é sem dúvida a melhor maneira de explorar a região, já que você pode fazer tudo no seu tempo ir parando em todo lugar. E isso é o mais incrível no Douro: a qualquer momento você pode se deparar com uma paisagem deslumbrante! Aí basta parar o carro e tirar umas fotos. Não existe transporte público que te leve até os miradouros, mas devem existir empresas de tours que te levam à alguns deles.
Acho importante deixar claro que você não vai conseguir ver todos os miradouros de uma vez só. As estradas são boas, mas muito estreitas e cheais de curva. Então mesmo que a distância pareça curta quando você olha no mapa, você acaba demorando muito para chegar nos miradouros do Douro.
Outro alerta importante é: se você, como eu, enjoar na estrada, não se esqueça de tomar algum remédio! Eu estava dirigindo e usando as minhas pulseiras anti-enjoo e ainda assim me senti mal em alguns momentos da viagem. Mas vale o sacrifício porque a região é linda!