Como fazer mala para o frio extremo!

Mala para frio extremo: uma coisa bem difícil de fazer! Mas não se preocupe, vou te dar todas as dicas para fazer uma mala para enfrentar o inverno com neve e temperaturas negativas!

Clique aqui para assistir ao vídeo

Mala para o frio extremo

Passei 4 dias na Finlândia, a terra do Papai Noel, em pleno dezembro. Ou seja: muita neve e frio, muuuuito frio! Peguei temperaturas entre 1 e 15 graus negativos! Confesso que não fiz essa mala com muita convicção, viajei poucas vezes para o frio extremo e fiquei com medo de passar frio sim. Mas no fim, deu tudo certo! 

Comecei com as roupas térmicas, o mais importante para enfrentar o frio extremo. Vocês já sabem que eu sou super fã da Uniqlo, a loja japonesa que tem roupas tecnológicas e que são ótimas para o frio. Então na minha viagem à Bordeaux, passei na loja e comprei uma blusa térmica do nível mais alto de calor. Eu já tinha blusas da Uniqlo no nível 1 e 2, mas preferi comprar a mais quente para essa viagem. Comprei também uma calça de moletom que tem pelinhos por dentro e também é termica. Tão confortável que dá vontade de morar nela! kkkkk

E foi só isso que comprei especificamente para essa viagem no frio extremo. Todo o resto da mala, levei coisas que já tinha mesmo. Como moro em Portugal e viajo bastante no inverno, já tinha roupas quentes que achei que seriam suficientes para esta viagem para a Lapônia.

Na minha opinião, é importante já levar com você as botas de neve e o casaco pesado. Se você não tiver isso, vale a pena comprar direto no destino, sempre tem muitas lojas especializadas. As lojas de esporte sempre tem muitas opções, em vários preços, sem falar das lojas de segunda mão, que são ótimas! 

Provavelmente vai sair mais barato do que comprar, por exemplo, no Brasil, onde não existe frio extremo. É capaz de você pagar caro pelas roupas na loja no Brasil e elas nem serem quentes o suficiente… 

Se preferir comprar as coisas na viagem, basta você se programar para ir direto no shopping, logo que chegar no destino e já comprar tudo o que precisa: roupas térmicas, botas, casaco e luvas.

Outra dica interessante é: quando você marcar algum tour, confirme se a empresa te empresta as roupas necessárias. Geralmente eles te emprestam o macacão e as botas, que são apropriados para passar muitas horas na neve. A verdade é que essas roupas seriam completamente inúteis para gente, então não tem necessidade de comprar coisas tão específicas. 

Você pode também alugar botas e roupa de neve para usar durante toda a sua estadia. Não sei quanto é, então não sei se compensa… É só uma questão de pesquisar no seu destino! ;)

O que levar na mala para frio extremo

Aqui tudo o que levei na minha mala de viagem para a Lapônia:

  • Blusa térmica – da Uniqlo, nível 3
  • Calça de moletom – também térmica, com pelinhos dentro, também da Uniqlo
  • Legging – com pelúcia por dentro da Primark, também poderia ser uma legging térmica.
  • Meias térmicas – as minhas são da Primark
  • Camisa xadrez – com pelinhos por dentro, comprei há anos no AliExpress.
  • Cardigan vinho – em lã de angorá, super quente. Comprei este num brechó na Bélgica.
  • Casaco de nylon – estilo puffer, daqueles que cabe num saco pequeno, mas é super quente. Como é leve, não faz volume e é perfeito para ser mais uma camada nos looks de frio. O meu é da Uniqlo também!
  • Calça de couro fake – esta aqui me iludiu, porque nem com a legging por baixo me esquentou… Substituiria por uma calça de lã!
  • 2 Gorros – levei um branco e um preto
  • 2 Luvas – levem pelo menos dois pares, porque com certeza você vai perder alguma durante a viagem, é normal! Levei a cinza que eu amava mas que eu perdi no primeiro dia de viagem e uma outra de onça, super quentinha, que usei nos outros dias… Importante que as luvas sejam touchscreen!
  • 2 cachecóis – os dois eram em estilo manta, bem largos, um mais fino xadrez e outro bem pesado, quase um cobertor! rs
  • Camiseta – para usar nos vôos e não passar calor no avião
  • Óculos de sol – levei apenas um, também para usar apenas no avião, já que lá mal tinha luz do dia… 
  • Maiô – caso a gente decidisse fazer sauna. Apesar que dizem que os finlandeses vão na sauna pelados mesmo… kkkk
  • Lingerie
  • Botas para a neve – as minhas são da Timberland com pelinhos por dentro, impermeáveis e bem quentinhas. Não valia a pena ocupar espaço na mala com qualquer outro sapato que não fosse específico para a neve, já que não iria usar mesmo…
  • Mochila – a minha é a prova d’água e foi ótima para carregar todo o meu equipamento nas aventuras na neve!
  • Casaco – para usar todos os dias por cima de tudo, levei este de pele fake que eu amo. Ele é ótimo, super quente e lindo, mas tem dois problemas. 1- ele não tem touca, o que realmente faz falta quando está muito frio. 2 – ele é marrom escuro, e não fica bom nas fotos à noite, eu acabava desaparecendo na paisagem.

Considerando que tínhamos apenas 3 horas de luz por dia, isso realmente era um problema. Então fica a dica: procurem levar roupas claras e coloridas, elas fotografam muito melhor à noite! Até mesmo a touca preta usei pouco por conta disso, acabei preferindo usar a branca que levei e a rosa que comprei lá!

mala para frio extremo

Nem me preocupei em levar pijama, os hotéis tem aquecimento então dá para dormir de camiseta tranquilamente…

É verdade que fui só com uma mala de mão e a mochila, como sempre, mas eu comprei tanta coisa lá (em breve vou mostrar as minhas compras na Lapônia), que voltei parecendo a sacoleira do Papai Noel: com as coisas enfiadas num saco gigante da Santa Claus Village… Ainda bem que voei na classe executiva da AirFrance, se não teria que pagar para despachar a mala! kkkkk

Looks para frio extremo

Se vestir para o frio extremo não é fácil: dá trabalho e leva tempo, literalmente. Todos os dias eu usava: legging de pelinhos, meias térmicas, blusa térmica, alguma blusa por cima (camisa ou cardigan), casaco, cachecol, gorro, luvas e botas. Mas me mantive quente na maior parte do tempo e isso que importa!

Na ida, fui com a calça de couro, camiseta, malha vinho e as botas nos pés, claro. Não coloquei nenhuma roupa térmica por baixo para não passar calor no avião. Chegando lá, coloquei apenas o casaco por cima e não passei frio no pouco que andamos ao ar livre. Estava apenas 4 graus negativos, nada muito grave ainda… rs

O que vestir na Lapônia

À noite, no iglu na Lapônia, quando fizemos um churrasco e vimos a Aurora Boreal, já estava com a minha calça de moletom térmica, blusa térmica, camisa com pelinhos, cardigan vinho, cachecol, touca e luvas. 

No dia seguinte, coloquei a legging de pelinhos e a blusa térmica por baixo de tudo, camisa de pelinhos, cachecol, touca preta e luvas. Inclusive, foi neste dia que perdi essas luvas que eu amava tanto… Ainda bem que levei mais uma na mala! Por cima, usei o casaco roxo que comprei no dia anterior.

À noite fomos fazer snowshoeing então por cima da minha roupa, coloquei o macacão que a empresa nos empresta, que me manteve quentinha por toda a aventura na neve. Por baixo estava com a legging, blusa e calça de moletom térmicas e a jaqueta de nylon cinza. 

Neste dia eu queria estar bem arrumadinha porque tinha um encontro especial: iria ver o Papai Noel! Aí, em vez da calça de moletom, usei a calça de couro, com a legging por baixo. Também estava com a blusa térmica, o cardigan vinho, o casacão de pelos e um cachecol grosso. Pela manhã usei a touca rosa, que fica lindas nas fotos e depois troquei pelo gorrinho de mamãe noel! 

De manhã foi tudo certo porque estava com o macacão por cima, mas à tarde, quando estávamos passeando na Santa Claus Village, confesso que passei frio. A sensação térmica era de 15 graus negativos e a calça de couro não foi suficiente, mesmo com a legging de pelinhos por baixo… Não via a hora de voltar para a minha calça de moletom térmica! rs

Então foi justamente isso que eu fiz antes de ir para o tour noturno para caçar aurora boreal. Não dá nem para ver nada do meu look porque, mais uma vez, usei o macacão e botas que a empresa nos emprestou. Mas, por baixo de tudo isso, estava usando: legging, blusa e calça térmica, casaco roxo, gorro pink e cachecol grosso. 

No último dia de viagem, usei mais uma vez a calça de moletom, legging, camisa de pelinhos, casaco de pelos, cachecol xadrez e touca preta. Quando cheguei no aeroporto, fui no banheiro e tirei a legging de pelinhos e troquei a blusa térmica por uma camiseta, para não passar calor durante a viagem.

E vocês, já viajaram para tanto frio assim? Tem alguma outra dica de mala para frio extremo?

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar?

Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve

Luli Monteleone
Travel and UGC Creator based in Portugal