Começamos o tour no hall de entrada, todo decorado. Em seguida passamos para a plateia, que é ainda mais bonito! Ali descobrimos que antigamente, na época das grandes óperas, ninguém ia ao teatro para prestar atenção no espetáculo e sim para “ver e ser visto”.
O povão ia de pé, na plateia, onde hoje ficam as cadeiras. Os camarotes que circundam o espaço eram propriedades privadas de famílias ricas de Bolonha. O camarote funcionava como uma sala de estar: ali eles comiam, bebiam, recebiam visitas… Cada um é decorado de uma maneira diferente (ao gosto dos donos!) e alguns são maiores, resultado da junção de 2 ou mais camarotes.
Detalhes dos camarotes
Depois de admirar a beleza e decoração dos camarotes, passamos pela varanda do teatro e rumamos para o subsolo. Ali fica um mecanismo do século XVIII que serve para subir o chão da plateia até ficar na altura do palco, para formar um grande salão de baile.
O mecanismo do século XVIII
Apesar de funcionar até hoje, o mecanismo não é mais usado. Hoje em dia esse espaço funciona como um pequeno museu, com diversas peças do teatro e figurinos de algumas peças.
Aqui a parte “vip” que tive acesso: visitei o palco cenográfico e o camarim. Normalmente essas áreas não fazem parte da visita, mas a minha guia foi tão querida que abriu essa exceção! O palco cenográfico do Teatro Comunale de Bolonha é enorme: maior até que a parte da plateia. É ali que acontece toda a mágica do teatro: troca de cenários, figurinos etc. Ali pude ver os acessórios e as roupas da ópera que estava em cartaz (Il trovatore, de Verdi). O figurino tem que ser resistente e fácil de ser tirado e colocado, já que os atores tem pouco tempo entre uma cena e outra. Então é tudo com botão de pressão, velcro e fica tudo bem organizado para que ninguém se perca!
O local onde fica a orquestra
Tour no Teatro Comunale de Bolonha
As visitas ao teatro acontecem algumas vezes por semana, tem duração de aproximadamente 1hora e custa 8€. Consulte o site do teatro para ver as próximas datas e horários disponíveis. Sempre acompanhado de um guia, você visita as principais salas do local descobrindo a história do espaço.
Adorei visitar o Teatro Comunale de Bolonha, na próxima vez quero ver um espetáculo por lá!
Esta viagem contou com o apoio do Bologna Welcome e fiquei hospedada no MiaVia Apartments. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.