Ver a aurora boreal na Islândia é um dos maiores sonhos de viajantes apaixonados por fenômenos naturais. Mas será que as imagens que vemos nas redes sociais são reais? Como aumentar as chances de testemunhar esse espetáculo ao vivo? E como fotografar a aurora boreal com o celular?
Neste artigo, compartilho minha experiência pessoal tentando ver a aurora boreal (pela segunda vez!) e dou dicas essenciais para quem quer se aventurar na Islândia atrás desse fenômeno.
O que é a Aurora Boreal?
A aurora boreal é um fenômeno natural que ocorre quando partículas solares colidem com a atmosfera terrestre, criando luzes coloridas no céu. A cor mais comum é a verde, mas a aurora boreal também pode ser roxa, rosa, vermelha, azul e tudo misturado!


Melhor época para ver a Aurora Boreal na Islândia
A melhor época para ver a aurora boreal na Islândia é entre setembro e abril, quando as noites são mais longas. Dentro desse período, os meses de inverno (dezembro, janeiro e fevereiro) costumam ter céus mais escuros, ideais para observação.
Mas se prepare: o clima nessa época na Islândia é muito cruel, com ventos violentos, muita neve, chuva e temperaturas congelantes!
A realidade por trás das imagens
Você já deve ter visto fotos incríveis da aurora boreal, com cores vibrantes iluminando o céu. Mas a verdade é que, a olho nu, a aurora pode ser muito mais fraca do que imaginamos.
As câmeras fotográficas conseguem captar muito mais luz do que nossos olhos, por isso as imagens ficam tão intensas. Em minha experiência caçando aurora boreal na Lapônia e agora na Islândia, percebi que, sem a ajuda da câmera, a aurora boreal era quase invisível para mim.



Nunca é garantido ver a Aurora Boreal!
Por mais que a Islândia seja um dos melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal, nunca há garantias. A visibilidade depende de vários fatores, como:
- Atividade solar
- Céu limpo (sem nuvens)
- Pouca poluição luminosa
- Lua cheia (é bom evitar, pois a luz da lua pode “apagar” a aurora boreal)
Infelizmente, na minha caça à aurora boreal na Islândia, mais uma vez só consegui ver algo através da câmera do celular. Quando olhava diretamente para o céu, não via nada…
Mas, mesmo sem ver aurora boreal, sair para caçá-la é sempre especial: as paisagens noturnas são lindas e o céu, um espetáculo por si só!




Melhor forma de ver a Aurora Boreal: tour ou por conta própria?
Se você realmente quer aumentar as chances de ver a aurora boreal na Islândia, recomendo fortemente fazer um tour guiado. Os guias:
- Conhecem os melhores locais de observação
- Têm comunicação com outros guias para rastrear a aurora
- Sabem interpretar as previsões meteorológicas
- Te ajudam a fotografar a aurora boreal
Por outro lado, se você quiser tentar sozinho, pode usar aplicativos como:
- My Aurora Forecast & Alerts
- Aurora Alerts
- Northern Lights Forecast
Mas aviso: encontrar a aurora sem ajuda profissional vai ser muito mais difícil. Nós não entendemos bem os gráficos e números dos aplicativos e também não conhecemos a região. Assim é bem mais difícil saber para onde dirigir e estacionar. Fora que dirigir na Islândia é realmente perigoso, ainda mais à noite.
Eu realmente acho que vale investir em um tour, já que você vai aumentar consideravelmente suas chances e também não precisa se preocupar com nada. Inclusive, muitas empresas tem uma política de que se você não ver nada, pode pegar o tour novamente na noite seguinte. Fiz isso por 4 noites na Islândia! E sim, terei que voltar para tentar novamente…
Neste link você tem muitas opções de tour para ver aurora boreal a partir de Reykjavik.
Melhores locais para ver a Aurora Boreal na Islândia
É muito difícil dizer um local específico para ver a aurora boreal, já que depende de todas essas condições que falei acima. Em termos gerais, o segredo é fugir das cidades e procurar um lugar BEM escuro, geralmente no meio do nada!
“Ah, mas já vi fotos e vídeos de aurora boreal em cidades!” Sim, pode acontecer, mas é mais difícil de captar já que a poluição luminosa tende a “apagar” a aurora.
É possível ver aurora boreal em Reykjavik, mas o ideal é você se afastar do centro da cidade. O Grotta Lighthouse, um farol próximo, é um bom ponto de observação caso as condições ideias estejam reunidas. E para chegar lá, você pode pegar um táxi do centro da cidade.



Dica extra: alerta aurora boreal
Muitos hotéis, principalmente os localizados em zonas mais afastadas, onde o avistamento da aurora boreal é mais fácil, possui a opção de “wake up call”. Caso as luzes do norte estejam visíveis, eles ligam para te avisar. Pergunte na recepção sobre esse serviço quando fizer o check in, assim você pode dormir tranquilo sem achar que está perdendo o espetáculo!
Dicas para fotografar a Aurora Boreal com o celular
Não tem uma câmera profissional? Sem problemas! Com essas dicas, você consegue tirar fotos da aurora boreal com seu celular:
- Desative o flash: ele só vai atrapalhar a captura.
- Tempo de exposição: no modo noturno, ajuste para o máximo possível (o iPhone permite até 30 segundos)
- Estabilize o celular: Use um tripé ou apoie seu celular em algum lugr para evitar mexer, já que durante todos os 30 segundos você tem que estar com o celular completamente parado para evitar uma foto borrada.
- Mantenha-se imóvel: se quiser aparecer na foto, lembre-se que você também tem que ficar completamente parada!



Dica extra: use o celular para ver se existe aurora boreal. Tire fotos do céu e aumente a saturação até o máximo, assim a aurora vai ficar bem visível! Só não deixe a saturação no máximo se for publicar as fotos, já que vai ficar muito artificial! ;)


Estas duas fotos foram tiradas sem ver nada a olho nu, mas quando olhei no celular, a aurora boreal estava bem ali atrás!
Vista-se adequadamente
Não se esqueça de usar roupas apropriadas: à noite, o frio é sempre muito pior, e como você vai passar muito tempo ao ar livre, tem que se agasalhar bem para não correr riscos. Aqui tem todas as dicas de como se vestir na Islândia e enfrentar o frio extremo sem congelar!
Aurora Boreal na Islândia
Caçar a aurora boreal na Islândia é uma experiência emocionante, mas requer paciência e sorte. Seguindo essas dicas, você aumenta suas chances de presenciar esse espetáculo natural e capturar fotos incríveis. E lembre-se: mesmo que a aurora não apareça, a Islândia é um destino incrível que vale a viagem!
Veja mais sobre os países nórdicos:
- Islândia sem carro: roteiro completo de 7 dias
- Quanto custa viajar para Islândia? Guia completo e dicas para economizar!
- 8 dicas para ver a Aurora Boreal na Islândia(e o que ninguém te conta!)
- O que levar na mala para Islândia
- Como se vestir na Islândia
- Hotel em Reykjavik
- Aurora Boreal na Finlândia
- Roteiro de 4 dias na Lapônia
- Iglu na Lapônia
- Quanto custa viajar a Lapônia, Finlândia
- Visitando o Papai Noel na Lapônia
- Dirigindo um trenó de Huskies
- Snowmobile na Finlândia
- Caminhada no Círculo Polar Ártico
- Como fazer mala para frio extremo
- Snowshoeing na Lapônia
- Santa Claus Village
- Compras na Lapônia, Finlândia
Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!
Vai viajar?
- Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto!
- Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR
- Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ
- eSim / chip Virtual para viajar a partir de 1€ (com desconto!) usando o código LUL7P2NC.
- Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil.
- Se quiser fazer um passeio guiado GRÁTIS, é só clicar aqui.
Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
