Continuamos a explorar o Centro de Portugal e hoje vamos para a Serra da Lousã!
Balanço do Trevim
Começamos nosso passeio por um dos lugares mais instagramáveis de Portugal: o Balanço do Trevim. Também chamado de baloiço da Lousã, ele fica bem no topo da serra e oferece uma vista linda da região! Chegar lá de carro é fácil, mas fique atento ao GPS: o meu resolveu me trollar e me mandou por uma estrada de terra super difícil!
Chegando no Balanço da Lousã, é só aproveitar a vista e fazer muuuuitas fotos! Se quiser balançar, vai ter que pedir ajuda: não tem onde apoiar o pé e é complicado dar o impulso sozinha! rs
Serra da Lousã – Aldeias de Xisto
Saímos do balanço e fomos em direção à mais algumas Aldeias de Xisto. Começamos por Candal, uma aldeia até que grandinha se comparada com as outras e talvez por isso seja uma das mais visitadas. Tem um café e até uma lojinha e toda aquela atmosfera de conto de fadas típica dessas aldeias!
Seguimos viagem até Cerdeira, uma Aldeia de Xisto que foi toda renovada e parece como nova! Essa aldeia é muito charmosa: chegamos nela através de uma pequena ponte, o rio que passa ao lado forma uma pequena piscina e ela fica escondida entre as montanhas. Hoje em dia funciona como um espaço de criação artística, com várias casas para alugar, workshops, retiros de arte e outras atividades. Rodeada de tanta beleza, Cerdeira realmente inspira!
Eu perdi a saída na estrada, mas queria ter visitado também a aldeia de Talasnal, que falam que é uma graça… Já tenho uma desculpa para voltar! rs
Lousã
Saímos das aldeais de xisto e fomos almoçar em Lousã. Escolhemos o restaurante Casa Velha para experimentar a Chanfana. O prato típico da região é a carne de cabra velha, assada por horas no forno a lenha em uma panela de barro. Parece estranho? Muito! Mas é delicioso!
Seguimos para o Castelo de Lousã, que atualmente só tem a Torre de Menagem, que oferece uma vista bem bonita da região. Bem ao lado, fica a praia fluvial da Nossa Senhora da Piedade. Esta é uma das praias mais famosas da região e durante o verão, também conta com um balanço super instagramável. Terei que voltar!
Fiz todo esse passeio na Serra da Lousã de carro, que é realmente a maneira mais prática e fácil. Você também pode pegar uma excursão pela região (você pode reservar aqui!). Durante o fim de semana, me hospedei no Portantiqua Guest House. Mostrei mais da região neste post: Aldeias de Xisto.
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
[…] Serra da Lousã: relembrei a última viagem que fiz antes da quarentena! […]