Hoje vamos passear pelo Palácio da Ajuda, um dos lugares mais lindos e ainda não muito conhecido pelos turistas que vem à Lisboa!
Palácio Nacional da Ajuda
Localizado no bairro da Ajuda, próximo à Belém, este palácio já foi residência da família real portuguesa. O palácio original foi destruído em um incêndio e o que visitamos atualmente teve sua construção iniciada em 1796. A obra teve muitos percalços pelo caminho e, no fim das contas, nunca foi concluída. Tanto que só agora, em 2020, estão construindo uma parte que ainda falta do projeto original.
Atualmente, o Palácio da Ajuda é usado para receber convidados políticos da presidência. Os eventos oficiais acontecem até hoje na sala do trono (que está fechada para reforma) e na sala dos jantares, que acomoda até 180 pessoas e é lindíssima!
O prédio por fora não faz justiça ao seu interior: é uma construção imponente, mas simples. Nem de longe demonstra todo o luxo e riqueza que tem entre suas paredes! Todas as salas são ricamente decoradas, com detalhes e mais detalhes. Já visitei o local várias vezes e sempre descubro um detalhe novo para admirar!
A visita ao palácio dura por volta de 1 hora e passamos por muitas salas diferentes. Desde os aposentos da família real até as salas usadas para recepções oficiais.
Alguns espaços merecem destaque! O quarto da Rainha conta um tapete de urso de gosto duvidoso. A sala de vestir / casa de banho da rainha é enorme, quase que dava para dar uma festa ali! rs
A Sala Rosa, que fica entre esses dois aposentos, tem toda uma coleção de mobiliário adornado com porcelana em tons de rosa. É um trabalho lindo, mas um pouco “over”. Mesmo assim, sempre fico impressionada com a delicadeza das peças dessa sala…
Sala Rosa e suas porcelanas! Jardim de Inverno
O jardim de inverno tem uma decoração bem diferente dos outros aposentos, diria até que é um espaço “clean”.
Palácio da Ajuda: bilhetes e como chegar
O Palácio da Ajuda fica na região de Belém e chegar ali é bem fácil, tanto de transportes públicos (estação de comboio Belém ou Elétrico 15e) como de carro.
Os bilhetes para visitar o Palácio Nacional da Ajuda custam €5 e devem ser comprados no local. Existem descontos para alguns casos e a entrada é gratuita para residentes em Portugal todos os domingos até as 14h. Informações completas podem ser consultadas no site do espaço.
Adoro visitar o palácio e sempre que consigo, vou lá dar uma voltinha! Clique aqui para ver mais passeios em Lisboa.
Vai viajar?
- Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto!
- Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR
- Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ
- eSim / chip Virtual para viajar a partir de 1€ (com desconto!) usando o código LUL7P2NC.
- Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil.
- Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui.
Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
[…] à monumentos como Mosteiro dos Jerónimos e Palácio Nacional da Ajuda, é um ótimo passeio para fugir das multidões de turistas. Eu já quero voltar num dia de sol e […]
[…] O Palácio Nacional da Ajuda fica em Belém e não é muito conhecido pelos turistas. Por fora ele não impressiona muito, mas por dentro, é puro luxo! Veja aqui o post sobre o Palácio da Ajuda. […]