Hoje vamos passear pela aldeia de Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal!
Monsanto: a aldeia mais portuguesa de Portugal
Mas como surgiu esse título? Em 1938, durante o período da ditadura em Portugal, foi realizado um concurso para eleger a aldeia que tivesse mostrado maior resistência à influências estranhas e maior conservação. Entre as mais de 20 aldeias concorrentes, Monsanto foi a escolhida pelo júri.
O prêmio foi um Galo de Prata: um galo de Barcelos estilizado, que seria um símbolo da “portugalidade” do local. A ideia inicial era que este concurso acontecesse a cada dois anos, mas isso nunca ocorreu. Assim, Monsanto é a aldeia mais portuguesa de Portugal desde 1938.
Independente do seu título, Monsanto é realmente encantadora e vale muito a visita! A aldeia parece saída de um conto de fadas e cada cantinho rende uma foto linda! Um dia é mais do que suficiente para percorrer toda a aldeia, parando muitas vezes para fotos.
O que ver e fazer na aldeia de Monsanto
A graça é realmente se perder sem rumo pelas ruelas desta aldeia histórica. Assim você vai achar cantinhos encantadores e poder admirar a arquitetura tão especial e diferente. Alguns pontos merecem destaque:
- Miradouro dos Canhões – logo na entrada da aldeia, fica este largo onde é possível ter uma bela vista de Monsanto e das planícies que cercam a aldeia.
- Gruta – antigamente usado como abrigo, agora este espaço pode ser visitado de forma gratuita. Ao entrar no lugar, dá para observar melhor a arquitetura tão típica da aldeia, que usa as pedras como parte da construção.
- Casa de uma só telha – um dos pontos mais famosos e fotografados de Monsanto, recebeu este nome por usar uma gigantesca pedra como teto. Não é possível entrar na casa, só admirá-la por fora mesmo.
- Torre de Lucano (ou Torre do Relógio) – um dos lugares mais bonitos de Monsanto! É em cima desta torre que fica a réplica do Galo de Prata, símbolo do concurso “Aldeia mais portuguesa de Portugal”.
- Castelo de Monsanto – localizado no ponto mais alto da aldeia, a 758m, oferece uma vista incrível da região! A subida é feita por um caminho de paralelepípedos, bem conservado. A não ser que você suba pelo outro lado (como eu!): aí a subida é entre pedras e não tem muitas placas. Por aqui o caminho é mais difícil, mas oferece uma vista mais bonita!
Além da arquitetura, as Marafonas são outra tradição de Monsanto. A Marafona é uma boneca de trapos, feita com uma cruz de madeira, sem olhos, nariz, ouvidos ou boca e simboliza a Deus Maia, deusa da fecundidade. Deve ser colocada embaixo da cama na noite de núpcias do casal, para trazer boa sorte e filhos. Também é colocada em cima da cama nos dias de trovoadas, para afastar a tempestade.
Independente da tradição, achei as Marafonas super fofinhas e não resisti a trazer uma pequenina para minha geladeira! rs
Monsanto: onde comer e onde se hospedar
Por ser uma aldeia, não existem muitas opções de restaurantes e cafés em Monsanto. Eu comi na Adega Típica o Cruzeiro, que fica antes da entrada da aldeia, num prédio moderno. Todo envidraçado, oferece uma vista incrível da região. A comida é deliciosa e o serviço é ótimo. Fique atento ao horário de almoço (até às 14h30) para não ficar com fome! rs
Existem algumas opções de alojamento dentro da aldeia de Monsanto e também algumas opções nos arredores. Pode consultar todas as opções aqui. Eu me hospedei em Castelo Branco, a aproximadamente 50 min de carro de Monsanto. Aqui tem várias opções de hospedagem em Castelo Branco.
Game of Thrones em Monsanto
A prequela da série Game of Thrones (A Guerra dos Tronos), da HBO, está sendo gravada em Monsanto, no interior de Portugal. A série “House of the Dragon” vai usar as ruelas medievais da aldeia como seus cenários.
O novo seriado será baseado no livro “Fire & Blood” do autor George R. R. Martin e contará a história da família Targaryen 300 anos antes da série Guerra dos Tronos. A estréia está prevista para 2022.
Inclusive, a equipe e os atores das séries estão hospedados no hotel Fonte Santa e você pode fazer sua reserva através deste link.
Aqui você pode ver outros posts sobre a Beira Baixa:
- Roteiro de 5 dias na Beira Baixa
- O que fazer na Beira Baixa
- Praias Fluviais da Beira Baixa
- Aldeias de Portugal: Beira Baixa
- Termas de Monfortinho
- Idanha-a-Velha
- Penamacor
- Natal em Castelo Branco
- Ecoturismo em Portugal: Beira Baixa
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar?
- Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto!
- Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR
- Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ
- eSim / chip Virtual para viajar a partir de 1€ (com desconto!) usando o código LUL7P2NC.
- Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil.
- Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui.
Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
[…] Monsanto – ainda na Beira Baixa, uma excelente opção é visitar Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal. […]