Roma em 4 dias: um roteiro diferente!

Roma é um dos destinos mais visitados do mundo, e não faltam roteiros tradicionais pela capital italiana. Mas e se você já conhece os principais pontos turísticos e quer aproveitar a cidade de uma forma diferente e mais tranquila?

Clique aqui para assistir ao vídeo

Neste artigo, vou compartilhar minha experiência de 4 dias em Roma, com dicas de passeios menos óbvios e sugestões para quem já esteve na cidade antes. Vamos explorar Roma sem pressa, com muita comida boa e aproveitando a cidade como um local!

Roteiro de 4 dias em Roma

Cheguei em Roma no final do dia e fui direto deixar as malas no hotel. Dessa vez me hospedei em Prati, um bairro mais local bem ao lado do Vaticano. Fiquei em um quarto privativo no B-Cool e gostei bastante!

Como já conheço bem a cidade, preferi começar a viagem com um jantar tranquilo. Escolhi um restaurante típico (Hostaria Dino e Tony) e fui na tradicional (e deliciosa) alcachofra romana e uma deliciosa carbonara. Sem pressa, apenas curtindo o clima da cidade.

Dia 1: Explorando a cidade de um jeito diferente

A melhor maneira de revisitar Roma com calma é usar o ônibus hop on hop off. Mesmo depois de várias visitas, não consigo evitar a emoção ao ver o Coliseu! Aproveitei para tirar fotos incríveis com a Sol, fotógrafa que mora na cidade e com quem já havia feito uma sessão de fotos em Roma.

Depois, segui para a Piazza di Spagna, onde almocei no famoso Pastificio Guerra que vende pasta por 5€. A tarde foi dedicada ao trabalho no hotel e, no fim do dia, aproveitei o pôr do sol no Pincio. Para finalizar, uma caminhada tranquila até a Fontana di Trevi à noite, quando estava bem mais vazia e sem fila!

Dia 2: Chuva e arte

Com a manhã chuvosa, aproveitei para descansar e trabalhar no hotel. O almoço foi numa típica tavola calda (Ruberto), onde me esbanjei com mais um prato de pasta!

Segui para o Vaticano para visitar a incrível Basílica de São Pedro (entrada gratuita) e rever La Pietá, obra prima de Michelangelo. No fim da tarde, segui para o Castel Sant’Angelo que tem uma vista linda da cidade que fica ainda mais bonita durante o pôr do sol.

Fui caminhando com calma de volta para o hotel e parei para comprar uma pinsa (uma pizza tradicional de Roma) no Pinsa ‘mpò.

Dia 3: Arte e gastronomia

Minha ideia era revisitar o Museu da Villa Borghese, mas claro que não havia mais ingressos… Dei um passeio pelos Jardins da Villa Borghese, e depois segui para o centro histórico de Roma.

A primeira parada foi na igreja que ficou famosa por conta do espelho virado para o teto (Chiesa di Sant’Ignazio di Loyola). Mas fica a dica: não vale a pena ficar mais de uma hora na fila, você pode tirar uma foto ainda melhor (e sem pagar) apenas colocando seu celular no chão. 

Parei para tomar um picolé em formato de Coliseu no Luciano’s e continuei a peregrinação! A Chiesa S. Luigi de’ Francesi tem obras de Caravaggio, já a Chiesa di Santa Maria della Pace tem um afresco de Rafaello. 

Basilica di Sant’Andrea della Valle: mais uma igreja com espelhos, mas sem fila e de graça! Descobri essa por acaso, já que sempre entro nas igrejas italianas porque elas nunca decepcionam, são todas lindas! 

Segui para o Trastevere para participar de um workshop de pasta com a Eating Europe, aprendendo a fazer massas típicas. À noite, a chuva acabou atrapalhando os planos de explorar Trastevere.

Dia 4: Day Trip a partir de Roma

No último dia, aproveitei para conhecer os arredores de Roma e para isso peguei um motorista particular com a Daytrip. Frascati foi a primeira parada, onde experimentei um sanduíche de porchetta tradicional.

Depois, segui para Ostia Antica, um sítio arqueológico incrível e pouco explorado. Fiz o tour de carrinho de golfe para otimizar o tempo e explorei a área a pé antes de seguir para o aeroporto.

2, 3 e 4 dias em Roma: roteiro clássico

Para quem está visitando Roma pela primeira vez, recomendo esse roteiro de viagem, que reúne as principais atrações da capital da Itália:

Você pode adaptar esse roteiro conforme a duração da sua viagem e também aos seus interesses, claro. Roma tem tanto para ver que fica difícil colocar tudo em poucos dias!

Dicas extras para sua viagem para Roma

Roma: a cidade eterna

Visitar Roma pela segunda ou terceira vez pode ser uma experiência incrível se você escolher um ritmo mais calmo e atrações menos convencionais. Aproveite para redescobrir a cidade sem pressa e curta cada detalhe que só quem explora com calma consegue ver!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar?

Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

4 dias em roma
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve

Luli Monteleone
Travel and UGC Creator based in Portugal